Dicionário de E-commerce – Letra B

Veja as definições de termos técnicos do Dicionário de E-commerce classificados na letra B. O nosso glossário de e-commerce está em constante atualização, como o próprio comércio eletrônico.

Se você tiver alguma sugestão de termo técnico que deva ser inserido em nosso dicionário, clique aqui para enviá-la.

Dicionário do E-commerce - Letra B

B2B – Business-to-Business – Refere-se a transações de negócios realizadas entre empresas através da Internet. Visite a seção de artigos sobre e-commerce B2B em nosso guia.

B2C – Business-to-Consumer – Refere-se à venda de produtos feita na Internet diretamente para o consumidor.

Back-office – No comércio eletrônico, essa palavra refere-se a todas as atividades que estão por trás da interface da loja virtual (front-office) – gestão de pedidos, logística, atendimento ao consumidor, etc.

Banner – Formato publicitário padrão mais comum de mídia interativa. Usualmente contém um link para um site (promocional, de compras, de marca ou informativo) sobre o produto anunciado. Pode ser dinâmico e interativo (normalmente feito em linguagem flash) ou estático e apresenta formatos normalmente padronizados pelo organização IAB (Interactive Advertising Bureau).

Behavioral Target – É o estudo do comportamento do usuário enquanto ele interage no ambiente online.O behavioral target abrange todas as ações, compras e páginas e, assim, determinam em que momento e de que maneira devem atingir seu target. É uma ferramenta específica para o planejamento de mídia online, possibilitando uma maior eficácia das campanhas por visitadas num website.

Benchmarking – É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark. Fonte: Wikipedia

Black Friday – Termo criado pelo varejo americano para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, onde as lojas americanas oferecem grandes descontos nos seus produtos. Chegou ao Brasil em 26 de novembro de 2010 com 50 lojas de varejo online. Assim como o americano, o brasileiro acontece na última sexta-feira de novembro.

Black Hat – É um termo usado em SEO – Search Engine Optimization, para definir práticas não permitidas pelo Google para colocar sites e páginas em posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

Blog – um blog é um site (como este), cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos gerentes de e-commerce se utilizam de blogs para manter seus clientes informados de maneira a não tirar o foco de venda da loja virtual.

Bounce rate – ver Taxa de rejeição.

Boxing Day – Termo utilizado por países de língua inglesa para descrever o dia seguinte ao Natal (26 de dezembro, quando cai em finais de semana é adiado para segunda-feira). Neste dia, inúmeros produtos acumulados do Natal entram em liquidação. Um dos dias mais movimentados em vendas nos EUA e Canadá. Chegou ao Brasil também com força na internet em dezembro de 2011.

Brainstorm – Brainstorming (literalmente: “tempestade cerebral”) ou tempestade de ideias, é uma técnica de dinâmica de grupo desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou grupo. Nela relacionam-se palavras ligada à um tema e a estas palavras relacionadas ligam-se outras, assim, em um encadeamento de conceitos criam-se novas ideias.

Break-even Point – Refere-se ao ponto de equilíbrio, quando as receitas da empresa se equivalem às despesas. Este momento deve ser acompanhado de perto pelo gerente de e-commerce e está fortemente ligado ao índice de ROI.

Busca Orgânica – Corresponde a todos os resultados de busca de um portal de busca que não são pagos por anunciantes (no formato link patrocinado). Estes resultados foram obtidos por meio fórmulas matemáticas e parâmetros de popularidade (ver PageRank), para serem exibidos por ordem de relevância.

Business-to-Business – Ver B2B.


A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

Selecione a letra para pesquisar outros termos técnicos em nosso dicionário de e-commerce