Como se prevenir de fraudes em datas sazonais

O e-commerce brasileiro possui seis grandes momentos que concentram a maior parte das vendas durante o ano.

Entre o Dia das Mães até o Natal, passando pelo Black Friday ou Dia das Crianças, essas datas necessitam um cuidado especial, não apenas pelo aumento de vendas, mas também para as tentativas de fraude durante o período.

Para efeito de comparação, em um dia normal os prejuízos por fraude em uma loja virtual podem chegar a 4% do faturamento, caso não existe algum tipo de prevenção.

Os cuidados, de acordo com Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais, devem passar não apenas pela preocupação com a quantidade de tentativas de fraude, mas também com a velocidade em que os pedidos são examinados.

“O lojista deve se proteger constantemente, porém, em épocas de grande demanda, a preocupação deve levar em conta o tempo de análise investido na autenticação daquele pedido. Ou seja, é preciso aprovar a compra legítima no menor tempo possível para não prejudicar o bom comprador ao mesmo tempo em que é necessário barrar as fraudes em momentos de grandes picos de venda”, acredita Jarouche.

A fim de evitar o aumento de fraudes durante datas sazonais, o executivo lista quatro dicas para os lojistas:

Cuidado com altas taxas de cancelamento

Em uma data sazonal é aguardado um aumento de vendas. Além de estar preocupado com o índice de fraudes, é importante também uma atenção maior à taxa de cancelamentos e reprovações.

O resultado de uma loja com poucas fraudes e altas taxas de cancelamento é de grandes prejuízos, pois está perdendo vendas.

A mesma coisa serve para o contrário: se há altas taxas de fraude e poucos cancelamentos, o lojista terá prejuízo, pois a responsabilidade pelo estorno quando há fraude é sempre dele. O ideal é manter o equilíbrio, e assim, terá maior taxa de aprovação.

A fraude está cada vez mais sofisticada

Não imagine um fraudador como uma pessoa que faz este tipo de coisa por hobby, ou prazer.

Atualmente a atividade pode ser considerada uma profissão ilegal. Por isso, espere por tentativas criativas de realizar a fraude, que pode ser feita em várias lojas diferentes ao mesmo tempo.

Foque no core business

Uma loja virtual deve se preocupar com sua métrica mais importante: vendas. Então é melhor focar no marketing, em promoções e ações que possam impulsionar a procura durante o Dia das Mães, por exemplo.

Por se tratar de um processo complexo e com alta infraestrutura, prefira buscar um parceiro especializado para diminuir eventuais prejuízos.

Use uma ferramenta de prevenção à fraude

Saiba qual decisão tomar: buscar um parceiro para o fornecimento, ou tentar fazer a gestão internamente. Seja qual for a decisão, tenha em mente uma solução que possua uma inteligência artificial que seja altamente precisa e qualificada.

Quanto mais difícil for separar automaticamente o bom do mau cliente, maior será a demora e mais cancelamentos de compras existirão, o que também pode acatar em prejuízos ao varejista.

Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões que envolvem a segurança no e-commerce, assinando nosso Boletim Informativo.

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