Planejamento em e-commerce – Veja por por onde começar
Quando se fala em planejamento em e-commerce, todos os profissionais da área são unânimes em afirmar que essa é uma etapa fundamental para se ter sucesso neste negócio.
Essa unanimidade também acontece entre os novos empreendedores do setor. Todos eles tem a mesma dúvida na hora de planejar seus negócios online: Por onde começar?
Um bom ponto de partida é iniciar através do planejamento dos elementos técnicos envolvidos na criação do sistema e também do seu marketing.
Um negócio de e-commerce nada mais é do que um comércio, e no comércio varejistas, a essência é comprar e vender!
Por tanto, a partir da compra, ou seja, do produto, iniciam-se todos os desdobramentos do ato de planejar.
Definido o produto, no caso do e-commerce de produto único, ou do mix de produtos, começa-se a pensar 360º a respeito do negócio e aí sim cria-se um diferencial no e-commerce, que pode levar você ao sucesso.
Compra
Os varejistas de lojas físicas normalmente falam: O lucro está na compra! Isso na maioria das vezes é verdade, principalmente para produtos não exclusivos, e facilmente comparáveis. Com boas compras, há possibilidade de ter boas margens.
Então, após definir o mix de produtos, é o momento de negociar a compra com fornecedores e brigar pelas melhores condições.
Dentro do planejamento comercial deve-se pensar também na árvore de produtos e navegação, mark up, preço de venda, cadastro dos produtos com descrição detalhada, fotos, vídeos. Tente sempre aplicar conceitos de SEO!
Qual vantagem competitiva temos para comprar o mix de produtos definido? Por que e como somos melhores que nossos concorrentes nesse quesito?
Logística
Depois da definição comercial efetuada, fica mais fácil pensar na logística. Como receber as mercadorias? Como dar entrada? Qual o volume e equipe necessárias? Qual a melhor maneira para armazenar? Quais transportadoras podem atender os potenciais clientes? Que embalagens devo usar? Haverá embalagem de presente? Qual tratativa para logística reversa?
Tecnologia
Muitos empreendedores imaginam que a plataforma deve ser o primeiro item avaliado para iniciar uma operação.
Grande engano! TI deve estar alinhada com as necessidades de negócios.
Em primeiro lugar, deve-se pensar na estratégia e como a operação acontecerá, aí sim, desdobramento tecnológico é fundamental.
Que funcionalidades meu e-commerce precisa? O que é indispensável? O que seria um diferencial para vender meus produtos e garantir a experiência que desejo proporcionar aos meus clientes? Que sistemas são importantes para a atender minhas necessidades e administrar o negócio?
Há vários sistemas, integrações e tecnologias que devem ser investigadas: meios de pagamento, anti-fraude, sistema de busca especializada, recomendação e personalização, plataformas de disparo de e-mail marketing, atendimento ao cliente, entre outras.
Marketing
Com Comercial, Logística e Tecnologia no prumo, faz todo o sentido pensar no planejamento de marketing e comunicação. Tenho uma estrutura bem planejada, sei o que quero e posso vender (comercial), como entregar (logística) e tenho os meios tecnológicos para isso (TI).
Agora como anunciar? Como atrair público para a minha loja? Como meu público alvo será impactado pela comunicação? Devo ter bases parceiras? Como extrair o máximo do Google Adwords?
Pessoas
Por último, e não menos importante, o fator crítico de sucesso para qualquer negócios são as pessoas. A definição assertiva da equipe é vital para o negócio prosperar, no fim do dia, são elas que irão executar o planejamento e atingir as metas.
Outros pontos importantes de caráter administrativo que devem ser olhados em um planejamento de e-commerce são questões como: planejamento fiscal, jurídico, contábil, financeiro.
Quantifique tudo isso, coloque no papel, avalie os cenários e boas vendas. Veja também outros artigos sobre planejamento de e-commerce em nossa seção de artigos E-commerce Para Iniciantes.
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Por Dante Lima