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Especialização em marketing digital

Especialização em marketing digital – Dicas para quem está começando

Especialização em Marketing DigitalEm um cenário cada vez mais online, a especialização em marketing digital, é um dos caminhos mais indicados para quem deseja construir uma carreira sólida nesse segmento. A previsão é que em poucos anos o marketing online deverá ultrapassar o marketing convencional, já que cada vez mais as empresas buscam na internet um espaço para divulgação de seus produtos e serviços. A consequência será uma demanda cada vez maior por profissionais com especialização nessa área, o que deverá impulsionar ainda mais os salários, que já se encontram em um patamar bastante elevado.

Fazer a opção pela especialização em marketing digital é um bom caminho, já que em função do crescimento do setor, temos um verdadeiro apagão de mão de obra nessa área no Brasil. As faculdades não preparam profissionais de marketing para o mundo digital e quando incluem uma abordagem um pouco mais “web” em suas grades, essa é muito teórica e distante da realidade do mercado. O resultado é que falta gente com capacitação na área de marketing dos anunciantes, nas agências digitais, nos veículos e consultorias.

Em busca da especialização em marketing digital

Quem parte para a especialização em marketing digital tem uma longa jornada pela frente, mas a recompensa é grande. Dizer que é possível formar um gerente de marketing digital em um curto espaço de tempo é vender ilusões. A formação de um profissional de marketing começa pela base, ou seja, um bom curso de graduação para que ele domine as bases e conceitos universais da profissão, mas isso atualmente em todas as áreas de atuação não é o suficiente.

Como dissemos anteriormente, no Brasil, as faculdades e universidades ainda não atentaram para a questão da especialização em marketing digital, e com isso, vem criando uma defasagem entre os bancos da escola e a vida real. Fazer uma pós em marketing digital é uma opção, mas o grande problema é que nem sempre ela aborda a parte prática.

O importante é ter um plano de carreira em marketing digital, saber que existe um tempo certo para tudo e uma sequência lógica de aprendizado que reforça sua capacidade para adquirir mais conhecimento.

Um roteiro para especialização em marketing online

O aspirante a especialista em marketing digital precisa, em um primeiro momento, ter uma visão ampla do marketing digital para poder então decidir em que direção seguir. É essa visão que passamos em nosso curso de marketing digital online. Feito isso, para se ter uma formação completa na área, o caminho mais indicado seria:

  • Web Análise – Fundamental em qualquer formação visando a especialização em marketing digital. O profissional precisa conhecer a fundo métricas e KPIs justamente para interpretar e avaliar os resultados de uma campanha online.
  • Google Analytics – É a ferramenta mais usada para mensuração de resultados no marketing online e conhecer o funcionamento do Google Analytics e suas ferramentas é essencial para qualquer profissional.
  • Search Engine Marketing – É a área do marketing que abrange as técnicas de SEO – Search Engine Optimization e também links patrocinados, como Google AdWords. Por serem estratégias de altíssima conversão, conhecer suas técnicas e ferramentas é essencial.
  • E-mail Marketing – Embora seja uma das ferramentas mais antigas do marketing digital é ainda uma das mais eficientes. A especialização em marketing digital passa obrigatoriamente pelo conhecimento de suas técnicas e aplicações.
  • Marketing em Mídias Sociais – É atualmente a área do web marketing que apresenta maior expansão, principalmente em função da crescente importância do marketing de relacionamento nas estratégias de campanhas atuais.

Com essa formação, o profissional de marketing estará apto a planejar, executar e gerenciar os mais variados tipos de campanhas online, tendo uma visão macro de todo o processo, podendo extrair assim o máximo de cada área.

As preferências por uma ou outra área surgem com o resultado natural do conhecimento, e na prática, o que constatamos é que no final o interesse profissional acaba sendo direcionado a uma ou duas especialidades que apresentam maior relação com o próprio profissional, e é justamente ai que brota a especialização em marketing digital, fazer o que realmente gosta e tem afinidade.

Tornando-se um especialista em marketing digital

É fundamental, não somente em marketing digital, como também em qualquer outra profissão que se decida seguir, fazer aquilo que você realmente gosta. Em nossos treinamentos presenciais, sempre ouço aquela choradeira em torno da rotina, por vezes estafante, do profissional de marketing online, mas percebo também, que muitas das vezes é também um pouco de charme. Quando se gosta do que faz, até mesmo os sacrifícios se tornam mais suaves. Quando se é bem remunerado então, como no caso de especialistas em marketing digital, fica mais fácil ainda.

São diversas técnicas e ramificações e por isso, para realmente sentir prazer no que  faz, eu aconselho que você foque naquela especialização com a qual tem mais afinidade e parta para um estudo profundo da área. A especialização em marketing digital requer dedicação, e quando você estuda e trabalha em uma área que realmente lhe empolga, tudo fica bem mais fácil.

Atualização constante é essencial

Outro fator importante na especialização em marketing online é a questão da atualização constante. Em uma área tão dinâmica como a Internet, é essencial que você se proponha a estar em um constante processo de atualização e reciclagem profissional. Foi por isso, inclusive, que criamos nosso Programa de Atualização Continuada para nossos treinamentos, uma forma de deixar nossos alunos sempre em dia com as novas técnicas e tendências do mercado online.

Novas tecnologias e técnicas surgem a cada dia e por isso é importante que você esteja antenado(a) com o que surge, tanto aqui como lá fora. Inovar é sempre uma arma diante da concorrência, portanto, uma das melhores formas de criar o seu diferencial profissional.

Se você está buscando especialização, em primeiro lugar, faça um planejamento prévio da sua formação, para então escolher em qual das áreas focar e dedicar sua atenção, estudos e trabalho.

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