Qual o perfil do empreendedor digital e quais são suas principais características

Qual o perfil do empreendedor digital e quais são suas principais características

Saber exatamente qual o perfil do empreendedor digital pode ser seu primeiro passo na direção do sucesso em um dos segmentos da economia que mais cresce no mundo inteiro.

Em função da dinâmica e características próprias dos negócios online, o empreendedorismo digital exige dos seus membros algumas características e aptidões diferenciadas do ambiente empresarial no mundo físico.

A importância de saber qual o perfil do empreendedor digital está justamente na avaliação e identificação dessas características para saber se o aspirante a empreendedor online terá chances de sucesso neste ambiente tão exigente.

O mundo online possui características únicas que o torna bem diferente do mundo físico e nem todos os empreendedores, que seriam muitíssimo bem sucedidos no mundo físico conseguiriam ter o mesmo sucesso no mundo digital em função dessas peculiaridades.

Uma realidade diferente do imaginado

Qual o perfil do empreendedor digital e quais são suas principais característicasUm dos maiores mitos dos negócios online é que por se tratar basicamente de tecnologia, o empreendedor digital tem uma vida tranquila e que o sucesso no mundo digital vem de forma fácil e rápida. Nada mais ilusório.

Uma das primeiras características que podemos alinhar com o perfil do empreendedor digital é a disposição e resistência para um trabalho intenso e por vezes cansativo.

Reuniões técnicas e administrativas não raramente varam madrugadas e decisões precisam ser tomadas rapidamente. A tensão e o cansaço fazem parte do cardápio diário.

Achar que basta ter uma boa ideia de negócio na Internet e ela se materializa sem qualquer esforço é como acreditar em conto de fadas.

O empreendedor digital é um ser criativo

Talvez a principal característica do empreendedor digital seja a criatividade, mola propulsora das mudanças e inovações neste segmento.

Não passa pela cabeça do empreendedor online a hipótese do modelo baseado na cópia. Para ele a palavra de ordem é inovar.

O empreendedor digital de sucesso está sempre em dia sobre as novas tecnologias e tenta enxergar de forma diferente o que já existe para propor formas inovadoras. Grande parte do sucesso dos negócios online é atribuída à inovação proposta.

Assumir riscos faz parte do negócio

Algumas pessoas às vezes me perguntam como se tornar um empreendedor digital, e eu sempre pergunto de volta: Você está disposto a correr riscos? Digo isso porque o perfil do empreendedor digital é o de quem não tem medo de assumir os riscos inerentes ao setor.

O empreendedorismo digital lida, mais do que qualquer outra área, com a inovação, o que significa risco elevado. O importante para um empreendedor online é saber avaliar estes riscos e correr apenas aqueles que podem ser de alguma forma administrados, o chamado risco sistêmico do negócio.

Persistência é marca registrada do empreendedor online

Quando pesquisamos qual o perfil do empreendedor digital, uma qualidade que logo nos vem à cabeça é a persistência, que já notabilizou muitos empresários nessa área e é considerado um fator fundamental para o sucesso.

O ônus do espírito inovador é ter que vencer resistências como a desconfiança de investidores e a resistência dos consumidores diante do novo. Ter firmeza de propósito e confiança na sua ideia pode ser a alavanca para continuar indo em frente.

O empreendedor digital é um observador

Em um mundo cada vez mais integrado e até mesmo dependente das mídias digitais, as oportunidades de negócios então por todos os lados.

A cada dia surgem novas demandas e uma das principais características do empreendedor digital é a busca incessante por suprir essas necessidades.

Veja o exemplo recente da Easy Taxi. De uma simples necessidade de conseguir um táxi de maneira rápida, o empreendedor Tallis Gomes criou um aplicativo que se transformou em um sucesso de público e está mudando os hábitos de todo um segmento do mercado de transportes urbano.

Intimidade com os meios digitais

Como em qualquer área do empreendedorismo ter afinidade com o segmento em que se pretende atuar é essencial para o sucesso. O empreendedor digital é necessariamente um heavy user das mídias digitais e sua cultura.

Não faz o menor sentido, por exemplo, adquirir uma franquia de marketing digital sem ter intimidade com as ferramentas e técnicas envolvidas no dia a dia do marketing online. É a afinidade com o universo online que impulsiona as grandes ideias.

Agora que você já sabe qual o perfil do empreendedor digital, o que acha? Se encaixa nele? Mantenha-se atualizado sobre esse assunto e outros na área do empreendedorismo digital assinando nosso Boletim Informativo.

Fonte: Empreendedores Web

Salvar

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA