Dicas para o design de uma loja virtual

Nosso assunto de hoje são dicas para o design de uma loja virtual, um assunto que nem sempre ocupa os primeiros lugares da lista de prioridades de um projeto de e-commerce, mas que é de vital importância para o seu sucesso.

Muito se fala em termos de planejamento de e-commerce, plataformas, sistemas de segurança, meios de pagamento e outros itens que compõem o projeto, mas raramente o design no e-commerce é alvo de discussões mais acaloradas.

Por isso, resolvi conversar um pouco com você sobre algumas dicas para o design de uma loja virtual que venho colhendo durante meus anos de trabalho na área, que certamente irão ajudar na hora de tratar esse assunto tão delicado.

Use layouts profissionais

Se você estiver trabalhando com um plataforma open source, como Magento ou WordPress, nossa primeira dica para o design de uma loja virtual é trabalhar com um layout profissional, como os oferecidos pelo Theme Forest e outros sites especializados.

Esses layouts são desenvolvidos por escritórios de design especializados e portanto agregam muita tecnologia de usabilidade e formatação. O resultado é uma loja profissional e bem organizada.

A vitrine é seu cartão de apresentação

Confira nossas dicas para o design de uma loja virtual
Dicas para o design de uma loja virtual

O segundo item em nossa lista de dicas de design para e-commerce é justamente a vitrine. Ela funciona como a porta de entrada da sua loja virtual e por isso merece uma atenção especial.

Repare que em um shopping físico, as vitrines são muito bem trabalhadas para atrair os transeuntes. No e-commerce é a mesma coisa.

A primeira página da sua loja é a vitrine e por isso mesmo deve ser muito bem trabalhada, com produtos expostos de forma organizada de forma a induzir à navegação pelas páginas internas de sua loja.

Só tome cuidado para não entulhar a página com muitas informações para não poluí-la. Você precisa informar mas não pode deixar o visitante perdido, caso o contrário, é mais uma visita a se juntar à taxa de rejeição da loja no Google Analytics.

Trabalhe muito bem a hierarquia dos produtos

Todos nós sabemos que muitos visitantes não rolam a tela para ter acesso às informações e produtos que se encontram na parte de baixo da página, por isso, é importante pensar muito bem na hierarquia da exposição dos produtos. Esse é um dos macetes do design no e-commerce.

Deixe em destaque primeiros as grandes oportunidades e lançamentos que atrairão a atenção do comprador e irão gerar clique para o interior da loja. Só depois disso é que você deve exibir as ofertas mais simples, com menor atratividade.

Use muito bem as áreas de destaque

Outra das nossas dicas para o design de uma loja virtual é utilizar muito bem a área de destaque, aquela que fica logo no topo da vitrine. Coloque neste espaço suas principais ofertas, os descontos que chamam atenção e outros destaque do seu e-commerce.

Uma grande parte dos compradores online faz compras por impulso e essas informações em destaque acabam gerando muitas conversões. Uma cuidado que você deve ter nesta área, é não exagerar na quantidade de produtos, pois se não, ela perde a razão de ser.

Muito cuidado com animações e banners

Tome muito cuidado com animações e banners. Essa já é uma das dicas para o design de uma loja virtual mais consagrada na literatura sobre o assunto, mas não custa nada relembrar para que você não acabe prejudicando o desempenho da sua loja.

As animações e banners chamam muito atenção, o que é bom por um lado, mas por outro, quando usadas em demasia acabam tirando o foco para o que realmente deve ser destacado, portanto, muita calma nessa hora.

Tematize sua loja conforme as datas

Nas datas comemorativas, personalize seu layout para incorporar sua loja ao espírito do momento. Ambientar a página da sua loja virtual faz com que as pessoas se sintam acolhidas pelo site.

Pode até ser trabalhoso alterar tudo, e depois voltar para a configuração tradicional da loja, mas o retorno vale a pena.

Use sempre fotos de qualidade

Já discutimos em outras ocasiões, aqui no Guia de E-commerce, a importância das fotos no e-commerce. Elas são itens fundamentas do seu design e exercem uma forte influência sobre a taxa de conversão da loja, portanto, toda atenção a esse item.

É importante  que as fotos no e-commerce sejam usadas como argumento de vendas, por isso, ofereça sempre uma boa quantidade de ângulos do produto para que a experiência de compra online fique o mais próxima possível da experiência física.

Deixe sempre em evidência as informações de contato

Nossa última na lista de dicas para o design de uma loja virtual, mas nem por isso menos importante, é deixar sempre em evidência as informações de contato da loja, como telefone, chat e formulário de e-mail. Não perca uma venda só porque seus clientes não conseguem se comunicar com você.

Agora que você já conhece nossas dicas para o design de uma loja virtual, o que acha de fazer uma revisão desses pontos em sua loja ou projeto? Mantenha-se atualizado sobre essa e outras dicas de design no e-commerce, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

Salvar

Salvar