Veja nesta matéria qual a importância das fotos de produtos no e-commerce e como você pode usar esse recurso como forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Veja nesta matéria qual a importância das fotos de produtos no e-commerce e como você pode usar esse recurso como forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

A importância das fotos no e-commerce como fator de conversão

Falar sobre a importância das fotos no e-commerce é muitas das vezes, falar sobre uma loja virtual com alta taxa de conversão e outra que não consegue vender e não sabe por que.

De nada adianta você contar com uma ótima plataforma de e-commerce se a apresentação dos produtos é pobre e não transmite confiança a seus visitantes. É como ter um carro esportivo com uma ótima máquina, acabamento interno de luxo e uma carroceria sofrível.

Muito se fala em lojas bonitinhas e bem arrumadas, mas a importância das fotos no e-commerce vai muito além disso. As fotos funcionam como fator de credibilidade, qualidade e obviamente conversão. Por isso é preciso dedicar o tempo e recursos que forem necessários para ter as melhores fotos de produtos possíveis.

Qual é a real importância das fotos no e-commerce

A apresentação visual de uma loja virtual é importante, é claro. Do layout, passando pelas cores da loja, chegando até a detalhes, como botões compõem a impressão visual como um todo, mas o que realmente cria a emoção de venda são as fotografias dos produtos.

No curso sobre criação de lojas virtuais que ministramos, sempre falo que a imagem do produto é a primeira venda de uma loja virtual. Se a imagem não se comunica com os visitantes de uma forma direta e agradável, a venda morre no instante da sua visualização.

A importância das fotos no e-commerce está justamente em seu poder de comunicação. Os visitantes de uma loja virtual preferem observar os detalhes de uma boa foto do que ficar lendo intermináveis descrições do produto. Por isso, é de suma importância que você tenha as melhores fotos possíveis em sua loja.

Vou ainda mais longe. Além de ótimas fotos, você precisa contar com recursos de ponta como zoom, lupa e até mesmo imagem em 360 graus para seduzir seus compradores em potencial. É uma guerra onde vale tudo, a exceção de fotos enganosas, é claro.

Fotos como argumento de credibilidade

A importância das fotos no e-commerce como fator de conversão
A importância das fotos no e-commerce como fator de conversão

A questão do visual é básica, mas a importância das fotos no comércio eletrônico vai muito além disso, elas afetam inclusive a credibilidade da loja e a confiança que o usuário terá na hora de informar dados sobre cartão de crédito para realizar a compra.

Imagine a seguinte situação. O visitante acessa a loja e encontra exatamente o produto que estava procurando, mas a foto é de baixíssima qualidade, baixa definição e escura. Em suma, um lixo. Qual é a confiança que ele tem para informar dados de cartão? Nenhuma. A preocupação é imediata e se formos analisar está ligada unicamente a baixa qualidade da imagem.

É uma questão de lógica. Se a loja virtual não tem qualquer cuidado com a aparência do seu próprio ambiente de vendas, por que teria cuidado, por exemplo, em garantir um ambiente de pagamento realmente seguro, com sistemas anti fraude ou então cumprir prazos de entrega?

As fotos como diferencial

Outro erro muito comum, que podemos constatar em muitas lojas virtuais, é a utilização de fotos fornecidas pelo fabricante, como forma de “poupar” tempo e dinheiro no cadastro de produtos. O resultado é que o internauta navega por diversas lojas e vê sempre aquela mesma imagem se repetindo. Sua conclusão é óbvia: É tudo igual.

Sendo todas as lojas iguais, sua decisão passa a ser dirigida pelo critério de preço, independentemente do prazo de entrega e outros fatores que sabemos que fazem a diferença em uma compra online. Se você trabalha com produtos que enfrenta uma grande concorrência no mercado, essa é uma armadilha que pode lhe custar muitas vendas.

Cria um diferencial competitivo para sua loja com imagens únicas e ricas em detalhes. Abuse do número de fotos e ângulos, para fazer com que suas imagens de produtos trabalhem como verdadeiras vendedoras virtuais.

O segredo de boas fotos no e-commerce

Ter boas fotos em sua loja virtual não é tão difícil assim. O custo de um fotógrafo profissional para executar o trabalho em fotos de still, fotos de objetos, caiu muito nos últimos anos. A tecnologia digital facilitou muito esse trabalho e a redução de custos acabou se refletindo nos preços. Essa é a opção ideal, mas como nem sempre ela se encaixa no orçamento…

Existe também a opção de produzir suas próprias fotos, coisa que também não é nenhum bicho de sete cabeças. Em função da importância das fotos no e-commerce, vale a pena fazer um sacrifícios e pensar seriamente nesta opção. Produzir boas fotos é relativamente fácil hoje em dia, e inclusive já discutimos algumas dicas para boas fotos no e-commerce anteriormente aqui no site.

O segredo desse tipo de foto está na iluminação e pequenos truques para criar um studio caseiro, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Tudo no e-commerce conta. Uma boa plataforma, marketing digital bem estruturado, preços competitivos e todos os outros detalhes que compõem uma loja virtual de sucesso, mas a importância das fotos no e-commerce é algo que não podemos em momento algum deixar em segundo plano.

Mantenha-se informado sobre a importância das fotos no e-commerce e outras dicas para melhorar o desempenho da sua loja virtual, assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...
A importância das fotos no e-commerce, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA