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Carreira em marketing digital

Carreira em marketing digital é alternativa promissora

Carreira em Marketing Digital
Carreira em Marketing Digital

Em um mercado aquecido e carente de profissionais a carreira em marketing digital surge como uma ótima opção para jovens que estão agora fazendo sua opção profissional. A perspectiva de ótimos salários em marketing digital e um leque cada vez maior de opções e oportunidades de trabalho atraem cada vez mais profissionais para a carreira na área de marketing online.

O mercado de trabalho para quem deseja fazer carreira em marketing digital não poderia estar passando por momento melhor. O segmento encontra-se em franca expansão e a procura por profissionais qualificados é cada vez maior.

Mercado carente de profissionais qualificados

Mesmo com um mercado que cresce a passos largos, com perspectivas pra lá de animadoras, é grande a carência de profissionais realmente especializados em marketing digital no Brasil, o que torna a carreira em marketing digital ainda mais atrativa. Curiosos existem aos milhares, mas profissionais que realmente tenham uma compreensão ampla das técnicas e ferramentas do marketing digital ainda são poucos. Na seção de vagas em marketing digital que mantemos em nosso site você pode ver vagas publicadas há muito tempo que não são preenchidas.

A carência é tão grande que as agências digitais mais concienciosas estão rejeitando novos clientes em função da falta de profissionais para assumirem os novos projetos. No momento, o mercado de trabalho em marketing digital sofre com a carência de mão de obra. Diante de um cenário desses a opção por fazer uma carreira em marketing digital surge como uma ótima oportunidade de garantir um ótimo salário em um mercado em ascensão.

Fazer carreira em marketing digital exige paixão

A área do marketing online é fascinante, mais exige muita paixão de quem parte para essa área. Principalmente no que diz respeito à atualização profissional. Em um mercado dinâmico como esse não se pode deixar de estar a par das mais recentes tendências e técnicas de divulgação online.

O processo de atualização é contínuo. Ferramentas que fazem parte do dia a dia do profissional de marketing como Google Analytics e Google AdWords, sofrem atualizações quase que mensais, e você precisará estar a par dessas evoluções para não perder seu espaço no mercado.

Formação básica em marketing digital

Para iniciar uma carreira em marketing digital o primeiro passo é fazer uma boa faculdade de marketing, publicidade, relações públicas, jornalismo e outras áreas relacionadas à especialidade. O conhecimentos sobre técnicas e ferramentas de marketing online é necessário, mas de nada adiantam estas ferramentas se o profissional não tiver os conceitos básicos de comunicação.

É um erro achar que o marketing digital é tão especial que chega até mesmo a ter vida própria. O que se usa no meio online nada mais é do que os meios de comunicação tradicionais adaptados a mídia digital. Muda o formato, mais a essência continua a mesma.

Construindo uma carreira em marketing digital

A construção de uma carreira sólida em marketing digital é um processo gradativo que une conhecimento e experiência. Um Gerente de Marketing Digital não se forma em um ou dois meses, pois essa qualificação não se dá simplesmente por uma questão de formação acadêmica, mas sim em função da experiência em diversas áreas do marketing online.

Não existem atalhos ou cursos mágicos que vão lhe transformar em um Gerente de Marketing Digital em poucos dias. Se fosse assim, o mercado não estaria tão desesperado para encontrar candidatos realmente qualificados para estas vagas. O perfil do novo profissional do marketing digital é aquele que além de sólidos conhecimentos acadêmico, tem uma experiência rica e variada nas diversas áreas.

Especialização em marketing digital

No Brasil as faculdades ainda não estão estruturadas para formarem profissionais de marketing digital em seus cursos regulares. Diga-se de passagem, no exterior também são raras as universidades que possuem esse tipo de formação específica. Portanto, a especialização em marketing digital tem como alternativa mais viável a realização de cursos complementares à formação acadêmica tradicional como os oferecidos pela Academia do Marketing que tem contribuído com a formação de vários profissionais de marketing digital no Brasil.

Conhecimentos básicos de marketing digital

O primeiro passo para ingressar neste mercado é adquirir os conhecimentos básicos sobre o universo do marketing digital e suas diversas vertentes, para que você possa ter uma visão global de tudo que está disponível e qual a área que lhe é de maior interesse ou que se adapte às suas necessidades empresariais. Conheça o nosso Curso de Introdução ao Marketing Digital.

Web analytics e monitoramento de tráfego

Iniciar uma carreira em marketing digital é começar a monitorar resultados de tudo. Por isso ter conhecimento na área de web análise e sistemas de monitoramento como o Google Analytics, já que tudo em termos de marketing digital gira em torno da mensuração de resultados. Sem esse conhecimento você não consegue entender os sinais que o mercado está lhe mandando.

Para poder analisar o desempenho de uma campanha e determinar quais as melhores métricas e KPIs a serem usados é necessário compreender a estrutura de cada uma delas e saber interpretar seu comportamento. Além disso, é necessário conhecer as ferramentas clássicas de monitoramento, como o Google Analytics para poder obter os dados corretos. Conheça nosso Curso de Google Analytics e Web Análise.

Marketing de Busca – SEM

A área de Search Engine Marketing é uma das áreas mais requisitadas do marketing digital e também a que oferece os melhores salários. Ter sólidos conhecimentos nessa área é essencial para quem deseja seguir uma carreira em marketing digital. Ela se divide em dois segmentos distintos.

  • SEO – Search Engine Optimization – É o segmento do Search que se dedica aos resultados de busca orgânica, ou seja,
  • Links Patrocinados – É o segmento que se dedica a área de resultados pagos nas páginas de respostas dos buscadores.

Para saber mais sobre o que é SEM leia o artigo O que é SEM publicado em nosso blog. Lá você encontrará informações mais detalhadas sobre as duas dimensões do marketing de busca. Conheça também nosso Curso de SEO e o Curso de Google AdWords, alguns de nossos treinamentos voltados para quem deseja fazer carreira nestas áreas.

Email Marketing

Esta é uma das áreas mais antigas do marketing online, mas vem se renovando a cada instante e incorporando técnicas e ferramentas que a tornam cada vez mais necessária para quem busca uma qualificação em marketing digital completa e abrangente. Esse segmento do marketing digital que anteriormente era encarado apenas como ferramenta de de marketing direto, hoje em dia ganha contornos de marketing de relacionamento, o que amplia ainda mais sua aplicação no marketing online.

Redes Sociais

É o mais novo integrante do currículo de um profissional de marketing digital e tem foco nas ações de marketing realizadas nas redes sociais como Facebook, Twitter e outras. Com o uso crescente das mídias sociais, esse canal se torna cada vez mais interessante para a divulgação das marcas e por isso, é essencial para a formação em marketing digital que o profissional esteja ciente das técnicas e ferramentas disponíveis neste segmento para poder alinhas ações neste canal com outras ferramentas do web marketing moderno. Conheça nosso Curso de Redes Sociais e Marketing.

A formação em marketing digital

Esses são os segmentos básicos de conhecimento na área que inclusive fazem parte do nosso programa de Formação em Marketing Digital que é proposto pela Academia do Marketing em nossa grade de treinamentos. É claro que existem diversas outras áreas em que um profissional de marketing na Internet também precisa conhecer, dependendo das sua preferência e da área em que deseja se especializar a fundo.

Como você pode ver, o desafio é grande, mas a recompensa para quem se dedica a fazer carreira em marketing digital é um trabalho empolgante e remuneração muito acima da média do mercado! E você? Aceita o desafio?

Fonte: Blog da Academia do Marketing

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