Dicionário de E-commerce – Letra I

Veja as definições de termos técnicos do Dicionário de E-commerce classificados na letra D. O nosso glossário de e-commerce está em constante atualização, como o próprio comércio eletrônico. Se você tiver alguma sugestão de termo técnico que deva ser inserido em nosso dicionário, clique aqui para enviá-la.
Glossário sobre E-commerce - Letra I

Impressões (Impressions) – Número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio muitas vezes. A estimativa do número de impressões é cumulativa.
Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo – As estratégias de Inbound Marketing visam atrair, como um ímã, tráfego qualificado ao seu site. O conceito vai girar em torno de três “forças” – Conteúdo, SEO e Mídias Sociais. Leia mais sobre Inbound Marketing.

Incubadora – O termo, emprestado dos aparelhos que mantém bebês prematuros nos hospitais, não poderia ser mais adequado. Uma incubadora de negócios tem a função de prover toda a estrutura necessária para que a startup funcione, como espaço físico, consultoria estratégia, infra-estrutura tecnológica e até mesmo capital. O termo chegou ao Brasil através das incubadoras instaladas nas grandes universidades, que apoiavam os projetos desenvolvidos pelos alunos. Desde 2000, começaram a proliferar por aqui as incubadoras privadas, bastante voltadas para o mundo pontocom. Elas trocam o capital e o apoio de estrutura por uma participação acionária na startup. Hoje, existem aproximadamente, 135 incubadoras em atividade no Brasil.

Indexação – Indexação é a operação que consiste em descrever e caracterizar um documento com o auxilio de representações dos conceitos contidos nesses documentos, isto é, em transcrever para linguagem documental os conceitos depois de terem sido extraídos dos documentos por meio de uma análise dos mesmos. A indexação permite uma pesquisa eficaz das informações contidas no acervo documental. A indexação conduz ao registro dos conceitos contidos num documento de uma forma organizada e facilmente acessível, mediante a constituição de instrumentos de pesquisa documental como índices e catálogos alfabéticos de matérias. A informação contida num documento é representada por um conjunto de conceitos ou combinações de conceitos

Índice de Qualidade – Uma medida objetiva da relevância da palavra-chave em relação ao texto do anúncio e à pesquisa do usuário. Ela define a posição do resultado de busca.

Inserção – Ato físico da veiculação da publicidade.

Interatividade – Relativo aos meios de comunicação que permitem ao usuário intervir e controlar o curso das atividades. A internet pode ser considerada o melhor exemplo, pois permite ao internauta alterar padrões visuais, participar de atividades com outros internautas, etc.

Interface – Ambiente visual e de navegação de um usuário de internet.

Intermediador de Pagamento – São um tipo de sistema de pagamentos em que o estabelecimento não precisa afiliar-se junto às operadoras e bancos. Quando uma loja virtual utiliza um intermediário, a transação é feita no banco ou operadora em nome do intermediário, que recebe o pagamento e é responsável pela aprovação da venda e pela transferência do valor à loja virtual conforme suas regras. São sistemas bastante rápidos de implantar e voltados principalmente para pessoas físicas e pequenas operações de e-commerce.

Internet – Teve início em meados de 1969, com o Departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, etc.

Intranet – O conceito é o mesmo da internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

IP (Internet Protocol) – protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores na internet. Habitualmente, este termo também é usado para se referir a endereço de IP, uma identificação numérica que identifica e indica o local de determinado equipamento.

IPO – É a sigla para Initial Public Offering, oferta inicial de ações nas bolsas de valores, ou seja, a abertura de capital da empresa. Há algum tempo atrás, era considerada a mina de ouro de muitas startups, uma vez que o preço inicial das ações era multiplicado por dezenas, centenas e até milhares de vezes em um curtíssimo período de tempo. Essa espécie de “exuberância irracional”, como dizia Alan Greenspan, já não existe mais.


A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

Selecione a letra para pesquisar outros termos técnicos em nosso dicionário de e-commerce

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA