Veja neste artigo o que é SEO offpage e qual a sua importância para o processo de otimização de sites para ferramentas de busca. Veja também como essa técnica pode ajudar sua loja virtual a ocupar posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores.
Veja neste artigo o que é SEO offpage e qual a sua importância para o processo de otimização de sites para ferramentas de busca. Veja também como essa técnica pode ajudar sua loja virtual a ocupar posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores.

O que é SEO offpage

Se você ainda não sabe o que é SEO offpage este artigo lhe dará uma boa visão desta importante dimensão do processo de otimização para ferramentas de busca.

Dentro do SEM, que é o marketing para ferramentas de busca, está o SEO, que reúne as técnicas para fazer um site se posicionar de forma orgânica nas primeiras posições das páginas de respostas das pesquisas realizadas nos grandes buscadores, como o Google e Bing.

Por sua vez, a otimização para mecanismos de busca é dividida em SEO onpage e SEO offpage. O primeiro tipo é o mais praticado pelos desenvolvedores e profissionais de e-commerce.

No SEO Onpage, trabalhamos os aspectos internos do site, como  a URL de cada página, títulos, meta descriptions, links internos, palavras-chave etc.

Já o SEO Offpage não é tão difundido entre os profissionais de e-commerce. No entanto, ele é de suma importância para fazer sua loja ser mais bem posicionada no Google e, consequentemente, gerar mais tráfego e mais vendas.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é SEO offpage, seus fatores de rankeamento e algumas dicas de otimização. Confira as docas a seguir!

O que envolve o processo de SEO Offpage?

O SEO offpage é um conjunto de técnicas e atividades que, diferentemente do onpage, acontece fora da sua loja. Portanto, podemos dizer que SEO offpage está intimamente relacionado a links externos para a usa loja e é um trabalho que acontece majoritariamente fora da sua loja, envolvendo metas e resultados que você nem sempre tem controle.

Implementando estratégias offpage você está ajudando os buscadores a identificarem o que outros domínios pensam a respeito do seu. Portanto, essa técnica é fundamental para melhorar o posicionamento.

Ao conseguir com que outros sites e blogs comecem a referenciar links do seu domínio, ele começa a se tornar mais relevantes para os buscadores, que por sua vez irão priorizar os links que foram relacionados.

Menções e links naturais vindos de outros domínios são muito valorizados pelo Google. Afinal, isso mostra como a sua página produz conteúdos relevantes e como ela é uma referência para outros sites e usuários.

Quanto mais domínios referenciarem a sua loja, melhor. Quanto mais relevantes forem esses domínios para os buscadores, melhor ainda.

Porém, o SEO offpage ainda não é tratado como prioridade pelos especialistas. Somente 30% dos esforços de SEO são direcionados as estratégias offpage, enquanto o restante fica direcionado no onpage.

Essa “negligência” talvez possa ser explicada pela falta plena do controle dos links que apontam para a sua loja, afinal, não é possível escolher quais domínios irão citar o seu domínio.

Enfim, o SEO offpage diz como a sua loja é vista pela internet. Logo, quanto mais ela é mencionada e linkada por outros sites importantes, mais ela agrega autoridade e confiança à marca. Isso, por consequência, aumenta sua posição nos rankings dos buscadores.

Quais são os fatores impactam nesse tipo de SEO?

Agora que você já sabe o que SEO offpage em seu conceito básico, é importante discutirmos quais são os fatores que impactam os resultados nesta dimensão do processo de Search Engine Optimization.

Basicamente temos:

  • Backlinks para sua loja virtual
  • Autoridade do Domínio
  • Sinais sociais
  • SEO local

Quantidade e qualidade de backlinks

Os backlinks são links que chegam de outros sites para o seu. Quanto mais a sua loja ou o seu blog é referenciado por outros domínios, mais ela é premiada pelos motores de busca.

No entanto, é importante ter uma certa diversidade nessa quantidade. Não é muito bom ter, por exemplo, 500 links vindos de um ou dois domínios diferentes. A diversidade e principalmente, a qualidade são os fatores chave.

Por relevância, entende-se a necessidade de conseguir links de sites e páginas que tenham uma boa autoridade no Google e em outros buscadores.

É difícil ter controle sobre isso, mas se perceber que dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade de sites que retornam para você, então é a hora de diversificar um pouco o conteúdo para ver se ele chama a atenção de outras páginas.

Você pode verificar a autoridade dos domínios que apontam para a sua loja com a ferramenta gratuita Open Site Explorer.

Autoridade do Domínio

A Autoridade do Domínio tem a ver com quantidade e qualidade de backlinks, mas também vai um pouco além disso.

Domínios mais antigos, mais seguros e com mais conteúdos publicados são mais confiáveis aos olhos do Google. Logo, ser uma loja com essas características ou receber links de sites assim pode ser muito bom para você.

Vale ressaltar que autoridade não se conquista de uma hora para outra. É um trabalho árduo que pode levar meses ou anos. Porém, uma vez conquistada autoridade, é bastante improvável que você irá perdê-la.

Sinais sociais

Ter uma marca bastante mencionada, com seguidores engajados e com conteúdos compartilhados também é um bom sinal para os mecanismos de busca. A quantidade de curtidas também é um fator importante.

