Os principais erros no lançamento de uma loja virtual

Os principais erros no lançamento de uma loja virtual

O mercado de e-commerce está em constante crescimento no Brasil, e a expansão – ainda bem – não tem indicativo de parada.

Entretanto, a renovação de mercado é também constante, com diversas lojas virtuais que abrem e fecham com certa facilidade.

A possível inconstância pode ser evitada a partir do cuidado com erros frequentes, vistos em diversas empresas que iniciam no setor.

Produtos e categorias

A acessibilidade deve ser o foco do desenvolvimento do site de vendas. Muitos internautas desistem da compra, mesmo interessados pelo produto, pela dificuldade apresentada pelos sites.

O conteúdo deve ser oferecido de forma clara e organizada, com um buscador que supra as necessidades do cliente. Por isso é importante que estejam catalogados em categorias, por preço, por característica similar ou público interessado.

Frete e pagamento

Os principais erros no lançamento de uma loja virtualAs formas de pagamento disponíveis em uma loja virtual são um diferencial para os clientes, e quanto mais possibilidades oferecidas melhor. É necessário ter também uma garantia de segurança, já que a internet ainda tende a ser considerada um ambiente de certa forma inseguro para várias pessoas.

O frete deve ser calculado de forma clara e coesa e o prazo de entrega tem de ser cumprido rigorosamente pela empresa fornecedora. Em caso de atraso ou problema, é indispensável esclarecer ao consumidor com educação e precisão.

Estoque

O planejamento inicial do empreendimento deve ter em mente um estoque que supra as demandas esperadas da empresa, mesmo em sua fase inicial. Nesse sentido, não adianta investir em marketing e propaganda se a oferta do produto não atinge o mínimo necessário.

Várias estratégias de logística surgem atualmente, com maneiras inovadoras de remanejar produtos e evitar que o estoque ocupe parte muito grande do orçamento. Essa questão é essencial para a manutenção do negócio.

Google Analytics

A ferramenta é essencial para identificar o público alvo e o perfil dos consumidores de cada marca. Ele aponta a frequência de uso do site, a origem do tráfego e diversas outras características que fornecem um preparo maior para o empresário.

Só a partir desses dados que é possível desenvolver uma campanha de marketing ou novas promoções e inovações que sejam bem-sucedidas.

Emails automáticos e spam

A confiança do comprador é o elemento mais importante e que deve ser cultivado com mais empenho pelas mais diversas empresas. Essa característica é conquistada a partir de uma relação mais aproximada da loja virtual, que muitas vezes sai perdendo em termos de publicidade.

Os emails automáticos e spams geralmente não representam boas formas de contato com o cliente. No caso do feedback da compra, é necessário dar a devida atenção às reclamações e sugestões e ficar atento com a qualidade dos emails oferecidos, com textos corretos e informações úteis.

Erros

Diversos casos de erros de entrega e das configurações do site fazem com que muitos consumidores desistam das compras ou não repitam a operação via internet. Por essa razão, é necessário ter um bom desenvolvedor no site e focar sempre na qualidade dessa ferramenta, com fácil acesso e navegação pela página.

Mobile

Diversas empresas de comércio online no Brasil possuem erros na compra via dispositivos móveis. Esse nicho do mercado tem intensificado sua presença na escolha entre os consumidores, que podem se frustrar quando algo inesperado ocorre nessa operação.

Fonte: Blog da e-Smart

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