Quando a troca de plataforma virtual é uma consequência do crescimento do negócio

Quando a troca de plataforma virtual é uma consequência do crescimento do negócio

Quando a troca de plataforma virtual é uma consequência do crescimento do negócioÉ muito comum em meu dia a dia me deparar com gerentes e diretores de lojas virtuais com a dúvida se o seu negócio é grande o suficiente para uma mudança de plataforma ou ainda questionando se o negócio está pronto ou não para tal troca.

De fato dúvidas como estas fazem sentido, principalmente quando se fala de um processo extremamente impactante à uma operação de e-commerce já em andamento.

Porém, muito mais importante do que pareça, o que vai realmente dar indicativos para avaliar esta necessidade é o potencial de crescimento do negócio, sendo que este, obviamente deve estar muito bem alinhado ao que foi previsto em seu planejamento estratégico.

Por este ponto de vista, não importa o quanto sua loja fatura hoje, se 100K ou 1MM, mas sim o quanto a plataforma de e-commerce poderá suportar em termos de escalonamento do negócio, como também, o quanto ela poderá proporcionar de inovação e diferencial competitivo perante seus concorrentes.

Para dar alguns exemplos, se sua estratégia de crescimento está em 40% ao ano e você está operando em uma plataforma que restringe uma gestão de SEO ou que impeça a criação de novas campanhas e estratégias de promoções é hora de reavaliar. Ou ainda, se sua loja virtual tem um tráfego excepcional, as vendas até aumentaram nos últimos meses, mas sua infraestrutura e plataforma são instáveis resultando em um processo onde a experiência do usuário acaba sendo falha, significa que algo deve ser ajustado.

Algumas perguntas ajudam na avaliação de uma troca de plataforma:

  • A atual plataforma possibilita a criação de promoções alinhadas às estratégias que foram traçadas à loja virtual?
  • É possível criar uma identidade visual condizente com minha marca e meu público alvo?
  • Até que ponto a plataforma possibilita criar ações com parceiros?
  • Estou conseguindo criar engajamento com meus clientes em canais mobile, redes sociais e o que mais o mundo digital está demandando?
  • Faça um balanço do quanto você está deixando de ganhar com os bloqueios gerados pela falta de recursos de sua plataforma. Se este número for maior, com certeza a troca se faz necessária.

A sua empresa deve ter suas preocupações focadas em vendas e a sua plataforma deve ser um mero suportador do seu crescimento e consequentemente do aumento de sua taxa de conversão, lhe dando a flexibilidade necessária para inovar.

   Leia o artigo Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce

Mantenha-se atualizado sobre esta e outras questões referentes a plataformas de e-commerce, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Gisele Fleming no E-commerce Guide

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA