Tendências do e-commerce em 2018

Final de ano chegando e as tendências do e-commerce em 2018 já nos são bem claras, uma vez que todos os fatores que influenciarão o comércio eletrônico no próximo ano já estão na mesa.

Apesar dos pesares, o ano que se encerra não foi dos piores para o comércio eletrônico brasileiro.

Os números do e-commerce no primeiro semestre mostram um ótimo desempenho para o setor, principalmente no ambiente de crise em que vivemos.

A expectativa é de fechemos o ano com um crescimento de 15%, o que colocará o setor em uma posição privilegiada no panorama econômico brasileiro.

Com os números deste ano praticamente fechado, é hora de começarmos a pensar no ano que vem e traçarmos as tendências do e-commerce em 2018, para podermos começar a nos planejar.

Para ajudar nossos leitores a vender mais este desafio, a equipe do Guia de E-commerce pesquisou as principais fontes do mercado e consultou alguns especialistas para definir as principais trends do próximo ano. Focamos nossa pesquisa em três pontos:

  • Tecnologias que deverão dominar o e-commerce em 2018
  • Tráfego orientado a dispositivos móveis
  • Chatboots e inteligência artificial
  • Maior integração de plataformas
  • Marketing digital aplicado ao e-commerce no próximo ano
  • Funis de conversão com menos etapas
  • Marketing de busca no e-commerce em 2018
  • O papel das mídias sociais
  • Disseminação do conteúdo em vídeo

Vejamos então o que podemos esperar do setor de e-commerce em 2018 no Brasil e no mundo.

Confira as principais tendências do e-commerce em 2018

Abaixo listamos os itens que acreditamos que serão destaque no comércio eletrônico no próximo ano, no que diz respeito às tecnologias, ferramentas, marketing digital e comportamento dos consumidores.

1 – Tráfego orientado para dispositivos mobile

O número de dispositivos móveis vem crescendo no mundo inteiro e por isso, podemos esperar que em 2018 o volume de vendas através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis continue a crescer.

Ema pesquisa realizada pela consultoria Statista mostra que em nível mundial, cerca de 39% das vendas já são feitas através de dispositivos móveis e, até 2020, o tráfego móvel aumentará se multiplicar por oito.

Por isso, acreditamos que uma das principais tendências do comércio eletrônico em 2018 será um trabalho de vendas cada vez maior para este tipo de acesso, o que obrigará as lojas que ainda não contam com um ambiente responsivo, a correrem atrás do prejuízo.

2 – Chatboots e inteligência artificial

Outro destaque entre as tendências do e-commerce em 2018 será o crescimento do uso de chatbots no comércio eletrônico. Os chatbots já simplificam nossas vidas possibilitando rapidamente encomendar ingressos, comida e outras coisas.

A empresa pode obter rapidamente todas as informações necessárias do cliente sem intervenções humana. O processo de comunicação é bastante simplificado. Existem basicamente tipos de chatbots. Simples e avançados com base na inteligência artificial.

Eles entendem a fala ao vivo e estão constantemente aprendendo. Por exemplo, o eBay tem chatbot no Facebook Messenger no processo de comunicação, faz perguntas sobre suas preferências e oferece o produto certo.

3 – Plataformas mais integradas

Os recursos disponíveis para a gestão e monitoramento de lojas virtuais estão cada vez mais integrados ao processo de compra, e por isso, outra das grandes tendências do e-commerce em 2018 será uma integração cada vez maior destes sistemas.

Para Josiane Osório, coordenadora da equipe do Curso de E-commerce, as plataformas de e-commerce deverão buscar um número cada vez maior de integrações, principalmente com as ferramentas de marketing digital.

“Em um cenário em que as mídias pagas exigem cada vez mais integração com as plataformas de e-commerce, para o acompanhamento da conversão, será necessário que os fornecedores destes sistemas corram no sentido de melhorar estas integrações” afirmou Josiane.

