Veja nesta matéria quais são as vantagens e desvantagens de se usar uma plataforma de e-commerce alugada. Quais são as diferenças entre os dois modelos e como isso influência em sua decisão.
Veja nesta matéria quais são as vantagens e desvantagens de se usar uma plataforma de e-commerce alugada. Quais são as diferenças entre os dois modelos e como isso influência em sua decisão.

Vantagens e desvantagens de usar uma plataforma de e-commerce alugada

A discussão sobre as vantagens e desvantagens de usar uma plataforma de e-commerce alugada é tema recorrente quando se trata da escolha do sistema para a implantação de uma loja virtual.

Quando o assunto é desenvolvimento de e-commerce, logo se vem em mente o quanto gastar qual plataforma de e-commerce adotar ou até mesmo o custo benefício que determinada plataforma poderá trazer para o negócio.

Deste modo, a melhor maneira de se decidir sobre determinada escolha é obter-se comparações sobre os tipos de plataformas mais comuns no mercado, abordando-se suas principais características bem como suas vantagens e desvantagens.

Breve comparativo entre Open Source e o modelo SaaS

Para melhor orientar a escolha da plataforma de e-commerce a ser adotada, façamos uma comparação entre duas das mais comuns opções disponíveis no mercado, o modelo Open Source e o modelo SaaS:

Plataforma de e-commerce Open Source

Vantagens e desvantagens das plataformas de e-commerce alugadasO modelo Open Source é muito utilizado hoje em dia, não só devido ao fato de se ter em mãos os códigos fonte do e-commerce sem ter que pagar por eles, mas também pela possibilidade que este vem a oferecer no sentido de expansão da loja virtual em si.

Ao optar por um modelo de e-commerce Open Source, trará a vantagem de estar modelando a estrutura da loja de maneira que deseja, ou até contratar a empresa que desejar para trabalhar no processo de desenvolvimento e manutenção da loja não ficando assim vinculado a uma plataforma alugada.

A vantagens das plataformas Open Source

  • Obtenção do código fonte de forma gratuita (No geral, por meio de comunidades de desenvolvedores)
  • Ser o proprietário do código fonte do sistema e ter uma solução própria
  • Possibilidade de modelar e customizar a estrutura da loja e suas funções
  • Alta frequência de atualizações por parte dos desenvolvedores dos códigos

Desvantagens das plataformas Open Source

Necessário qualificação técnica em programação web, ou contratação de setor de desenvolvimento, ou ainda optar por uma empresa terceira para a implementação e manutenção do e-commerce, gerando assim gastos possivelmente maiores comparados a demais opções de plataformas;

Em determinados casos há a necessidade de se investir em infraestrutura para se trabalhar com a plataforma Open Source.

Plataformas SaaS

O modelo SaaS – Software as a Service, tem aderido cada vez mais optantes, sendo em sua maioria pequenas e médias empresas e, ao contrário do modelo Open Source, a opção pelo SaaS é indicada para quem deseja simplicidade, economia e facilidades.

Basicamente o cliente pagará um valor mensal no qual já inclui a hospedagem do e-commerce bem como um suporte para auxílio na modelagem do site que geralmente pode ser feita pelo próprio cliente. É o modelo que chamamos de lojas virtuais alugadas.

Vantagens das plataformas SaaS

  • Baixo custo, comparado ao modelo Open Source em que há necessidade de conhecimentos técnicos ou contratação de empresa terceira para atuar no desenvolvimento e manutenção
  • Atualizações automáticas por parte do provedor do serviço, não necessitando de nenhuma atuação por parte do cliente
  • Fácil customização de layout e funções
  • Dispensável o alto investimento em infraestrutura
  • Disponibilidade de suporte técnico de acordo com o SLA contratado

Desvantagens das plataformas SaaS

  • Restrição de acesso a código fonte da estrutura do e-commerce
  • Não permite expansão incluindo adição de determinados aplicativos / funções, ficando a caráter do provedor do serviço desenvolver demais opções conforme demanda de pedidos de outros clientes

Mais importante do que o desenvolvimento do e-commerce em si deve ser a escolha da plataforma ideal. Não existe modelo de plataforma boa ou ruim, ou seja, cada uma possui suas características que se encaixam com determinado tipo de negócio e nem sempre o mais caro pode ser o melhor ou pior.

Outro ponto a ser destacado está no desenvolvimento da empresa que deverá avaliar até que ponto é vantajoso investir em uma plataforma A ou B devendo-se ter uma visão a respeito do custo beneficio e do retorno financeiro em que determinada escolha poderá afetar.

Mantenha-se atualizado sobre plataformas de e-commerce e outros aspectos relativos ao desenvolvimento de uma loja virtual, assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA