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Desafios da migração da plataforma de e-commerce

Desafios da migração da plataforma de e-commerce

Os desafios da migração da plataforma de e-commerce assustam qualquer um que se veja na situação de ter que mudar todo o sistema da sua loja virtual.

Ao mesmo tempo em que a migração da plataforma no e-commerce é necessária para promover um crescimento sólido no longo prazo, é também um processo que envolve diversos desafios.

Por isso é que muitos gestores acabam tropeçando na decisão e prorrogando o início desse processo. Mas atenção: o caminho ideal não passa bom por aí!

Apesar dos desafios, identificar o momento adequado para a migração e realizá-la de forma estratégica são medidas essenciais para a loja virtual se manter atualizada, não correndo o risco de perder sua relevância perante os consumidores.

Quer entender melhor o funcionamento, os motivos, as dificuldades, os cuidados e os critérios para migrar sua plataforma? Tudo isso você encontra aqui. Então confira!

Como funciona o processo de migração?

Inicialmente, para realizar uma migração de plataforma eficiente, é necessário estabelecer objetivos claros. Avalie tanto os pontos fortes como as fraquezas da sua ferramenta atual, mapeando as possíveis formas de potencializar as partes positivas e melhorar as negativas.

A estratégia deve considerar como a empresa pretende se posicionar no mercado nos próximos anos, incorporando funcionalidades que atendam a essas demandas.

Depois de analisadas as questões estratégicas, é interessante procurar estudos de caso do setor para entender como outros e-commerces superaram esses desafios. Você não quer cometer os mesmos erros, certo?

Por fim, chega o momento de fazer uma busca entre as plataformas disponíveis no mercado para encontrar aquela que melhor atenda ao objetivo traçado, seja ele qual for.

Que motivos levam à necessidade de migração da plataforma de e-commerce?

Ao iniciar um e-commerce, é mais que natural que a plataforma escolhida seja básica. Contudo, conforme a empresa ganha confiança e senioridade, acabam surgindo demandas por mais funcionalidades para atender às novas expectativas e exigências.

Entre os principais motivos que justificam essa necessidade de migração da plataforma, podemos destacar:

  • Melhorar a experiência do usuário durante a navegação e a compra
  • Tornar o e-commerce responsivo para dispositivos móveis
  • Viabilizar a realização de integrações — como ERP, marketplaces e CRM
  • Aprimorar a comunicação da empresa, adequando-a para a tendência omnichannel
  • Customizar o layout e o design da loja virtual
  • Melhorar o posicionamento em ferramentas de busca e estratégias de marketing
  • Facilitar a realização de atualizações e a adoção de novos recursos na plataforma, reduzindo custos operacionais

A opção pela migração envolve, portanto, uma série de necessidades naturais a um e-commerce mais maduro.

Ainda que as motivações possam variar entre lojas virtuais, a base da mudança é uma só: melhorar a experiência de compra atual, seja com novas funcionalidades ou aprimoramento da segurança, por exemplo.

E aqui vai uma dica: Uma plataforma de e-commerce que possibilita atualizações constantes permite que o e-commerce continue inovando sem precisar de uma nova migração.

Quais são os maiores desafios enfrentados na migração da plataforma de e-commerce?

Muitas vezes, os desafios identificados pelo gestor do e-commerce em relação à migração da plataforma acabam adiando sua decisão. Aí é que mora o erro.

Ainda que possa diminuir temporariamente os resultados da loja virtual, essa estratégia deve ser vista como uma grande oportunidade de longo prazo.

Para você entender melhor, listamos aqui os 7 principais desafios enfrentados ao optar pela migração. Fique de olho!

Encontrar a plataforma de e-commerce mais adequada

Um dos primeiros desafios da migração da plataforma de e-commerce é justamente como escolher uma plataforma de e-commerce que se adapte às suas necessidades, tanto atuais, quanto futuras.

Como existem diversos fornecedores de plataformas de e-commerce que operam com modalidades diferentes, encontrar um parceiro que atenda às demandas definidas de acordo com os objetivos da empresa vai exigir esforço e tempo.

Afinal, é preciso avaliar as funcionalidades disponíveis e estudar tanto pontos fortes como fraquezas das plataformas mais relevantes. Mas não desanime! Lembre-se de que esse processo é essencial para fazer uma escolha acertada.

Acesse a nossa seção de artigos sobre Plataformas de E-commerce e você encontrará diversas dicas a respeito.

Analisar o suporte técnico oferecido pelo fornecedor

Outro desafio da migração de plataforma está diretamente relacionado ao suporte técnico oferecido pela empresa responsável. O serviço funciona durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana? É feito pela própria fornecedora ou por uma terceirizada?

