Ter uma estratégia de Link Building no e-commerce é essencial para que uma loja virtual conquiste posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca.
Ter uma estratégia de Link Building no e-commerce é essencial para que uma loja virtual conquiste posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca.

O que é Link Building no e-commerce?

Ter uma estratégia de Link Building no e-commerce é essencial para que uma loja virtual conquiste posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca. Como o SEO é um dos principais canais de conversão para o e-commerce, é fundamental estar muito bem nesta dimensão do search marketing.

A expressão Link Building, em tradução literal significa Construção de Links, onde esses links referem-se a Back Links, ou seja, links que apontam para o seu site. Link Building também é considerado uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization, que você pode e deve desenvolver tanto no seu site como em qualquer loja virtual.

E os Back Links ?

É impossível falar de Link Building, sem falar e entender sobre back links, pois construir links, na verdade trata-se de se construir back links, ou seja, links que apontam para o seu site.

Back Links – São todos os links que apontam para o seu site (loja virtual), onde cada back link recebido serve como um tipo de indicação, que quanto maior a quantidade e qualidade, influenciam diretamente na autoridade do site ou loja virtual, em outras palavras na popularidade.

Tipos de Back Links

Em termos técnicos, os Back Links podem ser de 2 tipos básicos:

  • Links Internos
  • Links Externos

Links Internos – São os links dentro do seu site (Ecommerce) que apontam para páginas internas do próprio site. A estratégia de Link Building principalmente de links internos é super importante, e geralmente ela é definida lá no seu Projeto de E-commerce, na montagem da Loja Virtual, quando se cria a arquitetura do site ou loja virtual.

Como os links internos ficam dentro do próprio site, você tem acesso total a manipulá-los estrategicamente para criar uma estrutura inteligente que beneficie o seu site (loja virtual).

Link Externos – São links fora do seu site, mas que apontam para ele. Esses back links são muito importantes, porque eles funcionam como forma de indicação para formar sua reputação, e ganhar autoridade na Internet.

  Leia mais no artigo Os Tipos de Links em SEO

Link Building na prática

Assim como na vida real onde indicamos pessoas, profissionais, serviços, etc. , na internet funciona da mesma forma, cada indicação que seu site (loja virtual) recebe, aumenta a popularidade, tornando-o mais relevante para o Google, contribuindo para um melhor posicionamento nos resultados de busca orgânica.

Link building no e-commerce. O que é?Entre outros fatores, o algoritmo do Google classifica os resultados exibidos na busca de acordo com a popularidade do site, e logicamente o quanto determinada página é relevante para a pesquisa realizada.

Se você pretende montar uma loja virtual, ou até já tenha uma, não deixe de incluir no seu planejamento, uma estratégia bem definida para Link Building, ou simplesmente construção de links.

Quando o Link Building é bem aplicado contribui muito para gerar tráfego orgânico não pago, gratuito, para a sua loja virtual, e que naturalmente pode resultar em aumento de vendas, uma estratégia fundamental.

Hoje em dia, o Google está cada vez mais exigente, e a melhor mentalidade para Link Building é sempre pensar da forma mais natural possível, sem usar de artifícios. Mais vale poucos links de qualidade que tenha a ver com seu Nicho, do que uma grande quantidade de links praticamente inúteis.

Como falei no início desse artigo, o Link Building faz parte das estratégias de Search Engine Optimization, e para aplicar SEO em seu E-commerce, você deve aplicar técnicas de SEO on-page, otimizando a estrutura da página, e o conteúdo de cada página de produto. Além disso, você deve aplicar técnicas de SEO off-page, que consiste em aumentar a quantidade e a qualidade dos links que apontam para sua loja virtual.

Se sua loja virtual não possui recursos avançados de SEO para otimizar a página, sem dúvida realizar as práticas de Link Building sejam a melhor saída para você aumentar a relevância de sua loja e melhorando o posicionamento dos resultados de pesquisa do Google.

Entendendo o Link Juice

Somente para complementar o assunto, os links podem ser “dofollow” ou “nofollow”. Os links follow são altamente relevantes, porque passam “Link Juice”, ou seja, parte da relevância do site que está apontando o link, passa para o site que está sendo apontado, e os links nofollow são menos relevantes porque não passam “Link Juice”.

A grande maioria dos links que você vai conseguir num trabalho de Link Building, são links nofollow, assim como os links pagos, de anúncios de texto ou gráficos.

Onde conseguir Back Links ?

Logicamente tudo vai depender onde está seu público-alvo, e do tipo de produto que você comercializa. De acordo com a faixa etária, seus hábitos, onde costumam navegar na Internet, tudo isso deve ser levantado.

Nas redes sociais

Muitas são as técnicas para se conseguir back links, e com certeza as redes sociais tem extrema importância nesse processo, tanto de conteúdo que você publica diretamente nas redes sociais, como os seus links que são compartilhados, curtidos, twitados, retwitados, etc. – tudo isso conta.

As redes sociais mais comuns são: Facebook, Google Plus, Twitter, Pinterest, Instagram, etc.

Outros sites

Sites que se relacionam com o seu Nicho de mercado, que exista audiência que possa ser interessante para sua loja virtual, como: Blogs, Foruns, Grupos de Discussão e tantos outros.

Desenvolva um Blog

Isso mesmo um blog pode ajudar em muito a construir os seus back links, mesmo que considerados links internos, mas ajudará também a gerar tráfego para a loja virtual.

Conclusão

Esse artigo certamente é somente uma breve pincelada sobre o assunto Link Building para Ecommerce, e não tem a pretensão e esgotar o assunto, uma vez que é bastante amplo e extenso.

Acredito que todo o lojista virtual ou gerente, enfim quem esteja a frente do negócio de vender pela internet, deva ter conhecimento suficiente sobre esse assunto, tanto para executar internamente dentro de sua empresa, ou até para contratar os serviços especializados de uma agência de SEO.

Mantenha-se informado sobre estratégias de link building no e-commerce e outras estratégias de SEO aplicadas ao comércio eletrônico, assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...
Link Building no e-commerce, 10.0 out of 10 based on 1 rating

1 COMENTÁRIO

  1. Adoro esse site e está me ajudando e esclarecendo bastante sobre e-commerce. Continuem a postar conteúdo de qualidade, pois ajuda bastante quem está iniciando como eu. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA