Provedores de hospedagem para lojas virtuais

Provedor de hospedagem para loja virtual

Escolher um bom provedor de hospedagem para loja virtual é uma das tarefas mais importantes para quem está estruturando seu e-commerce, pois é ele quem em última instância irá das sustentação a todo o sistema instalado.

Uma hospedagem de e-commerce de baixa qualidade pode jogar por terra todo o trabalho que você desenvolveu.

Dependendo do tipo de plataforma de e-commerce que você adotar, será sua a incumbência de escolher a empresa que irá hospedar o site, e ai, você terá que pesquisar para saber qual delas se adapta às suas necessidades.

Se você fizer a escolha errada, certamente acabará envolvido em diversos problemas, como baixo desempenho, lentidão de páginas, perda de vendas e em casos mais sérios, quando o empreendedor resolve morrer abraçado com o provedor de hospedagem, a inviabilização do projeto de e-commerce.

Infelizmente, quando o assunto é escolher um provedor de hospedagem para e-commerce, no Brasil estamos em maus lençóis. Embora muitas empresas se declarem aptas a prestar esse serviço, o que constatamos na prática é que muito poucas, poucas mesmo, dão conta do recado, tanto é que muitos empreendedores preferem hospedar lá fora em empresas como a Amazon, por exemplo.

Para ajudar você na tomada de decisão sobre qual provedor de hospedagem para loja virtual contratar, nossa equipe levantou alguns pontos que são muito importantes neste processo.

O que avaliar na escolha de um provedor de hospedagem para e-commerce

Para podermos criar um roteiro onde vamos hierarquizar as características para que você possa tomar a melhor decisão possível. Basicamente devemos observar X aspectos:

  • Capacidade técnica do provedor de hospedagem
  • Tipo de plano de hospedagem a ser contratado
  • Suporte ao usuário
  • Tradição da empresa no setor
  • Relação custo/benefícios

Todos este parâmetros devem ser analisados em conjunto, pois de nada adianta um provedor de hospedagem se destacar em um item, se no restante ele deixar a desejar. A hospedagem de uma loja virtual funciona como um conjunto, portanto, todos os itens pesam na decisão final.

Capacidade técnica do provedor de e-commerce

Como escolher um provedor de hospedagem para loja virtual
Como escolher um provedor de hospedagem para loja virtual

Um provedor de hospedagem para e-commerce é responsável por manter disponível e funcionando a contento toda a estrutura da loja virtual, desde os acessos web até o serviço de envio e recepção de e-mails, por isso, precisa dispor de uma estrutura robusta e tecnologicamente atualizada.

Um sistema de e-commerce é uma estrutura pesada que requer muita capacidade de processamento e portanto um investimento muito grande em termos de maquinário e serviços, o que nem todos os provedores de hospedagem fazem, o que que acaba prejudicando bastante o desempenho dos seus serviços.

Tipo de plano de hospedagem

Outro item a ser observado na contratação de um provedor de hospedagem para loja virtual é o tipo de plano de hospedagem. Existem planos compartilhados, onde uma série de sites são hospedados em um mesmo servidos, planos semi dedicados, onde um servidor recebe um número menor por máquina.

Outra opção são os planos VPS, sigla para Virtual Private Server , que funciona como um servidor virtualizado, onde uma máquina é dividida em seções e cada uma se comporta como um servidor independente.

Nesse caso, mesmo não sendo um servidor totalmente independente, ele se comporta como um e aloca recursos exclusivos, sem risco de sofrer com excessos de sites hospedados na mesma máquina.

Por último e para lojas cujo tráfego é mais intenso, temos os planos de hospedagem dedicada, onde você terá uma máquina exclusiva para a hospedagem do seu e-commerce.

Prefira os planos onde você compartilha a hospedagem com menos sites ou então o uso de uma hospedagem dedicada para sua loja virtual. No caso de estar escolhendo um provedor de hospedagem para plataforma Magento, nem pensar em contratar um plano compartilhado, pois o sistema não rodará a contento. Invista em uma hospedagem que seja compatível com as necessidades do seu sistema e volume de tráfego da sua loja.

Suporte oferecido pelo provedor

Esse talvez seja o ponto que mais deixa a desejar no Brasil. Um provedor de hospedagem para loja virtual precisa oferecer um suporte que não deixe sua loja inoperante, ou rodando em situação precária.

Verifique se a empresa oferece suporte 24/30/365, ou seja, todos os dias e a qualquer hora. Um e-commerce não pode se dar ao luxo a ficar fora do ar só porque é final de semana ou feriado, concorda?

Outra coisa a ser verificada em uma empresa que ofereça o serviço de hospedagem para e-commerce é a qualidade do atendimento. Muitos provedores de hospedagem atuam de forma desleixada quando a loja enfrenta um problema, sempre alegando que “o problema está no seu sistema senhor”, ou então tentando vender mais recursos, além daqueles que você já contratou e ele não entregou. Faça uma verificação no Reclame Aqui para ver o histórico da empresa.

Histórico da empresa de hospedagem

Avalie o histórico do provedor de hospedagem para e-commerce. Faça uma verificação do histórico da empresa no mercado.
Avalie o histórico do provedor de hospedagem para e-commerce

Trabalhar com uma empresa que já possua uma história em termos de hospedagem de lojas virtuais é o caminho mais adequado, pois provavelmente a empresa já acumulou uma experiência nesta área e está mais capacitada a oferecer uma hospedagem tranquila para o seu sistema.

Pesquise a empresa e peça referências de lojas que já são hospedadas pelo provedor. Se possível, entre em contato com outros lojistas online para os quais a empresa já ofereça a solução.

Não se impressione com propagandas e expressões do tipo pioneira, líder de mercado, especialista e outras, pois na verdade isso não garante coisa alguma. Um provedor de hospedagem para loja virtual precisa oferecer resultados e não apenas o seu “passado de glória”.

Preço e relação custo/benefício

O último critério que iremos analisar na escolha de um provedor de hospedagem para e-commerce é a questão do preço. Parece incoerente mas não é. O preço, desde que dentro do praticado pelas boas empresas do mercado, é o que menos interessa.

Como você pode ver neste artigo, sem um bom serviço de hosting, sua loja simplesmente não funciona, portanto, sua importância passa a ser muito relativa. Esse é o problema com os provedores de hospedagem no Brasil, eles ainda não entenderam isso.

O valor cobrado pelo provedor vai depender de alguns parâmetros como tipo de plano escolhido, capacidade de armazenamento, características do servidor e outros. É bom você cotar o mercado para saber exatamente o que está analisando, justamente para não cair naquela situação de comparar alhos com bugalhos.

Como você pode ver, escolher um provedor de hospedagem para loja virtual é algo que precisa ser alvo de análise para não cair em armadilhas. mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relativos ao e-commerce, assine nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Salvar

Salvar

GD Star Rating
loading...
Provedor de hospedagem para loja virtual, 10.0 out of 10 based on 8 ratings

15 COMENTÁRIOS

  1. Ótima abordagem. A maioria dos provedores de hospedagem para lojas virtuais aqui no Brasil faz isso mesmo. Tive um problema há tempos atrás na Kinghost e a desculpa era sempre que o meu site estava com estouro de pools e que só melhoraria se eu contratasse outros serviços a mais. Como? Se o basicão eles não serviam bem, como é que eu iria contratar mais serviços ainda?

  2. Oi Alberto, parabéns pelo post!

    Você conseguiu abordar uma dúvida muito comum de quem está começando um negócio online de forma bem prática e simples de entender. Realmente, se você está criando um site para você, para sua empresa ou começando um negócio online uma das primeiras dúvidas que você terá é justamente: qual é a melhor hospedagem de sites?

    O problema é que existem muitas empresas de hospedagem de sites e nem todas são confiáveis, ou por não oferecer os recursos necessários de segurança ou simplesmente porque não possui uma estrutura de atendimento ao cliente (e suporte técnico) satisfatória – e, acredite, isso faz muito diferença na hora do aperto. Essa é a hora de parar, estudar e fazer escolha cuidadosa, pois ela será determinante para o seu site.

    Enfim, parabéns de novo pelo ótimo post.

