Como abrir uma loja virtual – O passo a passo para a criação de uma loja virtual

Se você quer saber como abrir uma loja virtual, nossa equipe traz neste artigo os principais pontos a serem observados por que deseja criar uma loja virtual de sucesso.

Para um leigo, esse pode parecer um desafio impossível de ser vencido, mas você verá que não é tão difícil assim. Só depende de método.

Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil nos últimos anos, é natural que cada vez mais empreendedores busquem saber como abrir uma loja virtual.

De acordo com dados divulgados pela consultoria e-Bit em seu 37° Relatório WebShoppers sobre os desempenho do e-commerce no primeiro semestre de 2017.

No período analisado o comércio eletrônico brasileiro alcançou um faturamento de R$ 50,3 bilhões, com um incremento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O passo a passo de como abrir uma loja virtual

O processo de abertura de um e-commerce envolve diversas etapas. Seria leviano dizer que é um processo que pode ser feito de uma hora para outra, um erro muito comum entre os novos empreendedores do varejo online.

  • Planejamento e análise da proposta de criação da loja virtual
  • Escolha da plataforma de e-commerce e seus sistemas acessórios
  • Determinação das formas de pagamento que serão utilizadas
  • Escolha dos sistemas de segurança para o e-commerce
  • Estratégia de marketing digital a ser adotada
  • Processo de logística a ser utilizado

Para os empreendedores que estão interessados em saber como abrir uma loja virtual de sucesso, fizemos neste artigo, um apanhado roteiro incluindo os principais pontos a serem observados.

Após a leitura, sugerimos que você visite a nossa seção E-commerce Para Iniciantes, onde temos diversos artigos complementares que certamente irão lhe trazer ótimas informações e dicas para o seu projeto.

1 – Planejando a sua loja virtual

A etapa mais importante de um projeto de e-commerce é justamente o planejamento. Não há como montar uma loja virtual de sucesso sem que se faça um investimento sério no planejamento de toda a operação.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais dedicamos um extenso módulo a essa parte do projeto por entendermos que em um ambiente competitivo como o que temos atualmente

Dê preferência aos nichos de mercado, pois neles você encontrará uma competição bem menor e portanto, terá maiores chances de sucesso. Outro ponto importante é focar no público e não no produto.

Procure saber e detalhe em seu plano de negócio para e-commerce quais são as necessidades do seu público-alvo, para só depois decidir sobre seu mix de produtos.

  Leia o artigo Como Planejar Uma Loja Virtual

Como montar uma loja virtual

2 – Escolha do sistema de e-commerce a ser adotado

O primeiro desafio para quem deseja saber como montar um e-commerce é descobrir como escolher uma plataforma de e-commerce, pois ela é o sistema central de qualquer loja virtual.

Felizmente contamos atualmente com diversas opções de sistemas para criação e gerenciamento de lojas virtuais no Brasil. O importante é identificar aquele que atenda às suas necessidades.

A escolha de um sistema de e-commerce não pode ter como foco apenas as suas necessidades iniciais, mas também, as necessidades que surgiram em decorrência do crescimento do negócio.

É importante analisar detalhadamente as diversas opções disponíveis no mercado, pois a troca de plataforma de e-commerce é sempre um transtorno.

Basicamente existem três grandes grupos de plataformas de e-commerce:

  1. Plataformas de Código Aberto – São sistema de e-commerce desenvolvidos por comunidades de programadores que disponibilizam o código gratuitamente para quem desejar criar uma loja virtual com essa solução. São conhecidas também como plataformas de e-commerce open source.
  2. Plataformas Alugadas – As plataformas alugadas são sistemas desenvolvidos por empresas especializadas que disponibilizam estes sistemas para uso mediante ao pagamento de uma taxa mensal e em alguns casos um percentual sobre vendas. São conhecidas colo lojas virtuais alugadas.
  3. Plataformas Personalizadas – São sistemas de e-commerce criados exclusivamente para uma determinada empresa visando satisfazer necessidades específicas. Devido ao seu alto custo, é uma modalidade que vem aos poucos desaparecendo.

A escolha da plataforma deve levar em consideração o momento do negócio, o orçamento disponível e também o que você está planejando para o seu e-commerce no futuro.

Você encontrará em nosso site uma lista completa de fornecedores de sistemas para lojas virtuais.