Analise o que sua empresa precisa nesse aspecto e como a parceira pode suprir suas expectativas.

Desafios da troca de plataforma de e-commerce

Avaliar a disponibilidade e constância de atualizações

Além de avaliar as funcionalidades atualmente disponíveis na plataforma, é preciso considerar a frequência com que as atualizações são realizadas e se novos recursos são constantemente inseridos no sistema.

Ao optar por uma plataforma completa, que atualiza seus recursos e é escalável, você evita ter que passar por outras migrações no futuro.

Sincronizar a estratégia de SEO

Dentre os desafios da migração da plataforma de e-commerce, este talvez seja o que dá mais medo, pois se o processo não for muito bem conduzido você poderá perder os resultados já obtidos com as estratégias de marketing digital — como o SEO.

Um dos grandes problemas em trocar a plataforma de e-commerce é justamente perder as posições conquistadas em sua estratégia de SEO, mas este risco pode ser significativamente reduzido quando você se preocupa com esse fator desde o começo.

Uma alternativa é fazer um redirecionamento 301 para as páginas atualizadas. Dessa forma, você garante que o Google entenderá que houve sim uma reestruturação da URL, mas que a qualidade dos conteúdos não se perdeu.

Realizar testes antes de disponibilizar a nova plataforma para o público

Antes de disponibilizar a nova loja virtual para o público, o mais indicado é estabelecer um período de testes offline para verificar todas as funcionalidades do e-commerce.

Entre os itens que devem ser considerados estão:

  • Integridade do layout
  • Questões relativas à usabilidade
  • Páginas de detalhes de produto e redirecionamentos
  • Funcionamento dos meios de pagamento
  • Integrações com sistemas ERP e CRM
  • Logística e controle de estoque
  • Certificaçcertificados de segurança

Esse período de testes é essencial para garantir o funcionamento adequado de toda a loja virtual, dando máxima eficiência para quando o site for disponibilizado ao público.

Ainda que possa acontecer uma pequena queda nas vendas até que a equipe e os consumidores se acostumem com o novo layout, acredite: a estratégia apresenta resultados consistentes no longo prazo.

Verificação da estabilidade da plataforma de e-commerce

Existem diversas empresas internacionais que oferecem plataformas de e-commerce para o Brasil. Sabendo disso, o gestor deve ficar atento à oferta de suporte técnico, que, muitas vezes, pode ser fora do país.

Isso sem contar que o fato de ser estrangeira também pode encarecer a manutenção. Esse desafio deve, portanto, ser avaliado antes da escolha.

Verificar a disponibilidade de apoio às vendas

Outro desafio na migração de plataforma e-commerce envolve a capacidade de acompanhamento das novidades do segmento, que surgem em altíssima velocidade. Para sanar esse problema, é imprescindível contar com a disponibilidade de uma equipe de apoio às vendas, com todo seu know-how prático e atualizado da área.

Que cuidados tomar durante a migração?

Ainda que a migração de plataforma envolva, inevitavelmente, desafios para os diferentes setores da empresa, uma série de cuidados pode ser tomada para minimizar os danos, como:

  1. Fazer um brainstorm para alinhar todas as partes da migração envolvendo equipes interna e externa
  2. Alinhar com o time de marketing a agenda de migração para que não coincida com alguma outra iniciativa
  3. Envolver a equipe de TI no planejamento para fazer a integração com ERP no tempo certo, além de garantir o sucesso de outras integrações — de produtos, estoque, cadastros, pedidos e assim por diante
  4. Garantir que o escopo do projeto seja compatível com o tempo, evitando retrabalhos ou gastos excessivos por estender a migração para além do planejado.

Pode acreditar: esses cuidados são capazes de minimizar diversos problemas que podem surgir durante o processo de migração caso ele seja conduzido sem o devido planejamento.

Como escolher uma nova plataforma de e-commerce?

Para que todo esse processo seja realmente eficaz, a escolha da nova plataforma é determinante. Afinal, é essa decisão que oferecerá a consistência necessária para o sucesso da migração.

Entre os critérios que devem ser avaliados estão:

  • O suporte técnico oferecido é essencial para garantir o bom resultado das vendas e evitar problemas operacionais que gerem uma má impressão no consumidor
  • Uma plataforma flexível a novas atualizações é fundamental, sendo necessário avaliar se possui API para integrações, documentação, suporte e updates
  • É preciso conhecer a equipe da nova plataforma e avaliar a possibilidade de trocar experiências para construírem juntos uma solução inovadora para seus clientes

Como você viu, a migração de plataforma no e-commerce é uma etapa fundamental para se apropriar de novos recursos e oferecer uma experiência melhor ao cliente. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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