Como escrever um Press Release para o seu e-commerce

Como escrever um Press Release para o seu e-commerce

Se você pensa que seus produtos serão vendidos automaticamente, está sonhando. Além das buscas pagas, do SEO e das redes sociais, você deverá considerar as formas mais tradicionais de marketing, bem como as soluções de relações públicas.

Existe muita discussão sobre a utilidade dos press releases nos dias atuais. Eu já ouvi bons argumentos de ambos os lados, e, para ser completamente sincero, para a maioria das Lojas Virtuais é difícil dizer se a empreitada vale mesmo a pena.

Empresas como a Apple podem enviar um release e, 2 segundos depois da divulgação, já existirem manchetes em todos os jornais e emissoras de TV do mundo. Por outro lado, você pode gastar U$500 para enviar um press release a mais de 35.000 meios de comunicação e ser ignorado por cada um deles.

Em todo caso, enviar um release de novidades possui seus benefícios inegáveis. Mesmo que não produza nenhuma cobertura, pelo menos ele irá aparecer na busca do Google quando alguém estiver procurando por mais informações sobre sua loja virtual ou produto.

Se você estiver pronto para tentar, preparamos um guia de introdução sobre como escrever e enviar seu primeiro press release:

O Que É um Press Release?

De acordo com a Wikipedia, um press release é uma comunicação escrita ou gravada direcionada à mídia com o objetivo de anunciar alguma coisa aparentemente digna de notícia.

Muitas vezes, as empresas utilizam press releases como uma garantia independente. Caso escritos adequadamente, com a aplicação de técnicas de webwriting e SEO no jornalismo, eles podem ser extremamente úteis para melhorar a reputação da sua empresa e até mesmo o posicionamento das páginas da sua loja virtual no Google.

O Que É Digno de Notícia?

Veja 10 tópicos que você pode considerar:

  • Lançamento de site ou loja de e-commerce
  • Lançamento de novos produtos e serviços ou um anúncio de fusão
  • Anúncio de concurso, competição, questionário ou pesquisa
  • Alterações no frete e na entrega
  • Amostras grátis
  • Notícias sobre patrocínio ou ações de caridade
  • Vendas sazonais ou nos feriados
  • Recebimento de prêmios ou reconhecimentos
  • Trabalhos com comunidades locais, tornar-se sustentável ou aceitar algum desafio ecológico
  • Histórias de sucesso dos clientes

Elementos de um bom Press Release

Cabeçalho: Deve ser forte. As pessoas se interessam sobre como uma empresa se expande, para quem ela vende e quanto ela fatura. Crie seu cabeçalho com um título forte, que chame a atenção do leitor no ato.

Subcabeçalho: Uma única frase resume o conteúdo inteiro do press release. Ela pode ser tão importante quanto o cabeçalho, pois oferece aos leitores uma pitada do conteúdo a seguir.

Parágrafo de abertura: O parágrafo de abertura deve ser forte e incluir informações pertinentes, quais sejam, sobre o que se trata o press release, quem ele atinge e por que as pessoas deveriam ler ou tomar uma atitude em seguida. Se você estiver falando de um evento ou lançamento, também deverá indicar a data de realização.

Parágrafo(s) intermediário(s): Adiciona(m) peso ao artigo e pode(m) incluir testemunhos, estatísticas, informações de pesquisas e trechos de estudos de caso.

Conclusão: Um resumo do artigo, que deve incluir uma chamada à ação (call to action) ou informações sobre onde podem ser encontrados mais dados a respeito do assunto.

Padronização: Inclua um perfil breve da empresa e informações de contato.

Observações: Também inclua o logo da sua empresa e a data do press release. Press releases tradicionais sempre são encerrados com símbolos de “#” abaixo da última linha, para indicar a sua conclusão.

Amostra de Press Release #1

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A Oportunidade Bate à Porta da Laser Shooting Robots
Os especialistas em robôs de luxo feitos à mão e que disparam laser expandem seus negócios para a Europa.

São Francisco, Califórnia – Janeiro de 2012

Lasershootingrobots.com, a maior produtora americana de robôs de luxo feitos à mão e que disparam laser, anunciou hoje que está expandindo suas atividades para a Europa. A empresa, que se orgulha de produzir robôs únicos e exclusivos que disparam laser, tanto para projetos residenciais quanto comerciais, irá se juntar à Chuck Norris Metal Workers (CNMW) para fabricar e enviar seus produtos à Europa.

“Estamos muito animados em firmar parceria com a CNMW e exibir nossos produtos nas maiores regiões de laser e robôs do mundo”, afirmou o proprietário e CEO da Laser Shooting Robots, Brad Lambert. “A paixão e dedicação deles em produzir robôs de qualidade é bastante conhecida. É uma honra poder fazer projetos ao lado da sua equipe”.

A Laser Shooting Robots tem produzido robôs artesanais para a clientela americana desde 2003. A empresa revelou que a CNMW já integrou o seu software e suas ferramentas de venda em outubro deste ano, e, enquanto os robôs serão produzidos localmente, os designs continuarão a ser criados em São Francisco.

Yves Rochard, presidente da CNMW, disse o seguinte: “Estamos encantados com nossa parceria com a Laser Shooting Robots e desejamos introduzir seu produto ao mercado europeu. Existe uma sinergia entre as duas marcas, a qual sentimos que resultará em uma relação lucrativa para ambas. Nós já integramos a ferramenta de vendas deles ao nosso site e começaremos a produzir e enviar os produtos da Laser Shooting Robots em fevereiro de 2012”.

Para saber mais sobre a fusão e os planos de expansão, ou para agendar uma entrevista, entre em contato com Jackie Mason no telefone 1234-5678 ou pelo e-mail jackiem@lasershootingrobots.com, ou ainda acesse o site www.lasershootingrobots.com.

Sobre a Laser Shooting Robots
1 ou 2 parágrafos sobre a empresa

Sobre a Chuck Norris Metal Workers
1 ou 2 parágrafos sobre a empresa

Além da questão da estrutura e roteiro do texto, é importante também não esquecer da questão do SEO no Press Release, pois essa também é uma das funções desta ferramenta.

Como Distribuo Meu Press Release?

Existem diversos serviços que oferecem a distribuição. Alguns são bastante caros, outros têm um valor moderado, e há aqueles gratuitos. Como a maioria das coisas na vida, você leva o que paga. Porém, até certo ponto. Por isso, converse com seus amigos e entre em contato com quem você confia para pedir recomendações.

Fonte: Blog da Shopify

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