Boleto bancário no e-commerce

O pagamento por boleto bancário no e-commerce sempre foi a grande dor de cabeça de qualquer gestor de comércio eletrônico.

Embora seja uma das opções de pagamento mais usadas nas lojas virtuais brasileiras, é uma das que mais  causa frustração na hora da confirmação de pagamento.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais reparo que as pessoas chegam muito preocupadas com a questão de fraudes e negativações dos pagamentos através de cartões de crédito, mas o grave problema dos boletos bancários que não são pagos, passa quase que despercebido.

O índice de confirmação de pagamentos de boletos gerados em lojas virtuais situa-se na faixa de 60% a 70%, o que representa um índice de desistência bastante alto. Se somarmos este índice ao volume de carrinhos abandonados em lojas virtuais, a situação é alarmante.

Por isso, para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce é necessário encarar o problema do pagamento por boleto bancário de frente e como um dos maiores problemas para o sucesso da sua loja virtual.

Pagamento por boleto no e-commerce

Do ponto de vista internacional, o pagamento através de boletos bancários é uma forma de pagamento jurássica, simplesmente não existe nos países mais desenvolvidos. Lá, os cartões de crédito pré-pagos jogaram os boletos para o ”museu das formas de pagamento”. No Brasil essa é a segunda forma de pagamento mais usada no comércio eletrônico.

O medo do uso de cartões de crédito no pagamento feito em lojas virtuais ainda é um dos grandes incentivos à opção pelo boleto bancário.

Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no e-commerce, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet.

Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas traz sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.

Como aumentar a taxa de pagamento de boletos bancários no e-commerce

O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrônico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras.

Clique aqui para conhecer o Curso de Marketing Digital Para Pequenas Empresas oferecido pela equipe da Academia do Marketing

Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto bancário provocarão um aumento imediato na taxa de conversão.

Destaque para o botão Imprimir Boleto – Acredite, grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.

Call to Action – Trabalhe um Call to Action vigoroso

Ambiente exclusivo para pagamento por boleto – Ter uma tela de finalização especialmente desenhada para o pagamento por boleto bancário é uma boa ideia. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam distrair o cliente nessa etapa.

Pagamento não tão óbvio assim – Pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.

Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos

Além de facilitar o entendimento na hora de confirmar as compras que foram feitas através de boleto bancário em seu e-commerce, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.

  • Deixe claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão do mesmo;
  • Nesse mesmo e-mail ofereça uma alternativa para pagamento online, que trazem uma taxa de conversão maior;
  • Crie um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto;

O pagamento por boleto bancário no e-commerce é um problema grave, mas com algumas ações simples podemos melhorar bastante seu índice de conversão. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referentes ao comércio eletrônico, assinando a nossa Newsletter.