Quais são os principais riscos de um projeto de e-commerce

Os riscos de um projeto de e-commerce são muitos e para que a sua loja virtual seja inaugurada conforme o prazo estipulado é fundamental planejar o gerenciamento dos riscos deste projeto.

Analisando os projetos de lojas virtuais de maneira macro é possível apresentar o gerenciamento dos riscos mais recorrentes e que podem impactar diretamente no Go Live da sua loja.

Para ajudar aos novos empreendedores a analisarem os principais riscos de um projeto de e-commerce segue abaixo uma lista dos mais recorrentes:

Integração de ERP com a plataforma de e-commerce

Nesta etapa é fundamental acompanhar um cronograma de tarefas com data final de todas as integrações do ERP com a plataforma de e-commerce.

A falha na integração destes dois sistemas impacta diretamente no cadastro de produtos, emissão de notas fiscais, pedidos, fluxo de pagamento e estoque.

Acredite, a falha em uma das integrações pode resultar em um grande pesadelo e descontrole total!

Recursos operacionais

Muitas empresas iniciantes imaginam que o planejamento, execução e gestão de uma loja online são tarefas fáceis e rápidas.

Quem imagina o projeto de e-commerce desta forma está muito enganado e corre o grande risco de enfiar os pés pelas mãos.

Em projetos em que apenas uma pessoa está responsável pelas gestão, estratégia e operação consegue finalizá-lo, porém o fator tempo e qualidade serão diretamente afetados.

Dificilmente uma pessoa única pessoa na equipe, possui perfil para estes três fatores. O cenário ideal é identificar os recursos necessários e qualificados para cada etapa do projeto.

Processo operacional

Antes do Go Live da loja virtual é muito importante desenvolver o processo contendo todos os fluxos da sua operação, à partir da compra até a entrega do produto.

Após finalizá-lo providencie testes de compras, seguindo todo o fluxo mapeado com o objetivo de identificar possíveis falhas e melhorias.

Meios de pagamento e anti fraude

Todos os fornecedores de sistemas de meios de pagamento e sistemas anti fraude do e-commerce, deverão ser selecionados e acionados no início do projeto, pois no tempo planejado para a execução do projeto deverão ser finalizadas as etapas de homologação de todos os processos.

Sabemos que os meios de pagamento são um dos maiores riscos de um projeto de e-commerce em função de sua vulnerabilidade, mesmo com toda a tecnologia com que contamos hoje em dia.

Por isso, não sacrifique a segurança em função do cronograma. Tempo vale dinheiro, e claro, mas segurança vale ainda mais.

Logística do e-commerce

Para o processo de aquisição do fornecedor logístico ideal é fundamental que a análise e contratação sejam efetuadas no início do projeto.

Durante a execução do projeto será necessário traçar toda a estratégia de negócio e testes necessários.

É válido lembrar que além de identificar os riscos de um projeto de e-commerce é fundamental fazer também as análises qualitativas e quantitativas dos riscos, gerenciando-os! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Melina Santini