A Arte da Guerra no E-commerce

A Arte da Guerra no E-commerce

A Arte da Guerra no E-commerceA aplicação de alguns conceitos do livro A Arte da Guerra no e-commerce, pode ajudar em muito quem está pensando em montar uma loja virtual.

Este livro, escrito pelo general chinês Sun Tzu , um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, data de aproximadamente 500 AC e foi adotado por várias empresas como manual de planejamento estratégico.

No comércio eletrônico, os conceitos da Arte da Guerra se encaixam como uma luva, e analisando diversos cases de sucesso, e de fracasso também, podemos identificar exatamente quais das iniciativas se pautaram nos conceitos deste livro, mesmo sem perceber.

Primeiro Capitulo – Estabelecendo os Planos

O primeiro capítulo da obra original de Sun Tzu é intitulado Estabelecendo Planos e essa já é uma das maiores dicas sobre o uso da Arte da Guerra no e-commerce, comece seu projeto por um planejamento detalhado e minucioso de todas as etapas do negócio.

“ A arte da guerra é uma questão de vida e de morte, um caminho tanto para segurança quanto para ruína. É portanto, um motivo de preocupação que sob nenhuma circunstância deve ser negligenciado.”

Muitos empreendedores tem a falsa ideia que na Internet tudo é fácil e intuitivo e se esquecem que a época da “brincadeira na internet” já vai longe. O e-commerce atualmente movimenta bilhões e não existe mais lugar para o amadorismo.

Um bom planejamento, que envolva a elaboração de um Plano de Negócios, uma detalhada Análise SWOT do negócio e a criação de um verdadeiro Projeto de E-commerce, significa o caminho para o sucesso. Já o improviso e o amadorismo representam o caminho certo para a ruína citada por Sun Tzu.

O que diz Sun Tzu sobre os nichos de mercado

A atuação em nichos de mercado é tida como uma das principais indicações para quem pretende ingressar no e-commerce. Evitar a briga com players poderosos é uma boa opção para quem deseja se estabelecer no comércio eletrônico, principalmente em um mercado tão competitivo como o atual.

Ao que tudo indica SunTzu estava de acordo com esse posicionamento, pois em sua avaliação do poder do inimigo (concorrentes), disse o seguinte:

“Se o inimigo estiver seguro em todos os sentidos, prepare-se para enfrenta-lo. Se o inimigo tiver uma força superior, fuja dele.”

No ambiente negocial, mesmo focando em um mercado de nicho, nem sempre é possível evitar o combate, e nesse caso, o único jeito é se estruturar e se preparar para a batalha inevitável. Mas se em sua avaliação, a concorrência tiver uma força estupidamente superior à sua, a alternativa mais coerente é justamente evitar o combate a todo custo.

Se a batalha for inevitável, vale então outro ensinamento de Sun Tzu:

“Ataque o seu inimigo onde ele estiver despreparado, apareça onde não é esperado.”

Sugeri que você fizesse uma análise SWOT do seu negócio para elaboração do seu projeto no início deste texto. Agora, sugiro que seguido a filosofia da Arte da Guerra no E-commerce, você faça uma análise deste tipo dos seus maiores concorrentes e os ataque justamente no ponto que você identificou como fraquezas deles.

Em qual dos elementos principais do sucesso de um e-commerce eles estão vulneráveis? Concentre seus esforços em ações para superá-los nestes quesitos, e deixe isso bem claro para os seus clientes.

Sem planejamento não há como vencer a batalha

Encerrando esse primeiro capítulo, SunTzu afirma:

“O general vitorioso na batalha, faz entretanto, muitos planos reservadamente antes de entrar em combate. O general perdedor na batalha faz poucos planos antecipadamente. Assim, fazer muitos planos leva à vitória e poucos planos, à derrota: quanto mais nenhum plano! Com base nesse raciocínio, sou capaz de prever de quem será a probabilidade de ganhar ou perder.”

Minha interpretação desse trecho adaptada a Arte da Guerra no E-commerce é que, como já sabemos pela experiência de anos trabalhando neste mercado, é que o elemento chave para o sucesso no e-commerce está justamente no planejamento.

Nos cursos que ministro, mesmo após expor de forma exaustiva a importância do planejamento no e-commerce, percebo, que alguns participantes ainda acreditam que podem ter sucesso com um projeto montado em cima de pressa e improviso. É nesse momento que consigo distinguir quem tem chance de vencer a batalha pela conquista do mercado e quem vai cair pelo caminho.

A Arte da Guerra no E-commerce é feita de pequenos detalhes, assim como na guerra tradicional. Por isso, faça como Sun Tzu e planeje cada passo para garantir sua vitória na batalha pela disputa do mercado.

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