Como escolher o especialista em marketing digital ideal
Este é um pedido que costumo ter muito cuidado em passar, pois esta é uma área onde existem muitos profissionais que são competentes e outros que acham que são. Por isso resolvi escrever este artigo com algumas dicas para quem procura um profissional da área.
Anda cada vez mais fácil assinar um e-mail ou um cartão de visitas dizendo que é um especialista em marketing digital — e isto vale também para outras profissões que oferecem outros serviços. Eu costumo dizer que, não adianta comprar um jaleco e um estetoscópio para virar um médico. Muito menos colocar um capacete e uma roupa prateada para se tornar um astronauta. O mesmo vale para especialistas em marketing digital.
A pesquisa em primeiro lugar
A dica principal que dou para quem está procurando algum profissional da área é: PESQUISE! Pense que você está contratando mais um fornecedor de serviço para sua empresa. Da mesma forma que você pesquisa o fornecedor dos produtos que você vende, da plataforma de e-commerce que você tem sua loja, da ferramenta de ERP, é essencial observar como atua o profissional ou a agência de marketing digital que você vai fechar contrato.
Não acredite apenas no cartão de visitas ou na assinatura de e-mails. Tente pesquisar o portfólio da empresa ou do especialista e veja quais foram os resultados obtidos. Veja o que os clientes falam da empresa, se possuem alguma insatisfação ou ressalva.
Quais os serviços que serão prestados
É importante também observar quais serviços serão oferecidos. O marketing digital possui um guarda-chuva que abrange diversas ações que levam prazos distintos para a obtenção de um determinado resultado. Estreitar e melhorar o relacionamento da empresa com o público-alvo, por exemplo, requer um plano de estratégias que envolvem ações de curto, médio e longo (ou até mesmo longuíssimos) prazos.
Muitas vezes, esse tipo de serviço pode parecer intangível para quem está contratando. Lembre-se: o trabalho de marketing digital exige tempo. Ele não é barato e demanda muito esforço. Portanto, veja quais são os relatórios este profissional irá entregar, que tipo de métricas ele irá utilizar e, principalmente, como será feito o planejamento destas ações. Se lhe oferecerem o serviço por um preço muito abaixo do mercado e com resultados muito miraculosos em pouco tempo, desconfie.
Veja também se as estratégias que este profissional irá tomar combinam com as suas. Alinhe com ele quais são suas expectativas e o que você está comprando. Desta forma, conversando e analisando o trabalho oferecido antes de assinar o cheque, você poupará complicações e não ficará frustrado com o serviço no futuro.
Por Marcio Eugênio no Ecommerce News