Ser popular nas redes sociais é relevante para melhorar sua classificação nas pesquisas, pois indica que as pessoas estão também referenciando o seu domínio como relevante.

SEO local

Em se tratando de lojas virtuais, o SEO Local não costuma fazer muita diferença, já que esse tipo de comércio pode vender suas ofertas para todo o país.

No entanto, é bom lembrar que o Google prioriza os resultados de empresas que estão localizadas próximas ao local de pesquisa dos usuários — isso, claro, dependendo da busca feita.

Caso sua empresa também tenha uma loja física, saiba que a sua localidade também é um fator que influencia diretamente o seu SEO.

Como efetuar um bom trabalho de SEO offpage?

Sabendo o que SEO offpage, está na hora de vermos de que forma podemos implementar estas técnicas em sua loja virtual.

Produza conteúdos que possam ser compartilhados

O primeiro passo é cuidar bem da sua casa para que ela possa ser elogiada pelos visitantes. Para isso, você pode criar conteúdos valiosos para os seus consumidores e o seu mercado.

Materiais que trazem dados de pesquisa, opiniões de especialistas no setor, avaliações técnicas, participação do público, soluções para problemas das suas personas, um pouco de humor, entre outros elementos, são características de um conteúdo que costuma gerar um alto engajamento.

A principal dica é habilitar funcionalidades de comentários na sua loja, afinal, eles irão gerar novos conteúdos e também ajudarão no aumento da conversão da sua loja virtual

A segunda é desenvolver um blog dentro do seu domínio. Ao desenvolver artigos relacionados ao seu produto, que possam facilitar o comprador na tomada de decisão, além de aumentar as vendas, também irão servir como excelentes páginas a serem compartilhas e mencionadas por outros domínios.

Faça comentários em blogs e fóruns da sua área

Sua participação nesses canais também pode render bons frutos. Sabe aquele site que você sempre acompanhou ou aquele fórum em que você é bastante ativo? Então, caso eles falem sobre temas pertinentes aos seus produtos ou conteúdos, sua loja pode se beneficiar.

Participe com comentários que venham agregar valor às publicações e aos debates dessas páginas. Não se trata de fazer spam, mas sim de aparições naturais e que, dependendo das suas respostas, podem vir agregadas com links para o seu blog ou e-commerce. Compartilhar seus links nesses locais, também é válido.

Escreva guest posts

Como falamos antes, não é possível controlar quais domínios irão citar o seu, mas escrever para determinadas fontes de tráfego de qualidade, com autoridade, são peça fundamental da estratégia. Ai que entra o guest blogging, que é uma das técnicas mais antigas de link building, que reúne os esforços necessários para conseguir links externos.

Essa prática consiste em escrever conteúdos para outros sites e blogs como convidado. A finalidade, além de promover sua marca e ajudar a educar a audiência de um parceiro, é inserir um ou mais links que redirecionem para a sua loja.

Para isso, procure sites que estejam em seu universo de atuação, desde que não sejam concorrentes diretos. Primeiro porque concorrentes dificilmente liberariam seus espaços para você e, segundo, sua loja não precisará de visitantes que venham de sites de outros mercados, ou seja, tráfego pouco qualificado.

Compartilhe seus conteúdos e ofertas nas redes sociais

Como mencionamos, os sinais sociais são importantes fatores de SEO offpage. Por isso, não se esqueça de alimentar os perfis nas mídias sociais com os conteúdos e ofertas do seu site.

Sempre que pintar um novo post no blog, uma promoção na loja ou uma oferta especial, compartilhe-os em suas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc.

Outra opção válida é criar conteúdos exclusivos para esses canais e distribuir links que levem o público ao seu blog ou e-commerce.

Por exemplo, você pode criar um artigo para o LinkedIn Pulse ou um vídeo para o seu canal no YouTube com um review de um produto e, no final do conteúdo, deixar um link para que as pessoas possam conferir a oferta na loja.

Disponibilize botões de compartilhamento em seu site

Por fim, permita e incentive que o público também possa viralizar o seu conteúdo. Insira botões de compartilhamento em suas páginas de produto e também de conteúdo.

Assim, sempre que as pessoas gostarem muito do que virem, elas poderão levar aquele post ou oferta para os seus seguidores.

Essa é uma cadeia que vai se retroalimentando. Pessoas compartilham conteúdos, mais seguidores acessam o seu site, mais produtores de conteúdo conhecem o seu trabalho, mais backlinks surgem, mais autoridade sua loja ganha, e assim a corrente segue.

SEO offpage não é uma estratégia difícil de entender, mas sim de aplicar algumas de suas técnicas e, principalmente, conseguir os resultados esperados. Afinal, o retorno não depende muito de você, mas uma forcinha pode ser feita para conseguir mais links e menções relevantes para a sua loja virtual.

  Leia também o artigo O que é SEO

Então, percebeu como o SEO offpage pode gerar mais tráfego, reputação e conversões para sua loja virtual? Agora que você já sabe o que é SEO offpage, o que acha de revisar a otimização de sua loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rafael Campos, sócio Diretor de Key Accounts da Vtex

O que é SEO offpage
Avalie