InícioPlanejamento de E-commerceArmadilhas em um projeto de e-commerce

Armadilhas em um projeto de e-commerce

Saiba quais são as principais armadilhas em um projeto de e-commerce

Muita gente fracassa em um projeto de e-commerce justamente por não conhecer as diversas armadilhas que existem no caminho de quem deseja se lançar no mundo do varejo online.

Essas armadilhas do e-commerce aparecem em todas as fases e não apenas na etapa de planejamento como também acreditam muitos empreendedores digitais.

Para poder dar uma ideia dessas armadilhas do e-commerce, resolvemos listar alguns dos principais pontos a serem observados nesse processo.

Obviamente, em um único artigo não podemos cobrir o assunto em sua totalidade, mas pelo menos os principais pontos podemos abordar.

Falta de planejamento é uma das principais armadilhas do e-commerce

Em nossos curso sobre criação de lojas virtuais chamamos muita atenção sobre esse aspecto por acreditarmos que seja a principal causa do fracasso dos projetos.

Para ajudar aos participantes de nossos treinamentos, desenvolvemos um roteiro para criação de lojas virtuais, voltado especialmente para essa etapa. Sem um planejamento e análise do cenário em que se deseja implementar o e-commerce você estará navegando sem rumo e sem conhecer as características do terreno. É uma das principais armadilhas do e-commerce para quem está iniciando, por isso, pense seriamente em elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce.

Mix de produtos muito abrangente

No comércio eletrônico, operar em um nicho de mercado é um dos segredos para o sucesso de pequenos e médios empreendedores. Por isso, procure encontrar um nicho de mercado em que você possua vantagens comparativas e crie um diferencial nesse mercado. Tentar concorrer com os grandes players como Submarino, não faz o menor sentido, pois a estrutura necessária é grande e complexa demais para quem está iniciando.

Improviso e amadorismo

Saiba quais são as principais armadilhas em um projeto de e-commerce
Saiba quais são as principais armadilhas em um projeto de e-commerce
Loja virtual desenvolvida pelo “sobrinho que mexe com computador” e administrada pela “menina da contabilidade que tem MSN” é simplesmente suicídio empresarial.

A qualificação profissional é essencial no ramo do comércio eletrônico. Além da manutenção da plataforma de e-commerce você terá toda a parte de marketing para gerenciar, e isso so pode ser feito por gente capacitada.

Falha no marketing digital

O fundador do Yahoo, Jerry Yang, já dizia

Um site sem divulgação é como um Outdoor no porão, ninguém vê

Se a sua loja não consegue ser encontrada, você não venderá. Faça um planejamento detalhado das suas estratégias de marketing digital e monitore diariamente o desempenho dessas campanhas.

Use e abuse de SEO, links patrocinados e marketing nas mídias sociais. Seja um ponto de referência no seu setor através da criação de um blog para sua loja virtual. Acorde e durma pensando no seu marketing.

Erros de Planejamento Logístico

Essa é talvez a parte mais sensível de um e-commerce e responsável por mais de 70% das reclamações em relação a lojas virtuais. Estude e detalhe minuciosamente todo o seu processo de logística não só de entrega como também de aquisição e reversa.

Identificar possíveis pontos de estrangulamento nesse processo pode valer muito para evitar um Fail em termos de entregas. O case das Lojas Americanas está ai para comprovar essa posição. Loja virtual tem que aparecer nas páginas do Google e não nas do Procon e Reclame Aqui.

Por Alberto Valle no Blog do Curso de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Planejamento de E-commerce

Modelos de E-commerce - Conheça as diversas denominações Quando falamos em modelos de e-commerce estamos no referindo às diversas configurações possíveis em uma atividade de venda pela Internet. Uma atividade comercial pela internet pode pode ser estruturada com base em diversos...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site