SEO Para E-commerce – Como Fazer

SEO Para E-commerce

SEO para e-commerce – Por que é tão importante?

A aplicação das técnicas de SEO para e-commerce, é fundamental para que a sua loja virtual consiga exibir seus produtos em posições de destaque nas páginas de respostas do Google.

É sabido que o no âmbito do marketing digital, entre todas as suas dimensões, o tráfego quer tem como origem as páginas de respostas dos grandes motores de busca, como o Google e Bing, é o que apresenta a maior taxa de conversão.

Por isso, o SEO para lojas virtuais é tão importante no contexto de uma estratégia de marketing digital para e-commerce.

Quando você aplica as técnicas de SEO na estrutura da sua loja virtual, na descrição dos produtos, e na relação com outras dimensões do marketing online, a sua chance de conquistar boas posições no Google é infinitamente maior.

O que é SEO?

Antes de entrarmos em detalhes a respeito da aplicação das técnicas de SEO em lojas virtuais, vamos deixar claro o que vem a ser SEO.

A sigla SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou seja, otimização de sites para mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

O objetivo do trabalho de SEO é colocar as páginas de um site, blog ou loja virtual, em posições de destaque nas páginas de respostas dos principais buscadores, como o Google, por exemplo.

Para saber mais detalhes sobre esta dimensão do marketing digital, tão importante para o sucesso de um e-commerce, sugiro que você leia um artigo publicado anteriormente aqui em nosso blog, sob o título O Que é SEO.

Quais as vantagens do SEO para lojas virtuais?

Eu certamente poderia listar um sem número de vantagens da aplicação de técnicas e estratégias de SEO no comércio eletrônico, mas prefiro me concentrar naquelas que acredito serem as mais importantes, como por exemplo:

Além destas vantagens existem diversas outras, que poderíamos elencar aqui, como por exemplo a credibilidade do site, uma vez que as pessoas acreditam que os sites colocados nas primeiras posições do Google são referências de mercado.

A divulgação de lojas virtuais através da aplicação de técnicas de SEO para e-commerce, é sem sombra de dúvida uma das melhores opções estratégicas em se tratando de marketing digital.

Melhores práticas de SEO para lojas virtuais

O SEO para e-commerce não é muito diferente do processo de otimização para outros tipos de sites, mas é claro que existem algumas técnicas específicas a serem aplicadas.

Vejamos então algumas destas etapas de SEO para e-commerce que você deverá prestar atenção.

1 – Criação do projeto de SEO para o seu e-commerce

Em qualquer projeto, seja ele o de SEO para e-commerce ou para um site de conteúdo, por exemplo, o primeiro passo é a criação de um projeto de SEO, para orientar as ações de otimização.

Em um projeto de SEO para e-commerce, primeiramente você deve hierarquizar os departamentos e seções da sua loja virtual, para que do ponto de vista de campo semântico, as páginas que serão linkadas a estas seções e departamentos, tenham uma relação direta.

2 – Escolha das palavras-chave principais e de Long Tail

A primeira providência é selecionar quais serão as palavras-chave que você pretende destacar em termos de otimização. A seleção de palavras-chave deve obedecer ao funil de conversão que você estruturou em seu plano de marketing digital.

Definidas as principais palavras-chave, a segunda etapa é definir as palavras-chave de Long Tail, ou seja, aquelas mais específicas para cada produto da sua loja virtual.

Meu conselho é que você comece a trabalhar pelas palavras de Long Tail, as mais específicas, por serem mais fáceis de rankear, e possuem um potencial de conversão muito alto.

3 – Otimização dos fatores On Page

Selecionadas as palavras-chave, é hora de começarmos o processo de SEO On Page, ou seja, a otimização de elementos internos de cada uma das páginas de categorias e produtos da sua loja virtual.

No que diz respeito a otimização On Page em lojas virtuais, existem alguns pontos básicos que você deve prestar bastante atenção:

Estes parâmetros de SEO na descrição de produtos em lojas virtuais, se forem aplicados com a técnica adequada, darão certamente um grande impulso para colocar as suas páginas de detalhes de produtos em posições de destaque no Google.

Feito isso, vamos então a última etapa para a otimização de lojas virtuais para ferramentas de busca, que é o que chamamos de SEO Off Page.

4 – Otimização de fatores Off Page

Para completar a otimização da sua página de detalhe de produtos, vamos agora para a etapa de otimização dos fatores de SEO Off Page, através de técnicas de Link Building.

Nesta etapa do SEO para e-commerce, seu objetivo será conseguir links de relevância para as páginas da sua loja virtual, para gerar o que chamamos de popularidade para a página.

Repare que estamos falando aqui de qualidade de links e não de quantidade. O Google leva em consideração a qualidade das páginas que apontam para o seu site, e não a quantidade.

Para avaliar a qualidade destas páginas, um bom parâmetro é a Autoridade de Domínio das páginas onde estes links forem criados. Quanto maior melhor.

Talvez a sua dúvida agora seja onde conseguir, ou como conseguir estes links. Isso também não é problema. Algumas sugestões são:

É certo que conseguir bons links, tão importantes no trabalho de SEO para e-commerce, não é tarefa fácil, mas você poderá consegui-los através de parcerias e uma boa atividade nas mídias sociais.

5 – Ajustes finais

Por fim, depois de realizadas estas três etapas de SEO para e-commerce, você deverá verificar seu posicionamento nas páginas de respostas do Google, conhecidas tecnicamente como SERP, e fazer alguns ajustes se for o caso.

É o que chamamos de SEO On SERP, ou seja, otimização da apresentação das suas páginas nas listagens de resultados do Google.

Nesta etapa, vamos buscar não só estar listado na primeira página do Google, como também em uma apresentação destacada, nas categorias especiais de Snippets de produtos do Google.

Para conseguir estas posições, aplicamos técnicas avançadas de SEO, principalmente no que diz respeito a imagens, onde trabalhamos os meta dados da própria imagem.

Como você pode ver, o SEO para e-commerce é uma ferramenta fundamental para colocar os produtos de sua loja virtual em destaque nas páginas de respostas do Google.

No SEO MasterClass, temos um módulo totalmente dedicado ao SEO para e-commerce, pois sabemos que esta é uma das dimensões do marketing digital mais econômica e de melhores resultados em termos de vendas.

Dá trabalho? Sim, mas o único lugar onde o sucesso vem, antes do trabalho é no dicionário.

Por Alberto Valle no blog do SEO MasterClass

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