  Leia o artigo Como Escolher uma Plataforma de E-commerce

3 – Formas de pagamento para sua loja virtual

Outro ponto que quem deseja saber como montar uma loja virtual deve prestar muita atenção é na determinação das formas de pagamento que a loja irá oferecer. Basicamente existem três opções para sua loja:

  1. Intermediadores de pagamento
  2. Gateways de pagamento
  3. Integração direta com as operadoras

Para quem está iniciando, a melhor opção são os intermediadores de pagamento. São empresas que terceirizam todo o processo de pagamento, como o Pagseguro e PayPal.

Além de oferecerem diversas formas de pagamentos, como cartões, boleto e débito em conta, também fazem a análise antifraude, reduzindo sensivelmente a possibilidade de chargeback.

Os gateways de pagamento fazem a integração da loja com as administradoras e são mais indicados para lojas com um volume de vendas maior.

Finalmente temos a opção de integração direta com as operadoras, como Cielo e Rede uma etapa mais avançada.

  Leia o artigo Qual a Melhor Forma de Pagamento Para Uma Loja Virtual

4 – Sistemas de segurança para o e-commerce

Outro ponto envolvendo a questão das formas de pagamento e até mesmo a integridade da sua loja virtual é o que diz respeito à segurança no e-commerce.

Se você optar por usar como formas de pagamento os gateways ou operar diretamente com as operadoras de cartão de crédito, precisará de um sistema antifraude, para evitar problemas como cartões roubados, clonados e outras tantas formas de fraudes no e-commerce.

A questão da segurança em lojas virtuais vai bem mais longe do que apenas as formas de pagamento e por isso, na hora de saber como montar uma loja virtual, para por aí.

A segurança de uma loja envolve também a conquista da confiança do usuário, o que afeta diretamente a taxa de conversão da loja.

  Leia o artigo A Importância da Segurança no E-commerce

Como abrir um e-commerce

5 – O marketing para uma loja virtual

Se você está interessado em saber como abrir uma loja virtual, é bom estar preparado para se informar também sobre como divulgá-la, já que nos dias de hoje essa é uma etapa tão, ou mais importante do que a criação da loja em si.

Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir se destacar entre os milhares de lojas virtuais existentes, é um desafio cada vez maior.

É importante em primeiro lugar criar um plano de marketing digital para o projeto, para que possamos ter uma ideia de todas as ações que serão necessárias para divulgar a loja e calcular os custos disso.

Não se iluda com a falsa impressão de que o marketing na Internet é grátis, custa “baratinho” ou pode ser feito, de maneira profissional por aquele seu sobrinho que “mexe com internet”.

A melhor forma de se preparar para enfrentar este desafio é fazer um curso de marketing digital, para saber exatamente o que existe no mercado, o que você poderá fazer internamente e o que você poderá terceirizar.

Até mesmo para contratar serviços de terceiros, você precisa saber exatamente o que está contratando e ter subsídios para cobrar resultados.

  Leia o artigo Estratégias de Marketing Digital Para E-commerce

6 – Definições de logística para a loja virtual

Por fim vamos falar da questão da logística no e-commerce. O curioso é que muitos empreendedores acreditam que a logística de uma loja virtual seja apenas uma questão de entregar a mercadoria vendida, um engano que pode custar caro.

O calcanhar de Aquiles de qualquer loja virtual é a logística, principal fonte de reclamações de clientes, basta conferir em sites especializados como o Reclame Aqui.

Por isso, você precisa definir muito bem que tipo de estratégia de entrega irá adotar e começar a moldar sua estrutura. O uso do serviço dos Correios e transportadoras é a solução mais comum.

Se for optar por uma transportadora, é aconselhável que feche contrato com uma empresa que já tenha tradição no segmento, para evitar surpresas em uma área tão sensível

  Leia o artigo Logística no E-commerce

Agora que você já tem um o passo a passo de como abrir uma loja virtual, é apenas uma questão de se planejar, montar o seu plano de negócio, projeto de e-commerce e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de E-commerce.

Por Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce e da Academia do Marketing

Como abrir uma loja virtual
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2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Samara

    Bom saber que o nosso artigo sobre como montar uma loja virtual foi útil para você. Você está no caminho certo. Antes de dar início ao projeto, é importante pesquisar bastante para conhecer exatamente como tudo funciona, e olha que é muita coisa.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Olá Pessoal!

    Valeu mesmo pelas dicas sobre como abrir uma loja virtual. Decidi que vou montar a minha no próximo ano e estou buscando o máximo de informações possíveis.

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