Princípios de SEO no e-commerce que todo lojista deve saber

Princípios de SEO no e-commerce que todo lojista deve saber

Em termos de e-commerce, é sabido que uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes é o SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca. Afinal de contas, a atitude mais comum quando se sabe “o que” procurar, mas não se sabe “onde” procurar, é jogar um ou mais termos no campo de um buscador como o Google.

Partindo desse princípio, as lojas virtuais têm apostado alto nessa ramificação do marketing digital para se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores e com isso direcionar tráfego qualificado para sua loja virtual, apresentando aos mesmos exatamente o produto ou serviço buscado.

Embora tão importante, percebe-se que algumas empresas trabalham SEO de maneira equivocada e, por isso, alguns princípios do SEO no e-commerce precisam ser esclarecidos para que o trabalho surta realmente efeito.

O SEO no e-commerce é um investimento de médio/longo prazo

Princípios de SEO no e-commerce que todo lojista deve saberEstar entre os primeiros colocados no Google é uma das metas de qualquer equipe de marketing, mas isso não é tarefa simples e nem acontece do dia para a noite.

Ser Top 10 no Google é resultado de muito planejamento e um trabalho que não tem fim. O SEO no e-commerce, como em qualquer outro site, é fruto de muito planejamento e pesquisa.

Um bordão inquestionável – O Conteúdo é Rei

Em termos de SEO o conteúdo é realmente quem manda nos dias de hoje. O conteúdo precisa ser criado com método e atenção a cada detalhe. Em nosso curso de SEO sempre saliento que o trabalho de otimização de sites é um trabalho de formiguinha, baseados em muitos pequenos detalhes quem dão forma ao todo.

No caso de otimização de lojas virtuais, cuidados como evitar a duplicidade de conteúdo e renovação constante são essenciais para sucesso em termos de Search Marketing.

Palavras-chave escolhidas a dedo e muita pesquisa

Um dos princípios do SEO no e-commerce é a escolha correta das palavras-chave. Ao contrário do que muita gente imagina, as palavras a serem otimizadas não são fruto de adivinhação ou “achismo”. As palavras-chave são determinadas após um exaustivo trabalho de pesquisa e análise.

A web nos oferece uma série de ferramentas extremamente técnica para a determinação de quais as palavras-chave devem ser usadas no processo de otimização de um e-commerce e esse é um trabalho que demanda bastante tempo para ser feito da forma correta.

Em SEO não existe fórmula mágica ou milagre

Vamos combinar uma coisa, não existem milagres em termos de SEO. Gente e muitas vezes empresas que prometem mundos e fundos em termos de otimização de sites não podem ser levados a sério, muito menos contratados.

Para não ser enganado em SEO, verifique o portfólio da empresa ou profissional e analise se ele tem um trabalho consistente e duradouro. Muita gente se vale de técnicas conhecidas como Black-Hat SEO para ranquear algumas palavras-chave, tática que leva inevitavelmente ao fracasso da ação de marketing e na maioria das vezes a uma punição por parte do Google.

Esses são apenas alguns dos princípios do SEO no e-commerce. Vários outros detalhes também precisam ser levados em consideração. Seria muita pretensão querer cobrir todos eles em um único post, mas para quem está começando agora, esses primeiros passos já podem oferecer um rumo inicial.

Mantenha-se atualizado sobre os princípios de SEO no e-commerce e outros artigos relacionados ao marketing de busca no comércio eletrônico, assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...
Princípios de SEO no e-commerce, 10.0 out of 10 based on 1 rating

DEIXE UMA RESPOSTA