A gestão de campanhas de AdWords, devido à sua complexidade e fatores envolvidos, transforma essa tarefa em uma verdadeira arte. Veja nesta matéria as diversas dimensões do gerenciamento de campanhas de links patrocinados no Google AdWords.
A gestão de campanhas de AdWords, devido à sua complexidade e fatores envolvidos, transforma essa tarefa em uma verdadeira arte. Veja nesta matéria as diversas dimensões do gerenciamento de campanhas de links patrocinados no Google AdWords.

Gestão de campanhas Adwords

No marketing de busca, a gestão de campanhas AdWords é uma das funções mais desafiadoras que um profissional de marketing digital pode se deparar. A ferramenta de links patrocinados do Google oferece tantas opções que faz do gerenciamento AdWords uma verdadeira arte.

Quando você vê os anúncios do Google AdWords nas páginas de resposta do Google ou espalhado por sites e blogs por toda Internet, não faz ideia da verdadeira operação de guerra que é o gerenciamento profissional de uma campanha AdWords.

O que faz a gestão de campanhas AdWords uma atividade tão instigante é a quantidade de variáveis que determinam o sucesso ou fracasso de uma campanha. O conhecimento das técnicas de marketing de busca e do próprio ambiente de gestão de campanhas do AdWords são requisitos básicos para os profissionais desta área. Se por acaso você ainda não sabe o que Google AdWords, leia esse artigo.

Etapas da gestão de campanhas AdWords

O processo de gestão de campanhas AdWords passa por duas etapas distintas, a do planejamento e a gestão do dia a dia. São etapas bem distintas e onde expetises diversas são aplicadas, o que exige muito do profissional desta área.

Em um primeiro momento, são necessárias uma série de ações de planejamento estratégico para estruturar a campanha de AdWords. Entre elas, podemos destacar:

  • Análise do cenário onde se dará a campanha e dos concorrentes
  • Definição da estratégia de campanha
  • Escolha das palavras-chave com maior potencial de conversão
  • Estruturação dos elementos de campanha (anúncios, textos, canais e etc…)

Os profissionais de busca paga, sejam agência Google AdWords, consultoria ou profissionais free lancer que também já passam a fazer parte deste leque de opções no Brasil, sabem da importância dessa etapa e por isso não a negligenciam.

Gerenciamento AdWords – A rotina diária

Gestão de campanhas AdWords
A gestão de campanhas de AdWords é uma arte

A gestão diária de campanhas AdWords é a etapa seguinte do processo. O trabalho de anunciar no AdWords não é simplesmente criar um anúncio e depois ficar esperando as pessoas clicarem e converterem.

Para que isso aconteça, a consultoria Google AdWords elabora uma série de relatórios que passam a ser os orientadores de campanha. Alguns destes relatórios servirão também para a apresentação de resultados aos clientes, pois de certa forma, o gerenciamento de campanhas de Google AdWords se conclui com a entrega de ROI para os clientes.

A análise de métricas consagradas para o gerenciamento de campanhas de links patrocinados como CTR, Índice de Qualidade e ROI, entre outras, é tarefa que exige muito conhecimento e dedicação dos profissionais envolvidos.

A gestão de campanhas AdWords é uma atividade dinâmica e requer ajustes finos constantes. Por vezes, uma simples alteração na landing page do anúncio, muda completamente o desempenho da campanha.

Se você pretende criar campanhas de Google AdWords para divulgar sua loja virtual, prepare sua equipe ou então terceirize através da contratação de uma agência especializada em gestão de campanhas AdWords, pois é realmente trabalho para profissionais, como tudo no mundo do marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando newsletter do Guia de E-commerce.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

GD Star Rating
loading...
Gestão de campanhas Adwords, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA