Como escolher o especialista em marketing digital ideal

Como escolher o especialista em marketing digital ideal

Como escolher o especialista em marketing digital idealAtuo no mercado de e-commerce há muito tempo e, não são raras as vezes que empreendedores de lojas virtuais me pedem indicações de especialistas ou agências de marketing digital para realizarem este serviço em seus empreendimentos.

Este é um pedido que costumo ter muito cuidado em passar, pois esta é uma área onde existem muitos profissionais que são competentes e outros que acham que são. Por isso resolvi escrever este artigo com algumas dicas para quem procura um profissional da área.

Anda cada vez mais fácil assinar um e-mail ou um cartão de visitas dizendo que é um especialista em marketing digital — e isto vale também para outras profissões que oferecem outros serviços. Eu costumo dizer que, não adianta comprar um jaleco e um estetoscópio para virar um médico. Muito menos colocar um capacete e uma roupa prateada para se tornar um astronauta. O mesmo vale para especialistas em marketing digital.

A pesquisa em primeiro lugar

A dica principal que dou para quem está procurando algum profissional da área é: PESQUISE! Pense que você está contratando  mais um fornecedor de serviço para sua empresa. Da mesma forma que você pesquisa o fornecedor dos produtos que você vende, da plataforma de e-commerce que você tem sua loja, da ferramenta de ERP, é essencial observar como atua o profissional ou a agência de marketing digital que você vai fechar contrato.

Não acredite apenas no cartão de visitas ou na assinatura de e-mails. Tente pesquisar o portfólio da empresa ou do especialista e veja quais foram os resultados obtidos. Veja o que os clientes falam da empresa, se possuem alguma insatisfação ou ressalva.

Quais os serviços que serão prestados

É importante também observar quais serviços serão oferecidos. O marketing digital possui um guarda-chuva que abrange diversas ações que levam prazos distintos para a obtenção de um determinado resultado. Estreitar e melhorar o relacionamento da empresa com o público-alvo, por exemplo, requer um plano de estratégias que envolvem ações de curto, médio e longo (ou até mesmo longuíssimos) prazos.

Muitas vezes, esse tipo de serviço pode parecer intangível para quem está contratando. Lembre-se: o trabalho de marketing digital exige tempo. Ele não é barato e demanda muito esforço. Portanto, veja quais são os relatórios este profissional irá entregar, que tipo de métricas ele irá utilizar e, principalmente, como será feito o planejamento destas ações. Se lhe oferecerem o serviço por um preço muito abaixo do mercado e com resultados muito miraculosos em pouco tempo, desconfie.

Veja também se as estratégias que este profissional irá tomar combinam com as suas. Alinhe com ele quais são suas expectativas e o que você está comprando. Desta forma, conversando e analisando o trabalho oferecido antes de assinar o cheque, você poupará complicações e não ficará frustrado com o serviço no futuro.

Por Marcio Eugênio no Ecommerce News

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA