Mitos sobre e-commerce B2B

Os mitos sobre e-commerce B2B surgem e se alastram na Internet, como em outros setores dos negócios online, muitas vezes prejudicando a iniciativa de algumas empresas. Neste artigo, Mauricio Di Bonifacio, sócio-fundador da Vertis, desmitifica alguns destes mitos.

No cenário atual, o conceito de B2B é claro, empresa que vende para outras empresas, mas a dificuldade, em termos de comércio eletrônico, está na contratação e implantação de um e-commerce que atenda fielmente a esse modelo preservando peculiaridades da empresa.

No fundo, são as dúvidas e mitos sobre o e-commerce B2B que impedem as empresas de avançarem nesse universo promissor que é a venda pela Internet para outras empresas.

Existem empresas que imaginam que a complexidade de seus negócios não pode ser transmitida de forma convincente num meio digital. Quanto na verdade, um e-commerce B2B só tende a facilitar os processos e expandir o relacionamento entre os clientes. Isto porque o e-commerce fornece uma camada de captação de pedidos e as regras de negócio podem ser incorporadas à plataforma de e-commerce B2B.

Para os clientes, a compreensão do processo de compra e as regras são facilitadas, por mais complexas que sejam, porque podem ser configuradas no e-commerce, fazendo com que no momento em que este efetue o login, todas as particularidades deste cliente sejam disponibilizadas.

Com estas configurações, os clientes poderão vendo produtos inerentes ao seu perfil, assim como sua tabela de preço é apresentada, o valor mínimo para efetuar os pedidos é observado, o tipo e o valor do frete, a opção de utilizar ou não um representante, e outras particulares.

Atendimento diferenciado no e-commerce B2B

Mitos sobre o e-commerce B2BOutro dos mitos do e-commerce B2B é que ele não pode oferecer um atendimento diferenciado aos clientes.

O e-commerce B2B pode sim oferecer um atendimento diferenciado, bastando para isto que as regras estejam configuradas na plataforma.

Através do perfil é possível a plataforma diferenciar um cliente do outro. Para isto, basta definir grupos de perfis, separando seus clientes de acordo com as regras: tabelas de preço, impostos, catálogos de produtos, parcelamentos e formas de pagamento, fretes CIF/FOB, regras de descontos, etc.

Por exemplo, um grupo de clientes maiores, pode trabalhar com uma tabela de preços mais agressiva e com maior prazo e parcelamento para pagar; já outro grupo de clientes pequenos, acaba tendo tabelas de preço com menos descontos e outras condições de pagamento e parcelamento. Sem contar que cada empresa terá seu cálculo de impostos baseado no seu estado de destino.

Tudo vai depender de como sua empresa trata seus clientes, identificar quantos perfis existem e configurar seu e-commerce B2B. A plataforma B2B deve atender esta exigência e isto é um dos grandes diferenciais entre uma plataforma desenvolvida exclusivamente para e-commerce B2B. Esqueça a tentação de utilizar um e-commerce B2C, porque este não atenderá suas expectativas.

Os mitos sobre e-commerce B2B envolvendo a segurança dos dados

Outro dos mitos sobre e-commerce B2B é que para acessar o sistema, basta alguém criar um login e senha para ter acesso aos dados confidenciais do seu negócio. Isto pode ser facilmente impedido estabelecendo regras para a aprovação do login, já que, diferente de um processo B2C, no e-commerce B2B você pode optar em liberar o login e senha de um novo cliente somente após uma análise detalhada destes dados.

As muitas das preocupações que um gestor de negócios possa ter em relação à utilização de um e-commerce B2B são facilmente resolvidas com uma plataforma que atenda as regras do negócio, de forma segura, clara e fiel. Para isto, especifique com clareza as normas do negócio.

Uma empresa de e-commerce certamente terá uma equipe que conhece bem os pontos críticos e analistas que entenderão seu negócio e poderão tirar todas suas dúvidas.

Não permita que dúvidas e mitos sobre e-commerce B2B corroam as possibilidades da sua empresa crescer! O comércio eletrônico B2B veio para simplificar! Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Mauricio Di Bonifacio, sócio-fundador da Vertis

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