Magento é boa opção para PMEs afirma executivo do setor

A plataforma Magento é uma das mais utilizadas da atualidade, detendo mais de 26% o mercado de plataformas open source em escala global e mais de 200 mil lojas virtuais.

Neste cenário, o Magento se destaca por ser uma opção open source aos lojistas. Mas, qual o real potencial dessa plataforma e como ela pode servir aos pequenos e médios empreendedores?

Ivan Bastos, sócio-fundador da Webjump, agência especializada em Magento, afirma que a flexibilidade é um dos pontos fortes do Magento: “Isso permite que você inicie uma operação de e-commerce com os principais recursos e, a medida com que o negócio cresce, pode agregar novas funcionalidades com facilidade. O universo Magento, hoje, conta com mais de 6000 módulos já desenvolvidos, e muitos deles até gratuitos”.

Outras vantagens da plataforma citadas por Bastos incluem o catálogo de produtos, que permite vender qualquer tipo de produto e possibilita a criação de atributos infinitos; a integração com sistemas externos e meios de pagamentos por meio de módulos; o fato de a loja vir preparada e estruturada para SEO; e a estabilidade da plataforma.

Plataforma exige compreensão da sua estrutura

Magento é boa opção para PMEs afirma executivo do setor
Magento é uma boa opção para e-commerce de PMEs

No entanto, antes de se aventurar no Magento é preciso entender a sua estrutura e arquitetura, conforme explica o sócio-fundador da Webjump: “Muitos programadores sabem que o Magento é em PHP e acham que dominar essa linguagem será o bastante para programar uma loja virtual nessa plataforma.

Esse é um grande erro e um problema, principalmente no Brasil. É por isso que se valoriza tanto uma certificação em Magento”, acrescenta. Bastos também ressalta que a robustez da plataforma também deve ser entendida pelo lojista antes de começar a trabalhar com Magento: “Muitas vezes os empreendedores acham que o sistema é lento, mas estão rodando a plataforma em um servidor que não está configurado corretamente para suportar o Magento”, completa.

Dentre as grandes empresas que usam Magento atualmente destaca-se a Nike, Olympus e Rovio, “No Brasil, recentemente a Livraria Saraiva adotou a plataforma em seu e-commerce”, acrescenta Bastos.

O executivo afirma que o fato de grandes marcas usarem Magento também é benéfico às pequenas e médias empresas, já que empreendedor estará seguro e poderá expandir seu e-commerce com a certeza de que a plataforma poderá suprir uma demanda maior.

Ainda neste ano, os lojistas podem esperar o lançamento da versão Beta do Magento 2, que está recebendo uma reformulação com nova arquitetura: “A versão final já tem data para lançamento, que será em abril de 2015.

A nova versão promete ser muito mais robusta e ter uma arquitetura muito mais protegida. Desde a aquisição da plataforma pelo grupo e-Bay, estamos ansiosos para ver grandes mudanças e atualizações, e isso deve acontecer a partir do ano que vem”, comenta Bastos.

Salvar