As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais

As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais se constituem em um dos maiores riscos para a sobrevivência de uma loja virtual não só no Brasil, como também em outros países mundo a fora.

Como o público brasileiro aderiu definitivamente às compras pela Internet, o e-commerce passou a ser um dos alvos prediletos dos criminosos virtuais.

Uma coisa é certa. O número de fraudes com cartões de crédito no e-commerce vem crescendo a cada ano e os golpistas se valem de técnicas e ferramentas cada vez mais sofisticada, o que de certa forma assusta o setor.

Por isso, a importância da segurança no e-commerce é um dos assuntos que mais preocupa os administradores de lojas virtuais.

Tipos de fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais

Podemos dividir as fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais, em três categorias principais:

  • Fraude Efetiva
  • Auto-Fraude
  • Fraude Amiga

Vejamos então quais são as características de cada uma dessas modalidades de fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais.

Os casos de Fraude Efetiva

Dizemos que estamos diante de um caso de Fraude Efetiva quando um estelionatário acessa a loja virtual e efetua compras com um cartão de crédito roubado ou clonado. Por ter obtido de alguma forma todos os dados necessários à compra, o processo flui normalmente sem que seja levantada qualquer dúvida quanto a validade daquele pagamento.

A administradora de cartões de crédito recebe a requisição e aprova a transação, o que dá início ao processo preparação e despacho do produto para entrega.

Quando o titular do cartão recebe a fatura do cartão com o lançamento indevido, entra em contato com a administradora e questiona o lançamento alegando não reconhecer aquela compra, o que gera ao que chamamos de chargeback.

Nesse caso o prejuízo do lojista é total, ficando sem o produto e sem o dinheiro.

A Fraude Efetiva é sem dúvida a fraude com cartões de crédito mais comuns em lojas virtuais, mas felizmente pode ser identificada quando a loja adota uma política rígida em relação a segurança doa meios de pagamentos online, como por exemplo o uso de um bom sistema antifraude.

Auto-Fraude

Fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais
Tipos de fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais

No caso da Auto-Fraude, temos o verdadeiro o titular do cartão, agindo de má fé, efetuando a compra na loja virtual e ao receber o extrato, simulando uma fraude autêntica, liga para a administradora de cartões de crédito alegando não reconhecer a compra e exigindo o estorno do lançamento na fatura.

Infelizmente, no Brasil, os casos de Auto-Fraude são muito mais comuns do que se possa imaginar e não tem há ser identificada pelo sistema ou gestor de meios de pagamento da loja virtual.

Essa modalidade de fraude com cartões de crédito, apesar de comum vai sendo minimizada gradativamente em função do monitoramento que as administradoras de cartões de crédito vem fazendo sobre clientes com ocorrências deste tipo.

Fraude Amiga

A situação de Fraude Amiga também é um tipo de fraude bastante comum em lojas virtuais. É aquela situação em que a compra é feita por uma pessoas relacionada ao titular do cartão e que tem acesso a todas as informações para concretização da compra, como por exemplo, parentes próximos como filhos, esposa, marido ou irmãos.

Nesta situação especificamente não existe má fé propriamente dita, mas a falta de conhecimento do titular do cartão sobre aquela conta, leva ao pedido de cancelamento da mesma e o seu consequente chargeback.

Essa também é uma situação bem comum, e igualmente difícil de ser previamente identificada. Felizmente, a experiência mostra que em muitos casos o titular do cartão, após ser contatado pela loja virtual,  acaba por reconhecer a compra, após identificar o verdadeiro agente da compra.

Outras situações de chargeback em lojas virtuais

Além das fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais apresentadas acima, existe uma quarta situação de chargeback no e-commerce que não chega a ser exatamente uma fraude, é o que chamamos de chargeback por desacordo comercial, bastante comum no e-commerce.

Uma situação de chargeback por desacordo comercial ocorre quando o cliente alega que houve um problema qualquer na transação comercial como, por exemplo, erro no preenchimento dos dados do comprador, divergência de assinatura ou insatisfação do cliente com o produto que foi comprado na loja virtual.

Importância da segurança no e-commerce

As situações em que ocorrem fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são variadas, mas um bom sistema de análise de operações e um antifraude, como alguns que você pode encontrar em nossa seção de Fornecedores de Sistemas Antifraude, podem ajudar em muito. Para se manter atualizado sobre este e outros assuntos referentes a criação e administração de lojas virtuais assine nosso assine a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce