Planejamento em e-commerce - Veja por por onde começar

Planejamento em e-commerce – Veja por por onde começar

Planejamento em e-commerce - Veja por por onde começarTodos os empreendedores de e-commerce tem a mesma dúvida na hora de planejar seus negócios online: Por onde começar? Um bom ponto de partida é iniciar através do planejamento de marketing e comercial.

Um negócio de e-commerce nada mais é do que um comércio, e no comércio varejistas, a essência é comprar e vender! Por tanto, a partir da compra, ou seja, do produto, iniciam-se todos os desdobramentos do ato de planejar.

Definido o produto (ou mix), começa-se a pensar 360º. a respeito do negócio:

Compra

Os varejistas de lojas físicas normalmente falam: O lucro está na compra! Isso na maioria das vezes é verdade, principalmente para produtos não exclusivos, e facilmente comparáveis. Com boas compras, há possibilidade de ter boas margens.

Então, após definir o mix de produtos, é o momento de negociar a compra com fornecedores e brigar pelas melhores condições.

Dentro do planejamento comercial deve-se pensar também na árvore de produtos e navegação, mark up, preço de venda, cadastro dos produtos com descrição detalhada, fotos, vídeos. Tente sempre aplicar conceitos de SEO!

Qual vantagem competitiva temos para comprar o mix de produtos definido? Por que e como somos melhores que nossos concorrentes nesse quesito?

Logística

Depois da definição comercial efetuada, fica mais fácil pensar na logística. Como receber as mercadorias? Como dar entrada? Qual o volume e equipe necessárias?  Qual a melhor maneira para armazenar? Quais transportadoras podem atender os potenciais clientes? Que embalagens devo usar? Haverá embalagem de presente? Qual tratativa para logística reversa?

Tecnologia

Muitos empreendedores imaginam que a plataforma deve ser o primeiro item avaliado para iniciar uma operação. Grande engano! TI deve estar alinhada com as necessidades de negócios. Em primeiro lugar, deve-se pensar na estratégia e como a operação acontecerá, aí sim, desdobramento tecnológico é fundamental.

Que funcionalidades meu e-commerce precisa? O que é indispensável? O que seria um diferencial para vender meus produtos e garantir a experiência que desejo proporcionar aos meus clientes? Que sistemas são importantes para a atender minhas necessidades e administrar o negócio?

Há vários sistemas, integrações e tecnologias que devem ser investigadas: meios de pagamento, anti-fraude, sistema de busca especializada, recomendação e personalização, plataformas de disparo de e-mail marketing, atendimento ao cliente, entre outras.

Marketing

Com Comercial, Logística e Tecnologia no prumo, faz todo o sentido pensar no planejamento de marketing e comunicação. Tenho uma estrutura bem planejada, sei o que quero e posso vender (comercial), como entregar (logística) e tenho os meios tecnológicos para isso (TI).

Agora como anunciar? Como atrair público para a minha loja? Como meu público alvo será impactado pela comunicação? Devo ter bases parceiras? Como extrair o máximo do Google Adwords?

Pessoas

Por último, e não menos importante, o fator crítico de sucesso para qualquer negócios são as pessoas. A definição assertiva da equipe é vital para o negócio prosperar, no fim do dia, são elas que irão executar o planejamento e atingir as metas.

Outros pontos importantes de caráter administrativo que devem ser olhados em um planejamento de e-commerce são questões como: planejamento fiscal, jurídico, contábil, financeiro.

Quantifique tudo isso, coloque no papel, avalie os cenários e boas vendas!!!

Com informações do NextEcommerce

GD Star Rating
loading...
Planejamento em e-commerce: Por onde começar?, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA