Conheça as principais estratégias de marketing digital para e-commerce

Em um mercado competitivo as estratégias de marketing digital para e-commerce desempenham um papel cada vez maior no sucesso de uma loja virtual.

É comum vermos o comércio eletrônico associado única e exclusivamente à tecnologia, mas sabemos que atualmente, o grande diferencial está exatamente no marketing online aplicado às lojas virtuais.

Muitos empresários, por desconhecerem a mecânica dos negócios online, acreditam que as estratégias de marketing digital para e-commerce devem começar a ser estruturadas após a conclusão da etapa de implantação da plataforma de e-commerce, o que na verdade é um grande erro.

O marketing nasce com a loja

No estágio atual da tecnologia, o empreendedor dispõe de inúmeras ferramentas para a divulgação de lojas virtuais, e por isso mesmo, o planejamento se torna fundamental para podermos articular todas essas opções.

É preciso coordenar as ações de marketing online para que elas possam criar uma situação que resulte na tão almejada sinergia em marketing digital, capaz de potencializar o impacto de cada uma individualmente.

Em seu livro Estratégias de Marketing Digital Para E-commerce, de Sandra Turchi, a autora destaca que o o planejamento de marketing vem antes mesmo do digital, por isso, tenha em mente que antes mesmo de se aventurar sobre a plataforma, é preciso planejar o seu marketing.

Em nosso curso de marketing digital para e-commerce, fazemos questão de deixar claro que as estratégias de marketing digital para e-commerce bem estruturadas começam já na etapa de planejamento da loja virtual.

As estratégias de marketing digital para e-commerce bem estruturadas começam já na etapa de planejamento da loja virtual. É o caso, por exemplo, da estratégia de SEO para e-commerce.

Já no momento de definição de departamentos e seções da loja, precisamos ter, no mínimo, uma ideia das palavras-chave pelas quais queremos ser encontrados.

Elas serão fundamentais para a denominação de cada departamento, pois no caso da construção de URLs amigáveis, precisamos encaixá-las de forma a potencializar o SEO das páginas de produtos.

Determinando as estratégias de marketing digital para e-commerce

Um dos grandes desafios dos novos empreendedores do e-commerce é determinar quais são os canais digitais mais importantes para a divulgação de uma loja virtual.

Em nosso curso de marketing digital para e-commerce, discutimos bastante esta questão, já que dependendo do setor em que a loja atua, vale mais a pena investir em um ou outro canal, em função dos resultados.

Basicamente um e-commerce trabalha com um grupo clássico de ferramentas e estratégias de divulgação de seus produtos:

  • Marketing de Busca – Otimização para ferramentas de busca – SEO, links patrocinados, como Google AdWords e comparadores de preços
  • Marketing de Display – Banners em blogs e portais através da rede de display do AdWords, Facebook Ads e outras ações isoladas
  • Marketing nas Redes Sociais – Redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, dependendo do setor de atuação da loja
  • E-mail Marketing – Uma das mais fortes ferramentas de conversão para uma loja virtual e fundamental para a divulgação de qualquer loja virtual
  • Marketing de Conteúdo – Conteúdo de qualidade em um blog bem estruturado que funciona não só como ferramenta de exposição nos buscadores como fideliza os acessos
  • Marketing de Afiliados – Programas que oferecem um percentual sobre as vendas realizadas a partir de outros sites e blogs

Todas estas estratégias tem custo, é óbvio, e por isso, em primeiro lugar devemos levar em consideração o orçamento disponível para o marketing digital de forma que possamos alocá-lo de maneira apropriada ao longo do tempo.

Planejando seus investimentos você poderá garantir a sustentação das campanhas durante tempo o suficiente até que elas comecem a gerar um retorno, já que algumas exigem um certo prazo de maturação.

Estratégias de marketing digital para e-commerce

Em nosso curso de e-commerce recomendamos que o orçamento do projeto de e-commerce como um todo seja dividido em 30% para a plataforma e 70% para o marketing, já que é nessa área que está o grande diferencial atualmente.

Por onde começar a estratégia de marketing de um e-commerce

Isso vai depender do grau de maturação do projeto. No caso de lojas virtuais que estão começando, eu apostaria em links patrocinados no início, enquanto o SEO vai amadurecendo e começando a gerar algum tráfego.

Ainda na área do marketing de busca, a criação de um blog, também faria parte dessa etapa inicial, já que ele aumenta nossa exposição nas páginas de respostas dos buscadores.

Precisamos ter em mente que cada modalidade dessas tem um prazo de maturação diferente.

Links patrocinados ter retorno imediato, embora seja uma estratégia mais cara. Já as estratégias de SEO e marketing de relacionamento, como redes sociais, tem um retorno a médio e longo prazo, mas com um custo bem menor do que a de links patrocinados.

Como dito logo no início deste artigo, as estratégias de marketing digital para e-commerce são fundamentais para o sucesso de um projeto, mas sem planejamento é puro desperdício de recursos e tempo. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

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