  3. Oi Luciana

    Esses problemas são bem mais comuns do que se imagina e é por isso que está havendo uma grande migração para provedores hospedados lá fora. A coisa funciona da seguinte forma. Os provedores de hospedagem vendem planos com um overselling gigantesco a um preço que eles sabem que não dá para entregar o prometido. Depois que o site está instalado e dando problema, eles começam a oferecer serviços adicionais para compensar o prejuízo do plano “baratinho” que eles te venderam inicialmente.

  4. Uma dica Luciana

    A Kinghost nem pensar. Estamos tendo sérios problemas por lá e o descaso é total. A melhor coisa que você fez foi ter saído mesmo, o que já estamos providenciando para o nosso site também.

  5. Isso mesmo Celio, também tive problemas na Kinghost principalmente com suporte, depois de muito bate boca para acertar tudo, o site ficava no ar por algumas horas e caía.

  6. Bom dia Alberto Valle!
    Obrigado por compartilhar este excelente artigo!
    Tenho uma dúvida, e se você ou alguém puder me esclarecer, ficaria muito grato.
    Contratei os serviços da UOLHOST para minha loja virtual. Estou muito satisfeito com tudo, menos uma coisa. Eles não conseguem que minha URL seja apenas meu domínio prório. Ela fica acrescida, durante toda a navegação, do termo “minhalojanouol” (ficando assim: omega3bh.minhalojanouol.com.br). Acredito que isto pode estar atrapalhando a indexação da loja pelos sites de busca, e comprometendo o SEO da loja.
    Será que procede ou não tem nada a ver?
    Desde já agradeço, muito obrigado!
    Tomé Ferreira

  7. Olá Tomé

    Sem dúvida alguma esse tipo de URL não favorece o seu posicionamento nas ferramentas de busca. Essa estrutura de URL deve-se ao fato de como a UOL está hospedando a loja, que na verdade não está em seu domínio raiz, mas sim funcionando como um redirecionamento para uma estrutura interna.

    Existe uma coisa pior. Se depois você quiser mudar de plataforma, perderá todas as posições conquistadas no Google, pois ao cancelar o contrato, as URLs serão desativadas e como o seu domínio real é http://www.omega3bh.com.br, não haverá como redirecionar através do comando 301, que substitui a URL já indexada no Google.

    Um grande abraço

    Alberto Valle

  8. Qual hospedagem vocês sugerem? Pois tenho tido uma sucessão de “fiascos” com hospedagem! Contratei locaweb e era terrível, estava sempre com instabilidade, lentidão, daí migrei para hostgator, e no início estava bom, até que a torre onde estou hospedada (aqui no Brasil) começou a ter problemas constantes, há meses tem lentidão, site fora do ar, a página não carrega mesmo após vários minutos, um horror! Reclamando com eles, não trocam de torre, não abatem valor da fatura, apesar do péssimo serviço, enfim, um descaso! A mensagem é essa: o serviço que oferecemos é “meia boca” mas você tem que aceitar e pagar por ele, pois não vamos fazer nada a respeito!! O que me aconselham? Preciso mudar de hospedagem!! Obrigada!

  9. Bom dia Alberto Valle!
    Obrigado pela resposta (só hoje foi que vi, rsrs).
    Foi bem esclarecedora.
    Já estou em outro provedor há desde agosto.
    Grande abraço!

  10. Boa noite,!!

    Gostaria se saber um bom provedor de hospedagem para loja virtual.

    Em um preso legal.

  11. Minha dúvida está entre a hostnet e a hostgator, vou ter que adquirir uma loja pronta e estou vendo a prestashop na hostnet. Não vi a opção da prestashop na hostgator, somente a magento. A magento pelo que li é para empresas grandes e eu vou montar um brechó virtual e físico.
    O atendimento vai chat da hostnet é exelente, mas o da hostgator é dificil.
    Só vi estas duas e nem sei onde procurar mais. Se alguem puder dar uma sugestão eu aceito.
    Os tutoriais pra leigos tambem são pra matar um, a gente acaba se sentindo o mais burro do mundo.
    Vamos ver qual será o desfecho!

  12. Estava procurando uma boa empresa de hospedagem para uma loja virtual, mas não encontro nenhuma.

  13. Parabéns pelo artigo sobre provedores de hospedagem para lojas virtuais. Realmente esse é um aspecto de suma importância para o sucesso de um e-commerce, que muita gente acaba esquecendo.

DEIXE UMA RESPOSTA