Como estruturar a página de detalhe de produto no e-commerce de moda

Quando tratamos de e-commerce de moda, alguns detalhes da loja virtual são fundamentais para o sucesso neste segmento.

Não que ele tenha “mistérios” não revelados e apenas em poder de alguns iniciados, mas certamente, como em qualquer segmento de mercado, o comércio eletrônico de moda e acessórios, também tem suas particularidades.

Nas lojas virtuais voltadas para o segmento de moda o detalhamento do produto desempenha um papel fundamental no processo de compra, já que se trata de um produto que muitas das vezes se destaca, justamente por pequenos detalhes que precisam estar bem evidenciados.

Em nosso curso de criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção para a importância dos recursos que compõem a página de detalhes de produtos de uma loja virtual. No comércio eletrônico de moda, esse cuidado deve ser redobrado.

A página de detalhe de produtos como centro das atenções

Em toda loja virtual, a página de detalhes de produtos desempenha um papel crítico no processo de argumentação de vendas, já que em última análise, se trata da verdadeira página de conversão de qualquer campanha de marketing ou outro incentivo de venda, pois é nela que todo o processo de compra se inicia.

Em nosso curso de criação de lojas virtuais sempre chamo atenção para a importância dos recursos que compõem a página de detalhes de produtos de uma loja virtual. No comércio eletrônico de moda, esse cuidado deve ser redobrado.

Em se tratando de lojas virtuais de moda, devemos analisar com cuidado os elementos da página de produto para que nada seja esquecido, tanto no que diz respeito aos detalhes técnicos como o que se refere ao próprio conceito da loja.

Recursos de detalhamento de produtos

Uma loja virtual de moda precisa contar com recursos de detalhamento de produtos já que muitas das vezes este é o principal argumento de venda do produto. Portanto, use e abuse de recursos de detalhamento como:

  • Zoom da imagem;
  • Efeito Lupa ao passar o mouse na imagem de produto;
  • Flip horizontal da imagem simulando frente e verso;
  • Diversidade de imagens.

O importante é passar o máximo possível de detalhes do produto, simulando no meio digital a experiência de compra que o cliente teria no mundo físico.

Vídeos na página de detalhes de produto

A página de detalhe de produto no e-commerce de modaOs vídeos são sabidamente grandes aliados da conversão em qualquer loja virtual. As pesquisas mostram que a inserção de vídeos nas páginas de detalhes de produtos pode aumentar em até 30% a taxa de conversão.

No e-commerce de moda, especificamente, não tenho dados, mas por experiência acredito que o incremento seja ainda maior.

O vídeo na página de detalhes de um e-commerce de moda desempenha um papel fundamental, que é o de demonstrar o caimento da roupa, um item fundamental na decisão de compra seja no mundo físico ou virtual. É o tipo de coisa que faz as mulheres comprarem pela Internet sem medo.

Padronização é o entrave ao crescimento do e-commerce de moda

Um dos maiores obstáculos para o progresso do e-commerce de moda no Brasil é a total falta de padronização de medidas. Esse problema pode inclusive causar a desistência de uma compra tão arduamente trabalhada através de SEO, Links Patrocinados, E-mail Marketing ou Redes Sociais. Ou seja, desperdício de recursos e queda de faturamento.

A solução para esse problema está na criação de um Guia de Medidas, esclarecendo os consumidores sobre a metragem de cada medida codificada como tamanhos P, M, G ou GG. Isso cria mais confiança em relação às medidas da roupa e consequentemente, aumenta a taxa de conversão.

Na página de detalhes de produtos é interessante criarmos um link ou aba para uma tabela de medidas da loja ou fabricante. Com um de nossos cliente, a simples implementação desse recurso provocou um crescimento de mais de 10% nas vendas.

Cross Selling no comércio eletrônico de moda

O uso de técnicas de Cross Selling adequadas também é um dos segredos para elevar a rentabilidade da página de detalhes de produtos de uma loja virtual de moda e acessórios. Selecionar cuidadosamente as sugestões que serão oferecidas pode aumentar sensivelmente o ticket médio da loja.

Um dos segredos nesse recurso é trabalhar com complementos e não sugestões de peças do mesmo gênero. Ao sugerir complementos você ajuda a completar o look, o que tende provocar uma taxa de conversão maior nessa estratégia.

Quando falamos em e-commerce de moda estamos falando de riqueza de detalhes e certamente, a página de detalhes de produtos de uma loja virtual de roupas e acessórios é o lugar ideal para lançar mão de tudo que houver de melhor em termos de recursos e melhoria da experiência do usuário, sem obviamente poluir o ambiente.

A página de detalhe de produto no e-commerce de moda é de suma importância para o sucesso de sua loja virtual, por isso, dedique um bom tempo para análise do seu desempenho e oportunidades de modificações.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce