InícioPlanejamento de E-commerceE-commerce dá dinheiro quando bem feito

E-commerce dá dinheiro quando bem feito

E-commerce dá dinheiro, sim, mas é preciso saber fazer

E-commerce dá dinheiro, sim, mas é preciso saber fazerNum mundo cada vez mais carente de tempo, poucas coisas são tão importantes quanto os momentos que conseguimos dedicar à família, aos amigos e outros aspectos importantes da nossa vida.

Sabendo que a tendência é que essa situação se agrave com o passar dos anos, utilizar o canal online para compras, sejam elas recorrentes ou não, é o modo mais inteligente de salvar seu tempo.

Essa modalidade de compras tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas. Bastam alguns cliques e, pronto. É só aguardar a entrega. Há quem reclame por pagar frete, mas se pararmos para pensar, quanto gastamos em combustível e estacionamento indo pessoalmente às lojas físicas?

Você pode não ter percebido, mas adquirir produtos on-line faz de você uma pessoa mais inteligente com seu próprio tempo. Não à toa, esse mercado cresce em faturamento a cada ano.

Apesar de um cenário extremamente favorável, no Brasil, o e-commerce parece ainda não ter encontrado seu caminho. Algumas pesquisas feitas este ano mostraram que cerca de 70% dos e-commerces brasileiros não efetuam nem 10 vendas por mês. Informação diretamente proporcional ao fato de 22,3% dessas empresas “fecharem as portas” antes de completarem dois anos de existência, segundo o SEBRAE. No e-commerce não é diferente e os motivos para o fechamento de lojas virtuais são muitos.

Como evitar o fracasso do seu projeto de e-commerce

Mas o que causa esses “fracassos”, se, na teoria e no faturamento bruto, o mercado de comércio digital é tão conveniente? Simples: grande parte das empresas ainda não sabe como fazê-lo e não investem em quem saiba.

Se alguém de minha família estiver precisando de uma cirurgia, escolherei um cirurgião com experiência para executá-la. Pode parecer uma comparação absurda, mas não é. Especialistas na área podem desvendar problemas que leigos não identificam e que fazem toda a diferença no sucesso do negócio.

Hoje em dia é comum buscar cursos para entrar no mercado de e-commerce. Isso é ótimo e aconselhável. Mas cuidado: Antes de investir seu tempo e dinheiro, busque saber quem é o professor e qual sua experiência de mercado. Saber o básico dificilmente proporcionará sucesso em seu negócio digital. Conselhos e dicas de quem realmente entende é o grande diferencial.

E-commerce é um negócio como outro qualquer

Há ainda uma falsa ideia de que e-commerce proporciona um retorno rápido e garantido. É verdade que o investimento é muito menor que uma loja física, mas como todo negócio, uma loja virtual precisa de uma pesquisa de mercado.

Encontrar o seu nicho, sobretudo, é o caminho para novos empreendimentos online. Um pequeno empreendedor jamais conseguirá bater preços e presença de mercado de uma Amazon, ou de uma B2W. Essas empresas investem pesado em grandes escalas de comercialização, o que lhes garantem os melhores preços em praticamente tudo o que vendem.

Mas existem as brechas que esses grandes varejistas deixam. E sempre deixam. Pesquise se o produto que pretende disponibilizar é o que seu público quer adquirir. Atraia seu consumidor oferecendo produtos únicos, personalizados.

Conquiste o mercado de maneira que o seu cliente volte sempre a visitar seu website. Crie programas de fidelidade e dê descontos a quem divulgar seu negócio. A criatividade está a seu favor. Se não pode ser o maior e-commerce, seja o melhor, proporcionando uma experiência única aos visitantes de sua loja online.

O que fica como lição é que é possível ter um e-commerce rentável. É preciso dedicação, bons profissionais e muita disposição para inovar constantemente.

Por Tiago Luz, Diretor e Chief Evangelist da VTex

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Planejamento de E-commerce

Modelos de E-commerce - Conheça as diversas denominações Quando falamos em modelos de e-commerce estamos no referindo às diversas configurações possíveis em uma atividade de venda pela Internet. Uma atividade comercial pela internet pode pode ser estruturada com base em diversos...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site