Marketing corporativo no LinkedIn

Marketing corporativo no LinkedIn

Marketing corporativo no LinkedInTer uma estratégia de marketing corporativo no LinkedIn é atualmente uma das grandes opções em termos de marketing nas mídias sociais, principalmente para empresas que possuem um perfil mais conservador e que devido a isso, não encontram lugar apropriado em outras redes sociais mais “descoladas” como o Facebook, por exemplo.

Por ser a maior plataforma de relacionamentos profissionais do mundo, o marketing corporativo no LinkedIn encontra nesse ambiente as condições ideais para geração de exposição da marca e criação de novas oportunidades de negócios.

Delimitando os espaços

Muitas marcas ainda resistem a ideia de ter uma presença marcante no LinkedIn por desconhecerem as ferramentas disponíveis e até mesmo as diretrizes para criação desta presença. Diferentemente de outras redes sociais, o LinkedIn tem regras próprias e a atuação das marcas precisa respeitar essas regras, muitas delas não ditas.

Por ser um ambiente mais formal, estratégias que são aplicadas a outras redes como o Facebook, são vistas como inadequadas no ambiente do LinkedIn, e muitas marcas por desconhecerem essas nuances da criação de uma presença no LinkedIn, acabam colocando tudo a perder e não raramente saem com sua imagem arranhada.

As ferramentas do marketing corporativo no LinkedIn

O interesse cada vez maior pela exposição de marcas no LinkedIn levou rede a desenvolver uma série de alternativas para o marketing corporativo em sua interface, o que vem proporcionando novas oportunidades de divulgação nesta rede.

O volume de alternativas cresceu tanto que criamos alguns módulos em nosso Curso de LinkedIn Online para abordar detalhadamente cada uma delas, já que na medida em que crescem as opções, cresce também o grau de complexidade do seu uso e estratégias possíveis dentro da rede.

O modelo proposto para marketing empresarial no LinkedIn segue a linha do Facebook e várias opções que vemos disponíveis quando trabalhamos com os Facebook Ads estão também presentes no leque de ferramentas oferecido pelo LinkedIn.

Abaixo comentamos sobre as principais opções disponíveis atualmente:

LinkedIn Company Pages

Pensando exatamente na presença corporativa, o LinkedIn oferece como principal ferramenta nesta área as Company Pages. Nelas as marcas podem desenvolver um ambiente de apresentação formal da empresa, sua proposta de valores, de forma parecida com o que é feito nas Fan Pages do Facebook, só que com uma outra abordagem.

Nas páginas corporativas do LinkedIn é possível criar um resumo descritivo das atividades da empresa e trabalhar sua imagem junto a profissionais com os quais a marca tenha interesse de manter contato.

O importante em termos de marketing corporativo no LinkedIn é das um tratamento impecável a essa página, com uma boa apresentação gráfica, riqueza de informações sobre a empresa e acima de tudo, atualização constante do conteúdo.

As Company Pages do LinkedIn funcionarão como o hub para todas as ações de marketing empresarial nesse rede e como peça central do processo merecem toda atenção possível. A página da empresa funcionará como um verdadeiro cartão de visitas e por isso precisa de um planejamento prévio e total conhecimento das ferramentas disponíveis.

Além dessa questão de apresentação formal, as Páginas Corporativas do LinkedIn ainda oferecem outras opções de trabalho, como a descrição de produtos e serviços através das Showcase Pages, ferramenta recentemente adicionada às Company Pages em substituição à aba de Produtos e Serviços, e também a possibilidade de disponibilizar vagas de trabalho na página.

Usando os LinkedIn Ads

Uma outra opção para o marketing corporativo no LinkedIn são os LinkedIn Ads, os links patrocinados da rede. Eles funcionam de forma parecida com a dos Facebook Ads e são uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços no LinkedIn.

Uma das grandes vantagens dos LinkedIn Ads é a possibilidade de segmentação do público para o qual os anúncios serão exibidos. Com recursos de segmentação bem parecidos com os disponíveis no Facebook, podemos segmentar o público que pretendemos impactar com os anúncios por critérios como:

  • Nome de empresas
  • Setor e tamanho da empresa
  • Funções e nível de experiência dos participantes da rede
  • Instituições de ensino
  • Gênero e faixa etária
  • Participação em Grupos do LinkedIn

Com estes recursos podemos criar campanhas específicas para cada grupo de pessoas que queremos atingir e com isso trazer muito mais retorno para as campanhas.

No caso dos LinkedIn Ads é importante notas que sua estrutura segue algumas técnicas de criação e comunicação que devem ser levadas em consideração. Elementos como a imagem que acompanha cada anúncio e seu título, por exemplo, devem ser previamente estudados para que possamos extrair o máximo em termos de resultado do anúncio.

Postagens Patrocinadas no LinkedIn

Além dos LinkedIn Ads, agora também podemos contar com o recurso de Postagens Patrocinadas em nossa ações de marketing corporativo no LinkedIn. Mais uma vez, a ferramenta é bem parecida com o recurso de Promoção de Publicações no Facebook e tem como objetivo aumentar o alcance das publicações na página da empresa e com isso sua exposição.

Esse recurso é muito interessante quando você está tentando aumentar a base de profissionais que seguem a página da empresa e consequentemente as mensagens publicadas nelas. Para uma estratégia de marketing de relacionamento no LinkedIn, é certamente um recurso que vale a pena tentar.

Embora muita gente acredite que o LinkedIn seja restrito ao marketing pessoal e profissional, como você pode ver, há muito espaço para a criação de ações de marketing corporativo no LinkedIn. É uma questão de conhecer as ferramentas disponíveis e criar as estratégias necessárias para atingir os seus objetivos.

Fonte: Blog do Curso de LinkedIn

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