Motivos para montar uma loja virtual com WordPress

Motivos para montar uma loja virtual com WordPress

Em tempos de crise como o que vivemos, existem alguns bons motivos para montar uma loja virtual com WordPress e como sabemos que nem todos percebem quais são, resolvi listar neste artigo alguns deles.

Muita gente ainda vê a plataforma WordPress apenas como uma opção para a criação de blogs, mas o que não sabe é que o sistema evoluiu tanto nos últimos anos, que é possível montar uma loja virtual com o WordPress que não fica nada a dever para outras grandes plataformas voltadas exclusivamente para o comércio eletrônico.

Com a disparada dos preços das plataformas de e-commerce no Brasil nos últimos anos, abriu-se um espaço no mercado, que foi rapidamente ocupado pelo WordPress, em um movimento silencioso e constante, que já a coloca entre as primeiras colocadas no ranking das plataformas de e-commerce mais usadas no mundo.

Confira abaixo os motivos para montar uma loja virtual com WordPress que listei e diga se do ponto de vista prático, alheio a paixões e marketing dos fornecedores de outras soluções, eu tenho ou não tenho razão em apoiar esse tipo de iniciativa.

O preço é bem mais barato podendo ficar até de graça

O primeiro motivo para montar sua loja virtual com WordPress é que sai muito mais barato do que a maioria das opções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.

Se você possui bons conhecimentos de como funciona o WordPress ela sai literalmente “di grátis”.

Não que você vá instalar o WordPress e a loja vai se configurando sozinha. Você terá um bom trabalho entendendo a estrutura da template e testando configurações para chegar à solução ideal.

Esse trabalho todo vale a pena quando você o compara com o custo de muitas plataformas por ai.

Se você ainda não domina as técnicas de gerenciamento do WordPress, uma boa opção é participar no nosso Curso de WordPress, onde temos um módulo voltado para criação de lojas virtuais.

Hospedagem de baixo custo

Motivos para montar uma loja virtual com WordPressOutro fator que pesa na hora da opção por montar uma loja virtual com o WordPress é o baixo custo de hospedagem, principalmente se a sua loja não tiver um volume absurdo de acessos logo no início, algo como 20.000 visitas por dia.

Um bom provedor de hospedagem suporta uma plataforma WordPress tranquilamente até esse volume de acesso.

É claro que você vai precisar de um plano de hospedagem mais robusto e um provedor que realmente cumpra com as promessas que faz em seu marketing, algo, infelizmente pouco comum aqui no Brasil.

A outra opção de plataforma de e-commerce open source que nós temos, a Magento, é sem sombra de dúvida um ótimo sistema, mas é extremamente exigente em termos de hospedagem, e não pode, por exemplo, ser instalada em um plano compartilhado.

É uma solução própria

A segunda vantagem que vejo em montar seu e-commerce com o WordPress é que você estará trabalhando em uma solução própria, ou seja, não ficará na mão de ninguém para promover alterações de layout ou instalar novas funcionalidades.

A plataforma de e-commerce é como um imóvel. Muita gente quer uma super loja, bem decorada e localizada mas não tem capital para compra-la. Outras pessoas não gostam de alugar nada, pois acham que é dinheiro jogado fora, pois a loja nunca será sua.

Criando e aperfeiçoando sua própria solução de e-commerce, você vai construindo sua loja e sofisticando-a de acordo com o capital disponível e todo o dinheiro que você coloca nela é investimento em uma solução própria.

Funcionalidades praticamente infinitas

Os plugins do WordPress, principalmente aqueles voltados para o e-commerce, como vários que encontramos em sites especializados como o Code Canyon, oferecem opções praticamente infinitas de incorporação de novas funcionalidades à sua loja virtual.

Com isso você pode manter sua loja virtual em constante evolução a um custo bem menor do que geralmente é cobrado por desenvolvedores e fornecedores de plataformas de e-commerce.

Resultado, você poderá ter um e-commerce sempre atualizado com todos os recursos mais modernos a um preço bem baixo, já que estes plugins custam em média entre U$ 15 e U$ 30.

   Leia mais no artigo Plugins de E-commerce Para WordPress

Todos os recursos para marketing digital avançado

Um argumento muito pesado para montar uma loja virtual com o WordPress é o de que é possível contar com os mais sofisticados recursos do marketing digital, como remarketing no AdWords, pixel de conversão do Facebook e recursos avançados de SEO para e-commerce.

Muita gente que trabalha com plataformas de e-commerce alugadas reclama de não ter estes recursos a disposição ou que o custo de implementação é exorbitante, e por não terem acesso ao código original do sistema não podem implementar por conta própria.

Com uma loja virtual com WordPress, basta identificar o plugin e fazer a instalação. Nada de programação ou taxas para ter o recurso à disposição na plataforma.

Diversas opções de layout

O que não falta para quem deseja montar uma loja virtual com o WordPress são opções de layout. Sites especializados como o Theme Forest oferecem centenas de opções a um custo que vai de U$ 40 a U$ 60. A instalação do tema, ao contrário do que temos no Magento, é muito fácil e qualquer pessoa com um bom conhecimento da plataforma WordPress consegue fazer.

Outra vantagem é que como a maioria dos layouts profissionais é muito flexível, é fácil, em datas comemorativas do e-commerce como Natal, dia das Mães e outras, você pode tematizar a loja em função do momento e depois reverter para o layout padrão.

Integração com diversos gateways de pagamento

Outro ótimo motivo para montar uma loja virtual com o WordPress é a possibilidade de trabalhar com diversos meios de pagamento online, como transações diretas com administradoras de cartões, PayPal, PagSeguro, Bcash e outros. Em nosso Curso de E-commerce sempre chamamos atenção para a necessidade de termos variedades de formas de pagamento na loja, e o WordPress nos dá esta condição.

Se você estiver trabalhando com o plugin WooCommerce, existem diversos módulos de integração com gateways e facilitadores que, com uns poucos cliques, integram sua loja online a estes recursos. Nada mais rápido e simples de fazer.

Fácil transição para outras plataformas open source

Finalizando nossa lista de motivos para montar uma loja virtual com WordPress, temos a facilidade de migração para outras plataformas. Se a sua loja virtual crescer muito e for necessário migrar para uma solução mais robusta, essa transição pode ser feita de forma muito simples e sem grandes transtornos.

Como já tivemos chance de comentar aqui em nosso blog, a transição de plataforma de e-commerce sempre traz alguns transtornos, mas no caso do WordPress, eles são minimizados pela facilidade de manipulação de URLs e outros parâmetros que costumam trazer prejuízos, principalmente junto aos grandes buscadores.

Nossa lista de motivos para montar uma loja virtual com WordPress poderia se estender por muitos outros itens, mas acredito que só estes expostos aqui já são mais do que suficientes para colocar essa opção dentro do seu planejamento, você não concorda? Mantenha-se atualizado, sobre essa e outras opções de sistemas para criação de lojas virtuais, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

GD Star Rating
loading...
Motivos para montar uma loja virtual com o WordPress, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA