ERP para e-commerce e como ele pode ajudar na gestão da sua loja virtual

Contratar um bom sistema de ERP para e-commerce é uma das principais medidas a serem tomadas por quem deseja ter uma administração segura e eficiente da sua loja virtual. O acompanhamento de processos é parte fundamental da gestão moderna.

A implantação de um ERP para lojas virtuais traz muitos benefícios. O principal deles, como mencionado anteriormente, é permitir a gestão de todas as etapas do negócio em uma única ferramenta. A segunda é a economia de tempo que isso proporciona.

Além dessas vantagens, um sistema ERP elimina as chances de erros pela dispersão dos dados em diversas fontes. Em um mercado cada vez mais exigente como o brasileiro, cometer erros básicos como vender um item que não existe em estoque pode significar um grande destaque para a marca.

O que é ERP

Vamos começar definindo o que é ERP e como ele funciona. A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou simplesmente Sistema de Integração de Gestão Empresarial. A função do ERP integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

Através da utilização de um sistema ERP podemos concentrar em uma única ferramenta, todos os dados operacionais e gerenciais de uma empresa, garantindo a maior precisão das informações e facilidade em seu gerenciamento.

Qual a importância de um ERP para loja virtual

Os sistemas ERP são considerados a espinha dorsal de qualquer operação de e-commerce de médio e grande porte, pois em função da diversidade de informações que transitam neste tipo de negócio, e a velocidade de atualização, fica cada vez mais difícil manter estes dados organizados e disponíveis sem este tipo de ferramenta.

Se você está montando uma pequena loja virtual, em um primeiro momento, o ERP para e-commerce pode ser colocado como uma etapa posterior do seu business plan, já que geralmente sua contratação envolve um investimento considerável em aquisição e treinamento.

Com a evolução do negócio e consequentemente, crescimento do volume de informações relativas às diversas atividades envolvidas a aquisição de um sistema ERP será fundamental para a evolução da sua loja virtual. É sem sombra de dúvida a principal ferramenta de gerenciamento de um e-commerce.

O ERP para lojas virtuais vai muito além das questões administrativa, pois se reflete até no atendimento a clientes.
O ERP para lojas virtuais vai muito além das questões administrativa, pois se reflete até no atendimento a clientes.

Opções de ERP para e-commerce

Talvez a etapa mais difícil na implementação de um sistema ERP para lojas virtuais seja escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado, uma ferramenta que se adapte não só às suas necessidades, como também à sua plataforma de e-commerce.

Quando em nosso curso de e-commerce enfatizamos a importância do planejamento no e-commerce, um dos fatores que levamos em consideração é justamente o do crescimento do negócio. Por isso, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, é necessário, entre outros fatores, verificar a sua compatibilidade com as opções de ERP disponíveis no mercado, para não ter surpresas futuramente.

Basicamente existem três opções para a implementação de um sistema ESP em uma loja virtual. A primeira é o desenvolvimento de sistema próprio, o que é praticamente impensável para o pequeno e médio empresário, em função dos elevados custos de desenvolvimento, teste e implementação.

A segunda opção é a utilização de um ERP Open Source, sistemas de código livre como o Odoo ou o ERP5, que podem ser integrado à sua loja virtual sem os elevados custos de um software fornecido por desenvolvedores formais. O grande problema com essa solução ERP para e-commerce é que nem sempre a integração com a plataforma é possível ou fácil.

A terceira opção é a contratação do sistema junto a empresas desenvolvedoras de ERP para e-commerce. Neste caso, você contará com orientação durante o processo de implementação e suporte no que diz respeito a treinamento e atividades do dia a dia.

Agora que você já sabe da importância de um sistema de ERP para loja virtual, pesquise o mercado e escolha a solução mais adequada. Mantenha-se atualizado sobre esta e outras ferramentas de gerenciamento para e-commerce, assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...
ERP para e-commerce, 10.0 out of 10 based on 1 rating

DEIXE UMA RESPOSTA