Como escolher uma empresa de e-mail marketing
Como escolher uma empresa de e-mail marketing

Como escolher sua ferramenta de e-mail marketing

Se você está pensando em contratar um fornecedor de serviços de e-mail marketing, considere estes pontos. Trata-se de uma forma importante de vendas e relacionamento, portanto seja criterioso.Como o assunto e-mail marketing é relativamente novo, é comum encontrar empresas que ainda desconhecem os requisitos mínimos e as políticas para trabalhar corretamente com o marketing digital.

É crescente o número de fornecedores de soluções para o envio de e-mail marketing. As opções, na hora de contratar, são muitas. Para orientar a escolha do fornecedor, relaciono alguns pontos que devem ser considerados.

Mesmo que alguns dos itens listados não se encaixem com a sua realidade atual, é importante conhecê-los para um planejamento de crescimento.

Suporte ao planejamento

É de extrema importância escolher um fornecedor de serviço de e-mail marketing que ofereça suporte técnico e possua equipe especializada para auxiliar no planejamento de suas ações.

Além do suporte ao planejamento da campanha, que é essencial para obter resultados satisfatórios, o fornecedor deve auxiliá-lo na produção de templates otimizados, no alinhamento dos pontos de conversão no website e na integração entre plataformas. A importância do template bem formatado está inteiramente ligada à performance do e-mail marketing.

Os pontos de conversão no website devem ser estipulados para medir o retorno da campanha após o clique na mensagem. Muito mais do que oferecer uma solução de integração entre plataformas, é preciso avaliar o nível de suporte oferecido pela solução contratada para que este processo seja simples, ágil e bem sucedido.

Performance e o anti-spam

Quando falamos em performance, é comum não darmos a devida importância às políticas anti-spam utilizadas por provedores. Parece fantástico entregar 300 mil e-mails por hora, mas será possível manter tal performance se boa parte dos endereços de e-mail for do mesmo provedor?

ferramentas de e-mail marketing que apresentam altos índices de entrega, porém com taxas de abertura e cliques extremamente pequenas. Esta é uma evidência de que as mensagens não estão sendo entregues na caixa de entrada dos destinatários, pois provavelmente estão sendo barradas por serem consideradas spam.

Antes de escolher o fornecedor, verifique se a solução oferece relatórios claros e detalhados para auditoria das entregas.

Certifique-se como funciona o tratamento dos erros – Bounces. O ideal é o sistema não os devolver para o seu e-mail e sim tratá-los automaticamente e apresentar, separadamente, erros e e-mails devolvidos.

Questione o fornecedor sobre o monitoramento da reputação dos servidores junto aos órgãos de auditoria e sistemas de autenticação como o DKIM – Domain Keys Identified Mail.

O método DKIM gera uma assinatura digital para envio dos e-mails, o que possibilita aos provedores de internet validarem a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem.

Integração

Como escolher uma empresa de e-mail marketing
Como escolher uma empresa de e-mail marketing

O termo SOA – Service Oriented Architecture, se refere a um estilo de arquitetura de software que permite que as funcionalidades implementadas pelas aplicações sejam disponibilizadas na forma de serviços.

É a transformação das ferramentas de trabalho em serviços, que interligados, podem ser reaproveitados para servir novas funcionalidades ao seu negócio.

A criação de serviços interligados e o seu reaproveitamento são cruciais para uma boa arquitetura de TI e redução de custos.

Verifique se a solução a ser contratada oferece webservices para integrar, de forma simples e flexível, os pontos de captura de cadastros opt-in, de forma a evitar o trabalho manual. Enriqueça o CRM e sua força de vendas com a integração de históricos e envios de e-mails automáticos.

Experiência

Procure referências de empresas que utilizem soluções diferentes antes de fazer a escolha pelo preço. A pesquisa, nesta etapa, é fundamental.

Ainda no processo de decisão, faça o opt-in em websites de empresas que utilizam a solução escolhida e acompanhe os recebimentos. Assim, você poderá auditar, por exemplo, como o opt-out é realizado. Este é um ponto importante para a redução de taxas de reclamação por spam e auxilia na qualificação da reputação dos servidores de envio de e-mail marketing.

Se você está pensando em contratar uma empresa para o disparo de suas campanhas, não deixe de consultar nossa seção de Fornecedores de Serviços de E-mail Marketing, onde você encontrará as principais empresas deste segmento.

Por Walter Sabini Júnior

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