Seu chefe não sabe o que é SEO. E agora!

Por que SEO? Era para ser uma resposta fácil, com mil e um argumentos para convencer o chefe e até dizer “preciso mesmo responder?”

Mas você também sabe que não é tão fácil assim, para quem é leigo, compreender todos os elementos que envolvem o processo de Search Engine Optimization.

Se você também tem dificuldades de convencer sua empresa a fazer investimento em SEO, leia o texto a seguir.

SEO tem algumas vantagens tão potentes como as mais tradicionais mídias. Você sabe disso, mas talvez seu chefe não.

Então antes de falar mal do gestor porque ele não entende a importância de fazer SEO, devemos saber suas razões, até para entendermos como contra-argumentar.

Se toda estratégia começa com pesquisa de mercado, então com você não será diferente. Descubra o que ele pensa sobre internet, redes sociais, Google e ferramentas acessórias. E segure seu queixo para não o deixar deslocado – seja discreto se perceber que ele realmente não sabe.

Mas se você se surpreender em alguns pontos, é importante expressar que isso é bom e que pode trabalhar mais a fundo sobre aquelas vantagens se ele permitir.

Para os gestores que não sabem sequer o que significa SEO, valem algumas dicas:

Faça uma apresentação para ele. Mas, por favor, nada de ” social media revolution” ou vídeo do Rafinha para começar. Além de ser muito tempo para explicar algo introdutório, seu chefe já vê esses argumentos na Veja e afins.

O que encanta os olhos de um gestor é retorno sobre investimento. Um belo gráfico de possíveis retornos em recall de marca, economia de custo e até faturamento factível despertam logo de cara quem mexe com o mundo business.

Você não sabe o que é isso? Bem, é bom descobrir antes de tentar convencer um administrador.

Monte um diagnóstico da situação atual e compare com um concorrente que esteja em bom estado. Prepare-se, pois você irá tocar na ferida.

Se a situação de sua empresa estiver realmente ruim no que tange internet – e muito provavelmente estará, já que seu gestor nunca trabalhou Search Engine Optimization – deve mostrá-la friamente, mas com profissionalismo. Ou seja, leve a preocupação já com propostas de solução.

A comparação fará o alerta soar, e sua proposta de solução dará um rumo. OBS: cuidado com a forma como irá se expressar, pois saiba que o conteúdo que irá falar já é duro demais, então suas palavras não necessitam sê-lo também.

Portanto pegue leve ao falar para não acabar causando problemas ao invés de alertas.

Faça um planejamento de trabalho com cronograma. Isso lhe servirá para evitar qualquer reclamação do tipo “vai atrapalhar seu trabalho”, “nós temos outras prioridades”, “não temos tempo” ou até “ok, mas não deixe de fazer as outras atividades”.

Quando você faz um planejamento com cronograma, você é forçado a dizer prazo e como trabalhará para cumpri-lo. Seu planejamento falará francamente que precisará se concentrar neste trabalho, então caberá ao gestor decidir a viabilidade.

O fato é que um planejamento de trabalho diminui as incertezas de seu gestor.

Se você possui conhecimento para desenvolver todas essas dicas acima, agora é arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Você deve ser o primeiro a acreditar que é possível atingir bons resultados, mas se lembre de que não deve se cegar e achar que todos vão se empolgar igualmente.

Você terá grandes barreiras a superar dentro da própria empresa. É uma mudança, sobretudo, cultural. A dica final, então, é estudar, inspirar-se, concentra-se e argumentar com a gestão para conseguir depois trabalhar com sucesso.

É suado, mas esse trabalho é o que lhe torna pioneiro. E se realmente conseguir os resultados que pensou, tonar-se-á referência. Vale a pena arriscar. Bom trabalho e mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de E-commerce.

Seu chefe não sabe o que é SEO. E agora!
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