Veja como escolher um desenvolvedor de Magento para criação da sua loja virtual
Veja como escolher um desenvolvedor de Magento

Veja como escolher um desenvolvedor Magento

Veja como escolher um desenvolvedor de Magento para criação da sua loja virtual
Dicas de como escolher um desenvolvedor de Magento

Saber exatamente como escolher um desenvolvedor Magento é um desafio que muitos empreendedores do e-commerce precisam enfrentar e muitas vezes não sabem por onde começar.

A plataforma Magento é certamente uma das melhores do mercado, mas por se tratar de um sistema robusto e altamente sofisticado, precisa de profissionais qualificados para uma instalação e manutenção adequada.

A escolha de um desenvolvedor de plataforma Magento deve ser um trabalho criterioso de pesquisa e avaliação. Nada de empolgação ou envolvimento por apelos publicitários nesta hora.

Dicas de como escolher um desenvolvedor de Magento

Abaixo  a equipe do Guia de E-commerce listou alguns itens a serem observados na hora de escolher um desenvolvedor Magento, para facilitar sua pesquisa.

Tradição e certificação

Dê preferência a empresas que tenham comprovada experiência no desenvolvimento de projetos de e-commerce baseados na plataforma Magento. Infelizmente existem muitos aventureiros no mercado, o que pode resultar em uma grande dor de cabeça.

Analise o portfólio do desenvolvedor e de preferência, entre em contato com alguns clientes para saber sobre o atendimento e suporte que é oferecido pela empresa. Outra dica válida é recorrer a uma consulta no Reclame Aqui para avaliar qual é o conceito dos consumidores em relação a empresa.

Em nosso catálogo de fornecedores de plataformas Magento, fazemos um trabalho prévio de curadoria e avaliação dos serviços prestados pelas empresas ali cadastradas. Esse é um bom caminho a ser seguido, pois você contará com uma análise prrévia feita por profissionais da nossa equipe que estão acostumados a trabalhar com esse tipo de plataforma.

  Consulte nosso Catálogo de Fornecedores de Plataformas Magento

Desenvolvedores Magento Certificados

Como escolher um desenvolvedor Magento CertificadoÉ interessante também, verificar se a empresa possui alguma certificação dada pela Magento. Buscando criar um grupo de profissionais especializados Magento com alto grau de qualificação, a empresa desenvolveu uma série de treinamentos para criar uma certificação Magento, ou seja um selo de qualidade profissional.

Uma das dicas para quem deseja saber como escolher um desenvolvedor Magento é buscar profissionais e empresas que possuam esta certificação. Infelizmente, no caso brasileiro ainda são poucas as empresas que possuem este tipo de cação, mas você pode pesquisar no diretório de Magento Partners.

Pergunta lógica: As outras empresas então não são boas? Não, elas apenas não possuem essa certificação, o que não as impede de realizar um ótimo trabalho. Só isso.

Qual o modelo de contrato

Um cuidado que você deve ter na hora de contratar um plataforma Magento é definir exatamente o que envolve o negócio. Algumas empresas que oferecem a solução Magento, na verdade fazem apenas a locação de uma instalação, ou seja, se no futuro você optar por outro prestador de serviço, perderá a instalação que já foi feita e terá que começar tudo de novo.

Outras empresas cobram pela instalação individualizada, ou seja, você paga pelo serviço profissional de instalação e configuração da sua plataforma de e-commerce, portanto, a loja é sua. Como você pode ver, existe uma diferença enorme entre as duas formas de contratação.

Uma das vantagens da adoção da plataforma Magento que costumo exaltar, quando falo sobre essa solução em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é o fato de ao seguir por este caminho, o empreendedor terá uma solução própria em termos de sistema de comércio eletrônico. Por isso, avalie a relação custo/benefício de alugar uma plataforma Magento e comprar o serviço de instalação.

Se o modelo de contrato for o de compra da instalação, exija um backup completo do sistema, para o caso de precisar migrar a plataforma para outro servidor ou empresa.

  Veja mais sobre contratação no artigo Como Contratar Uma Plataforma de E-commerce

Hospedagem da loja virtual

Em se tratando de Magento, um dos itens que costuma dar problema é a questão da hospedagem. Por ser um sistema robusto, o Magento é muito exigente  em relação ao servidor em que está instalado. Por isso a sua dúvida sobre como escolher um desenvolvedor Magento possui agora um novo ingrediente. Onde ficará hospedada a loja?

Na hora de escolher um provedor para plataforma Magento, uma das dicas é pedir referências de lojas já instaladas na empresa e verificas o desempenho delas.

Por mais que alguns provedores “jurem de pés juntos” que oferecem todas as condições para a hospedagem da plataforma Magento, sabemos que não é bem assim. Busque por uma hospedagem em servidor semi dedicado, dedicado ou então em cloud. Servidor compartilhado, desses de R$ 20,00 ao mês? Nem a pau Juvenal! Não vai funcionar e sua loja ficará parecendo uma charrete.

Controle sobre a plataforma

Outro item a ser observado é se todos os módulos administrativos estarão disponíveis para você, pois no Magento é possível bloquear algumas funções. Com esse bloqueio, o desenvolvedor possui um controle muito maior sobre a plataforma e impede que você ou pessoas contratadas por você possam promover alterações na loja, criando assim uma amarra.

Só para dar um exemplo, soube do caso de uma empresa que cobrou R$ 5 mil para instalar um plugin gratuito em uma plataforma Magento, que em termos de mão de obra, se tratava apenas de apertar um botão e pronto! Tudo instalado.

A melhor de todas as soluções é a contratação de uma empresa que ofereça um pacote completo, que inclua a instalação, hospedagem e manutenção da plataforma. Neste caso, você fica livre das questões relativas à TI e pode focar no seu negócio propriamente dito.

Como você pode ver, a questão de como escolher um desenvolvedor Magento não é tão difícil assim, basta conhecer alguns critário básicos e usar de muito bom senso na hora da escolha.

Por  Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce

GD Star Rating
loading...
Como escolher um desenvolvedor Magento, 9.8 out of 10 based on 5 ratings

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA