O que é mitos e verdade sobre SEO em lojas virtuais

Hoje nós vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais, um assunto que sempre gera polêmica.

Muitas pessoas acreditam que o SEO é a salvação para um bom desempenho de uma loja virtual, enquanto outros desdenham sobre os resultados que um bom processo de otimização de sites para ferramentas de busca pode trazer.

O problema então fica por conta de saber identificar os mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais e separar o joio do trigo de uma vez por todas.

Principais mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais

Fizemos um apanhado sobre os diversos mitos sobre SEO no e-commerce e listamos abaixo aqueles que nos chamaram mais atenção, colocando cada coisa em seus devido lugar.

1 – SEO e lojas virtuais: ser o primeiro é ser o melhor

A busca incessante por estar na primeira colocação dos mecanismos de busca leva a crer que ser o primeiro é ser melhor, mas a história não é bem essa.

Ser o primeiro significa que a sua loja virtual receberá mais visitas, contudo, não que vá gerar mais vendas, afinal, existem outros fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.

Por isso, colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é obviamente uma meta a ser perseguida, mas é preciso analisar o caminho que os visitantes deste link estão percorrendo no seu e-commerce e sua taxa de conversão.

2 – Meta tags melhoram o posicionamento

O uso das Meta Tags, campos especiais que trabalhamos no processo de SEO onpage, que fazem uma apresentação da página ao Google também entram no rol dos mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais.

As meta tags já foram indispensáveis para uma boa estratégia de SEO para lojas virtuais, mas com a atualização dos algoritmos do Google, elas deixaram de ser tão importantes.

As meta tag Keywords, que muitas lojas virtuais ainda utilizam, nem são mais consideradas pelos mecanismos de busca. Mas as meta tags Title e Description, sim, ainda são bastante relevantes.

Ao realizar uma busca, o usuário vê o link para o seu site, que é criado a partir da meta tag Title,  e a descrição da página logo abaixo, gerada a partir da meta tag Description.

O tratamento adequado destes dois campos, com um trabalho de argumentação bem estruturado e um Call to Action no final, para incentivar o clique e visita à loja, é fator fundamental na construção de uma taxa de conversão elevada.

3 – O importante é ter muitas páginas

Uma loja virtual já possui muitas páginas, concorda? Então para quê aumentar, ainda mais, a base de dados só para tentar ganhar melhor posicionamento?

Em vez de investir em quantidade, invista na qualidade das páginas, com conteúdos relevantes e voltados para as necessidades dos seus clientes. Além disso, quanto mais páginas, maior o tempo e os recursos para fazer a manutenção, o que pode comprometer a sua estratégia de SEO e lojas virtuais.

Mitos e verdades sobre SEO no e-commerce

4 – Ter uma grande quantidade de links externos é o segredo

Entre as dezenas de perguntas que analisamos quando estávamos elaborando este texto sobre os mitos e verdades sobre SEO no e-commerce, uma das mais comuns diziam respeito a quantidade de links externos.

Mais uma vez, foque-se na qualidade dos links, não na quantidade. De nada adianta ter centenas de links apontando para sua página vindos de outros sites que não têm reconhecimento nenhum na rede ou nada em comum com o seu e-commerce.

Links de qualidade são conquistados com o tempo e devem vir de sites que tenham tudo a ver com a sua loja virtual, que possuam reputação e sirvam como recomendação. O SEO offpage precisa trazer coerência em relação ao conteúdo.

5 – SEO é tudo o que você precisa para a sua loja virtual

O processo de SEO sozinho não garante o sucesso da sua loja virtual, ele apenas contribui para que outras estratégias sejam melhor percebidas pelo seu público e pelos mecanismos de busca, como o conteúdo relevante e a experiência de navegação do usuário.

Apostar apenas na dupla SEO e lojas virtuais não vai garantir o seu sucesso, mas um bom planejamento de marketing digital, sim.

Será necessário trabalhar com e-mail marketing, marketing nas redes sociais e tuas as ferramentas da “caixinha” do bom profissional de marketing digital.

SEO não traz resultados

Entre os mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais, nem dá para qualificar este em um dos dois grupos, pois quem fala uma coisa dessas está demonstrando desconhecimento mesmo.

É claro que om bom trabalho de SEO no e-commerce traz resultados sim, mas isso não acontece da noite para o dia e muito menos em uma semana. É por definição uma estratégia de médio/longo prazo.

Ajudando no posicionamento da sua marca na internet, ele contribui para o aumento de tráfego na sua loja virtual, gera maior visibilidade para os seus produtos, torna a sua loja virtual mais facilmente encontrável na rede e cria relevância para os usuários que fazem buscas na internet.

Você deve ter percebido que um conteúdo de qualidade é mais importante do que qualquer outra coisa em qualquer estratégia de marketing digital, e para melhorar o posicionamento da sua loja virtual nos mecanismos de busca, é fundamental, você não concorda?

A divulgação de uma loja virtual exige planejamento e também prazo de amadurecimento do projeto. SEO não é coisa para ontem, como vimos no artigo, mas vale a pena investir, pois os resultados são compensadores.

Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre SEO em lojas virtuais, fica mais fácil identificar quais os caminhos a seguir. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões relativas ao processo de SEO no comércio eletrônico, assinando a Newsletter do Guia do E-commerce.

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