Diferencial competitivo no comércio eletrônico

Diferencial competitivo no comércio eletrônico – Crie o seu e destaque-se!

A criação de um diferencial competitivo no comércio eletrônico é um desafio a ser vencido em tempos de mercados tão disputados como os que vivemos hoje.

Levar os consumidores a fazerem compras em sua loja virtual e não na loja do concorrente, é fundamental para o sucesso do negócio, mas infelizmente, alguns empreendedores não se dão conta da importância desse aspecto do negócio.

Em seu projeto de e-commerce ou na sua loja virtual já existente você já se questionou o que levaria os visitantes a efetuarem compras na sua loja e não nas milhares de outras existentes?

Se ainda não, o que acha de começar a se questionar a respeito disso? Esse pode ser o primeiro passo para a a descoberta de um diferencial competitivo no comércio eletrônico que pode mudar os rumos do seu negócio.

Não vai adiantar de muito você investir na melhor plataforma de e-commerce, aplicar técnicas de SEO avançadas, trabalhar com afinco a parte do marketing digital do seu negócio, se não há nada nele que o diferencie dos outros.

Por que motivo os compradores iriam preferir a sua loja virtual se você não tem nada de diferente para oferecer?

O simples fato de você ter um produto de qualidade não é o suficiente para que as pessoas prefiram a sua loja, você deve de alguma forma criar um diferencial competitivo para poder se destacar no segmento e não ser “apenas mais uma loja”.

Como criar um diferencial competitivo para o seu comércio eletrônico

Diferencial competitivo no comércio eletrônico
Criando seu diferencial competitivo no comércio eletrônico

Criar um diferencial competitivo no e-commerce não é tão difícil assim. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre sugiro aos participantes que comecem por se questionar da seguinte forma: Em suas experiências de compras, o que eles gostariam de ter encontrado e não viram por lá?

Em seu livro Criar uma vantagem competitiva não é tão difícil assim, mas certamente exige uma análise profunda da sua concorrência e adequação de métodos em sua loja virtual.

Em seu livro A Arte da Guerra , Sun Tsu diz que devemos atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco. No ambiente competitivo da Web não é nada diferente. Uma boa forma de criar um diferencial competitivo em relação a sua concorrência é identificar os pontos fracos dos concorrentes e estabelecer um fator de diferenciação justamente nesse ponto. É pra isso, entre outras coisas, que a Análise SWOT existe!

Principais erros de uma loja virtual

A experiência mostra que as principais causas do insucesso de uma loja virtual se concentram basicamente nas formas de pagamento e questões de entrega. Por isso, fica relativamente fácil determinar alguns pontos que podem lhe oferecer um diferencial competitivo que coloque o seu comércio eletrônico em um patamar superior de relacionamento com os clientes.

  1. Diversidade de formas de pagamento – Muitas vezes as vendas em uma loja virtual não se concretizam simplesmente porque o cliente não encontra uma determinada forma de pagamento. Essa é a razão para muitos dos casos de carrinho abandonado em lojas virtuais. Por isso, tente colocar o máximo de opções de pagamento disponíveis em sua loja.
  2. Preços mais competitivos – Compras on-line significam comparação de preços. Com os sites de busca e comparação de preços disponíveis no mercado atual, ser competitivo é essencial. Se você tem condições de conseguir um preço melhor com seus fornecedores, faça disso uma arma para criar o seu diferencial competitivo na web. Grite para os seu cliente o quanto o seu preço é melhor que o dos seus concorrentes através de sites de comparação, otimização de suas páginas de produtos e links patrocinados e as vendas ocorrerão.
  3. Política de frete grátis – O frete é o maior responsável pela síndrome do carrinho abandonado. De nada adianta ter um bom preço no produto se o seu frete é mais caro do que o do seu concorrente. Pense seriamente em uma política de frete grátis para algumas regiões em que você tenha uma vantagem comparativa e domine este mercado.
  4. Política de pós venda – Trace uma boa política de pós-venda com espaços em seu e-commerce para que seus clientes expressem suas opiniões. Obtenha um feedback sobre a experiência de compra de seus clientes. Faça-os se sentirem prestigiados e percebam que a sua loja se preocupa com a satisfação deles. Faça de tudo para fidelizar seus clientes, pois o retorno em termos de divulgação boca a boca será uma de suas principais ferramentas de marketing.

Vantagem competitiva como fator de diferenciação

A criação de um diferencial competitivo no comércio eletrônico pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing uma vez que as pessoas tendem a comentar as lojas que se destacam em algum detalhe como por exemplo a facilidade de se efetuar a compra ou um ótimo trabalho de pós venda.

São nestes pequenos detalhes que surge o boca a boca que promove sua empresa no mundo virtual, principalmente na era das redes sociais, onde todos compartilham sua experiências.

Mantenha-se atualizado sobre questões relativas a criação de um diferencial competitivo no comércio eletrônico e várias outras referentes à gestão de lojas virtuais, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

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