4 – Marketing digital no e-commerce em 2018

Para falar sobre as tendências do e-commerce em 2018 na área do marketing digital, conversamos com Alberto Valle, diretor técnico da Academia do Marketing, um dos nossos colaboradores constantes aqui no Guia de E-commerce.

Para ele, é possível que em termos de novas ferramentas não tenhamos muitas novidades. A grande mudança será na forma de aplicação dos conceitos e processos do marketing digital no comércio eletrônico.

Segundo Alberto, o problema atualmente não é a falta de ferramentas de divulgação de lojas virtuais, mais sim sua adequação ao momento de transformação que o comportamento do consumidor está impondo ao mercado.

Tendências do comércio eletrônico em 2018

5 – Funis de conversão com menos etapas

Para Alberto, o grande destaque ficará por funis de conversão com cada vez menos passos e uma consequente redução de custos com campanhas que sejam bem estruturadas.

“As ferramentas de Remarketing evoluíram muito no último ano. Os Facebook Ads oferecem cada vez mais opções de segmentação e em um ambiente em que os funis de conversão precisam ser cada vez mais rápidos, em função da concorrência, isso é essencial” afirma o consultor.

“Se por um lado isso exige campanhas cada vez mais sofisticadas, por outro reduz drasticamente o investimento em mídia paga.” complementa ele.

6 – Marketing de busca ainda no comando

O marketing de busca deverá continuar como uma das vedetes do marketing digital para e-commerce, visto que um número cada vez maior de usuários realizas pesquisas online, para depois decidir sobre o que e onde comprar.

Por isso, SEO e Links Patrocinados devem permanecer no topo da pirâmide das ferramentas de marketing digital em 2018, principalmente em setores onde a solução de um problema passe por uma busca no Google ou outros buscadores.

7 – Mídias sociais cada vez mais personalizadas

As opções de segmentação, sejam elas no Facebook Ads, Twitter Ads ou LinkedIn Ads, permitem campanhas cada vez mais personalizadas, o que deve se manifestar de maneira inequívoca em 2018.

“O uso de ferramentas de análise da audiência e a compreensão do que realmente procura o público-alvo da marca será essencial em 2018, da mesma forma como garantiu o sucesso das campanhas de marketing nas mídias sociais em 2017” afirma Alberto.

Com o custo crescente das mídias pagas, fazer o que os profissionais de marketing chamam de “barata voa publicitário” será um suicídio em termos de orçamento.

“Em nossos cursos, temos focado muito na segmentação da audiência, principalmente porque temos como meta em nossos treinamentos o ROI – Return of Investment, que só é possível nos dias de hoje, trabalhando com públicos muito bem definidos.” concluiu Alberto.

8 – Conteúdo em vídeo cada vez mais valorizado

Todos nós sabemos que o conteúdo em vídeo no e-commerce é um canal de interação muito mais atraente para os clientes, e o uso cada vez mais intensivo deste recurso nos parece ser uma das grandes tendências do e-commerce em 2018.

O uso desse recurso, é uma das boas ferramentas para aumentar a conversão em uma loja virtual. As experiências mostram que o uso de vídeos na página de detalhes de produto pode causar um aumento de 64 a 85% na taxa de conversão de um e-commerce.

Até 2020, todas as lojas online usarão conteúdo de vídeo para descrever o produto. Isso requer recursos adicionais e agora não todas as empresas podem pagar.

  Leia também o artigo Tendências do E-commerce Brasileiro

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Tendências do e-commerce em 2018
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2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Marcos

    Realmente essa parece ser uma tendência sim para 2018. Muita gente estava esperando a economia dar alguns sinais de retomada do crescimento para desengavetar alguns projetos. Como parece que estes sinais estão por aí, é bem provável que ano em 2018 tenhamos uma nova onda de crescimento no e-commerce brasileiro.

  2. Para mim uma das principais tendências do e-commerce em 2018 será a inclusão cada vez maior de pequenos e médios empresários no processo.

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