Como lidar com estoque encalhado no e-commerce

Como lidar com estoque encalhado no e-commerce

Como lidar com estoque encalhado no e-commercePara qualquer empresa, independentemente de trabalhar com loja física ou virtual, o maior pesadelo está na avaliação do estoque, afinal, é ele quem diz como andam os negócios.

A lógica não é complicada: se os produtos têm alta rotatividade e estão em constante entrada e saída significa que existe uma demanda a ser atendida.

O problema é quando encontramos produtos estagnados, onde a procura é baixa, o que além de representar um inconveniente físico, não contribui na geração de receita para a companhia.

Para evitar que certos produtos criem teias de aranha dentro dos estoques, as empresas precisam de planos e ações.

Com o intuito de vender o que está “parado” são necessários mecanismos como promoções, descontos, facilidade de pagamento para chamar a atenção do consumidor.

Muitas vezes, esses recursos servem como medidas emergenciais, permitindo que a organização faça uma análise dos melhores produtos e a quantidade ideal para se ter disponível, remodelando o estoque.

A plataforma Magento se mostra ideal para a otimização de e-commerces pela administração inteligente do estoque, permitindo o desenvolvimento de melhores logísticas comerciais.

Planejamento de promoções

Uma alternativa que normalmente traz efeito imediato, liberando espaço no estoque são as promoções. A partir delas é possível escolher produtos que estão com um baixo índice de venda e com isso reajustar o preço despertando o interesse do cliente.

No entanto, é preciso ter cuidado, uma vez que as promoções têm um tempo limitado e nem sempre resolvem o problema.

O ideal é buscar ações complementares que contribuirão na venda dos produtos, ou seja, oferecer produtos e serviços que terão melhor desempenho ou precisam de um elemento secundário para funcionar plenamente.

Por exemplo, caso exista a promoção de uma bola de futebol é inteligente ter disponível mini traves. É fato que o consumidor possa estar interessado somente na aquisição da bola, mas a possibilidade de poder contar com um gol fabricado especialmente para essa finalidade representa um ótimo argumento comercial.

A teoria da cauda longa

Outra opção que surge como solução para vender produtos em estoque diz respeito ao conceito da cauda longa. Nela, a estratégia é vender uma grande variedade de itens em pequena quantidade ao invés de ter foco apenas nos itens populares que vendem muito. Nesta metodologia a ideia é trabalhar com nichos e públicos que têm muito potencial de compra.

Ao atender esse target, além da possibilidade de ampliar o negócio e oferecer produtos do interesse do cliente, por serem uma demanda normalmente esquecida, a possibilidade de fidelização é muito maior, o que representa uma ótima condição para a empresa.

Fonte: Blog da e-Smart

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