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Modelos de E-commerce e Suas Características

Conheça neste artigo os diversos modelos de e-commerce, quais são as suas principais características operacionais e público para os quais são direcionados.

Modelos de E-commerce – Conheça as diversas denominações

Quando falamos em modelos de e-commerce estamos no referindo às diversas configurações possíveis em uma atividade de venda pela Internet.

Uma atividade comercial pela internet pode pode ser estruturada com base em diversos modelos de negócios no e-commerce, em função principalmente do tipo de relação entre as partes compradora e vendedora.

É importante conhecer detalhes sobre os modelos de e-commerce para que você possa estruturar o seu planejamento em função das características próprias de cada um desses modelos.

Os modelos de e-commerce com origem nas empresas

Confira abaixo quais são os principais modelos de e-commerce e quais são as suas principais características e finalidades.

Business to Business  – Modelo B2B

O modelo de comércio eletrônico Business to Business ou B2B como também é conhecido, tem como principal característica a relação comercial entre duas empresas.

Um volume bastante significativo do comércio eletrônico mundial é feito nesta modalidade e por isso entre os modelos de e-commerce, este é um que vem ganhando cada vez mais espaço.

As transações no modelo B2B, em sua grande maioria, se dão através de  redes privadas partilhadas entre duas empresas ou mais empresas. É uma prática que possibilita ganhos de produtividade e elimina intermediadores.

Estre os modelos de e-commerce, este é um em que o próprio sistema já é moldado para este tipo de transação e geralmente exigem uma plataforma de e-commerce B2B específica.

Business to Consumer – Modelo B2C

O modelo de e-commerce Business to Consumer, também conhecido como B2C, é o mais conhecido do grande público e envolve a venda direta dos fabricantes e distribuidores ao consumidor final.

As grandes lojas virtuais como Submarino, Netshoes, Extra e outras são exemplos clássicos desse modelo de e-commerce. No Brasil é o segmento que cresce de forma mais acelerada em função do ingressos de pequenos e médios empresários

Business to Employee – Modelo B2E

Por último, temos o modelo Business to Employee, onde as empresas criam plataformas de e-commerce, geralmente no formato intranet, para oferecer produtos e serviços para seus funcionários com preços diferenciados.

No Brasil temos um modelo de B2E muito interessante criado pela PREVI, fundação dos funcionários do Banco do Brasil.

O Clube de Benefícios da PREVI, através de uma rede de parcerias, oferece diversos produtos e serviços ao seu corpo de funcionários com preços significativamente menores do que os praticados no mercado aberto.

Modelos de E-commerce

Modelos de e-commerce com origem nos consumidores

O segundo grupo de modelos de e-commerce é o que tem como origem do interesse de venda o próprio consumidor.

Consumer to Business – Modelo C2B

Esse modelo de e-commerce é justamente o contrário do modelo B2C. No modelo C2B, são os consumidores que ofertam seus produtos e serviços para as empresas. Ainda é um modelo pouco utilizado no Brasil, mas em outros países é um grande mercado.

Por aqui, o destaque para ecommerce no modelo Consumer to Business fica por conta dos sites de oferta de serviços freelancer como Marketing Job, o WorkanaWe Do Logos.

Consumer to Consumer – Modelo C2C

Neste modelo de comércio eletrônico a relação comercial se dá entre duas pessoas, geralmente através de uma plataforma de e-commerce que promove a intermediação da operação.

No Brasil, o pioneiro no modelo Consumer to Consumer foi o Mercado Livre e também o Olx, dois gigantes em seu setor.

Modelos de E-commerce

Modelos de e-commerce com origem nas mídias

Entre os modelos de e-commerce, um que vem ganhando cada vez mais relevância é o Social Commerce, as vendas realizadas através das plataformas de mídias sociais.

F-commece – Vendas através do Facebook

É um dos modelos de e-commerce que deu início a essa nova tendência. O F-commerce como é conhecido é baseado em lojas virtuais que podem ser criadas em uma página no Facebook.

Essa opção de vender pelo Facebook vem ganhando ainda mais força, depois que a plataforma ofereceu a opção de integração de sua loja virtual com lojas do Instagram Shopping.

Essa opção do Facebook pode ser integrada diretamente com a sua loja virtual. Por isso, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce veja se o sistema oferece essa integração.

Instagram Shopping – Vendas no Instagram

Como dito anteriormente o Instagram oferece também a venda direta de produtos em sua plataforma, através do Instagram Shopping, seja através da integração direta com a loja no Facebook ou através de aplicativos como o Bagy, por exemplo.

A opção de vender pelo Instagram faz todo sentido, já que é uma rede de impacto visual muito grande, o que facilita a exposição de produtos e também um ambiente de alto grau de engajamento.

Modelos Híbridos

Com essa variedade de modelos de e-commerce e suas características, surge uma bela oportunidade, pois com as plataformas de e-commerce que temos hoje, podemos em um só sistema, montar modelos diferentes, para atender a necessidades específicas do público.

Com essa variedade de modelos de e-commerce e suas características, surge uma bela oportunidade, pois com as plataformas de e-commerce que temos hoje, podemos em um só sistema, montar modelos diferentes, para atender a necessidades específicas do público.

Agora que você já conhece os principais modelos de e-commerce e suas características, já pode escolher o seu e começar a elaboração do plano de negócios para seu e-commerce.

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