Veja neste artigo qual é a relação entre nichos de mercado e o e-commerce. Conheça as vantagens para o pequeno empreendedor que dá preferência a usar os nichos de mercado para estruturar a sua loja virtual.
Veja neste artigo qual é a relação entre nichos de mercado e o e-commerce. Conheça as vantagens para o pequeno empreendedor que dá preferência a usar os nichos de mercado para estruturar a sua loja virtual.

 

Nichos de mercado e o e-commerce – Uma parceria de sucesso

A relação entre nichos de mercado e o e-commerce é um dos principais pontos que o novo empreendedor do comércio eletrônico precisa estar bastante consciente.

Quando falamos em e-commerce para pequenas ou médias empresas é necessário entender que o grande diferencial, nesse caso, é a possibilidade de a empresa ter foco em determinados segmentos de mercado e não tentar atender todo mundo, como fazem os grandes magazines.

O pequeno e médio empreendedor deve ver no universo online a grande oportunidade de atender nichos de mercado, que antes tinham dificuldades em encontrar determinados produtos, mas hoje, contam com as vantagens dos buscadores para localizar praticamente qualquer coisa na Internet.

Se a empresa entender a relação entre nichos de mercado e o e-commerce e o funcionamento deste conceito, terá muito mais sucesso, de forma muito mais rápida e econômica, do que se ficar tentando competir de frente com os grandes players.

Entendendo os nichos de mercado no e-commerce

Ok, mas como isso acontece? Você deve estar me perguntando. Bem, imagine uma loja de produtos musicais especializada em itens para canhotos. Isso mesmo, pessoas canhotas –  não sei se existe, é uma hipótese!

Quantos itens ela conseguirá vender por mês? Acredito que poucos, não é mesmo? Afinal, quantos canhotos existem em seu bairro que desejam tocar instrumentos musicais? Mas se você levar esse exemplo para o universo da internet, quem tiver esse perfil irá buscar na web e encontrará essa loja, de qualquer parte do Brasil ou do mundo.

Mas é claro, isso só vai ocorrer se a loja estiver realmente lá presente, da forma correta.

Para que isso ocorra, não adianta ter um site estático, não se divulgar, não gerar conteúdos relevantes para o seu público. A empresa deverá construir sua presença digital de forma consistente para ser localizada.

Além disso, precisará se preocupar em ter uma operação logística bem “azeitada” para poder entregar em todo o país, e mais, se quiser vender fora do país deverá investir na construção de um site no idioma do destino de interesse, obviamente.

Nichos de mercado no e-commerce

Avançando na estratégia

Depois que fizer o básico, poderá investir em outras formas de divulgação, como mobile marketing, e mesmo no engajamento dos seus consumidores, via games, além de vídeos que demonstrem a melhor utilização dos seus produtos, bem como marketing em redes sociais.

Não se esqueça de que antes de tudo é necessário desenvolver um bom site, criar interação e conversas com o cliente, aprender a aparecer na busca orgânica dos buscadores, e não apenas fazer links patrocinados.

E, por fim, não acredite em quem quer convencê-lo de que na internet não é preciso investir, que é “baratinho” para anunciar, e coisas do gênero.

Para ter sucesso em uma operação online deve haver estratégia, requer investimentos, sim, de tempo e de dinheiro. Mas qual o problema? Afinal, uma loja física também precisa de planejamento e investimento.

O que ressalto é que para muitos competidores, sua loja na web já representa, hoje, a melhor loja em vendas de toda sua rede.

Para que você possa entender um pouco mais sobre a relação entre nichos de mercado e o e-commerce, sugerimos a leitura do artigo abaixo, publicado aqui no Guia de E-commerce.

Vantagens do e-commerce de nicho

Agora que você já conhece a relação entre nichos de mercado e o e-commerce, o que acha de incorporar esta informação ao seu planejamento estratégico? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Sandra Turchi

Nichos de mercado e o e-commerce
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