KPIs de alta gestão de frete para alavancar seus resultados

KPIs de alta gestão de frete para alavancar seus resultados

KPIs de alta gestão de frete para alavancar seus resultadosGrandes lojistas de e-commerce lidam diariamente com altos fluxos de vendas e, consequentemente, de entrega dos produtos vendidos pela internet.E o trato destas informações – especialmente aquelas relacionadas à logística – requer muita estratégia, afinal, o sucesso na gestão desse estágio é responsável por uma parte considerável das conversões de uma loja virtual – aproximadamente 53% dos consumidores online brasileiros desistem de uma compra em razão do alto custo do frete, segundo apurou a ORC International. Nesse cenário, existem três métricas, ou key performance indicators (KPIs), que devem ser acompanhados religiosamente por cada gestor. São elas:

Abandono de carrinho de compra

No Brasil, a taxa média de desistência das compras é, em média, de 68%, segundo apurou o e-Bit em 2013. Nesse sentido, é imprescindível que se entenda o motivo do abandono do carrinho de compras de seu cliente: preço, prazo ou condição do frete. A detecção desse gargalo, que represa as vendas para determinadas regiões, consequentemente indica uma ação estratégica, como a criação de campanhas de frete específicas ou a negociação de melhores preços com as transportadoras conveniadas.

A visão sistêmica do abandono de carrinho de compras devido às variáveis logísticas é possível mediante um software que faça o controle de todas as contratações de frete. Na interface de sistemas voltados a atender os e-commerces que procuram melhorar a gestão do frete, é possível observar as taxas de conversão por região, por exemplo, o que norteia a política e a campanha de frete de uma loja online.

Impacto de cada campanha de frete

O frete grátis já se incorporou à cultura do e-commerce brasileiro. Nesse ambiente de compra virtual, os consumidores são atraídos por tal benefício. Contudo, são poucas as lojas online que medem os resultados das campanhas – muitas vezes criadas de forma detalhada e efetiva. A falta de acompanhamento pode colocar toda a estratégia de um e-commerce por agua a baixo. Explico: é fundamental conhecer o grau de impacto de uma campanha inteligente de frete, tanto no aumento das vendas quanto no lucro obtido.

Ainda que não exista um resultado positivo, comum em muitas situações, é de extrema importância acompanhar esse indicador. Isso porque, com esses dados disponíveis, torna-se mais fácil a estratégia a ser tomada para minimizar os riscos inerentes à má condução das políticas de frete estabelecidas pela loja. Portanto, busque informações que revelem o comportamento dos visitantes da sua loja e analise de forma crítica o impacto do preço e prazo da entrega nas vendas.

Nem todas as plataformas de e-commerce possuem relatórios de gestão que levantem de forma automática esses dados para o lojista. A utilização de um gateway de fretes ajuda um gestor, por exemplo, a entender como o uso da inteligência pode fazer sua loja virtual vender mais e melhor.

Oferta-frete e conta-frete

Enquanto ofertas-frete são os valores divulgados ao cliente final e que variam de acordo com as estratégias comerciais de cada loja (sujeitas a entrega gratuita, por exemplo), as contas-frete são geradas a partir dos números exatos de serviços prestados pela transportadora, cujo custo deverá ser pago pela loja ao final do mês.

Como o valor das duas contas não é igual, é importante ter ferramentas que calculem ambas as variáveis precisamente em cada pedido (valor do frete a ser divulgado ao seu cliente e valor do frete a ser custeado pela loja) e ainda emita relatórios que ajudem a criar e acompanhar estratégias inteligentes de campanhas. É importante ter em mente que as campanhas divulgadas em sua loja devem, necessariamente, ter como ponto de partida o custo de entrega que a sua empresa pagará por cada pedido.

Por Leandro Baptista COO do Axado

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