Teste A/B no e-commerce – Para que serve e como fazer

A realização do Teste A/B no E-commerce é indiscutivelmente a melhor técnica de refinamento diversas funções de uma loja virtual que vão desde o marketing digital até a otimização de processos de conversão.

Por vezes, os administradores de e-commerce perdem oportunidades incríveis de aumentar a taxa de conversão de suas lojas virtuais por acreditarem que nada mais precisa ser mudado em sua plataforma, já que ela, pelo menos na teoria, estaria perfeita.

A realidade é que sempre há espaço para melhorar a taxa de conversão, e podemos decidir isso fazendo o Teste A/B.

O objetivo de fazermos o Teste A/B no e-commerce é descobrir quais alternativas de mudanças na página ou na estrutura do site, podem gerar um número maior de conversões. Através da realização do Teste A/B podemos definir qual versão da página agrada mais os usuários refinando assim a experiência de cada um em nosso site e consequentemente seu desempenho.

O que é e como fazer o Teste A/B no E-commerce

Qual o objetivo de fazermos o Teste A/B no e-commerce?

O Teste A/B o uma técnicas de comparação de resultados de duas ou mais versões de uma página ou elemento específico da página para determinarmos qual delas apresenta maior taxa de conversão para uma meta estabelecida para o teste ou etapa do teste.

Também usado para melhorar a usabilidade de um site, o Teste AB muitas vezes revela caminhos até então ignorados ou de resultado desconhecido. Se o procedimento for feito junto com uma ferramenta de Heatmap, os resultados se tornam impressionantemente precisos e detalhados.

Através desse teste conseguimos determinar as preferências do usuário e até mesmo padrões de comportamento, criando assim um ambiente mais agradável de compra na loja. É uma forma de criarmos um ambiente digital de relacionamento sensitivo com o usuário, identificando suas predileções e orientando nossas estratégias no sentido de satisfazer suas exigências de usabilidade.

As diversas aplicações do Teste A/B

O teste A/B é usado não apenas no comércio eletrônico, mas também em diversas outras situações, principalmente no marketing digital, sendo as mais conhecidas:

  • Processos de otimização de Landing Pages
  • Teste de versões diferentes de newsletters
  • Anúncios no Google AdWords
  • Facebook Ads
  • Teste de engajamento em mídias sociais

No caso do e-commerce o Teste A/B costuma focar áreas como a página de detalhe de produtos, carrinho de compras e questões relativas à usabilidade do site.

Como estruturar um teste teste A/B para comércio eletrônico

Teste A/B no e-commerce - Para que serve e como fazer
Teste A/B no e-commerce aumenta a taxa de conversão

No mercado muitas plataformas de e-commerce possuem uma função que possibilita a realização do teste A/B em lojas virtuais através de configurações próprias, o que facilita bastante a coisa, inclusive, fornecendo resultados mais confiáveis. Mas se este não for o seu caso, nem tudo está perdido.

O Google oferece gratuitamente uma ferramenta que podemos usar no Teste A/B para e-commerce, chamada Google Analytics Content Experiments, a substituta do Google Optimizer que foi desativada. Através dela, podemos realizar testes com diversas versões de uma página e termos os resultados na própria interface do Google Analytics.

Com o Google Analytics Content Experiments você pode:

  • Comparar o desempenho de duas ou mais páginas apresentadas aleatoriamente aos visitantes do seu site;
  • Definir qual o percentual da amostra em relação ao universo de visitas do site;
  • Determinar um objetivo específico para a meta de conversão;
  • Ser notificado por e-mail sobre o andamento do teste.

O teste A/B no e-commerce mostra novos caminhos

Um erro muito comum que costumo chamar atenção em nosso curso sobre criação de lojas virtuais é achar que para conseguir melhorar a taxa de conversão de uma determinada página seria necessária uma mudança drástica na disposição ou dimensão dos elementos.

Muitas vezes, mudanças tão sutis como, por exemplo, a mudança de cor de um elemento, provoca um incremento significativo na taxa de conversão. É tudo uma questão de testar estes elementos e verificar quais deles apresenta o melhor retorno.

Mudanças simples como a alteração da cor do botão Comprar da página de detalhes de uma loja virtual podem fazer uma diferença significativa no desempenho de um e-commerce. Mas qual cor seria a melhor?

É ai que entra o teste A/B na loja virtual. Através dele podemos mensurar o resultado de desempenho de duas ou mais cores em termos de conversibilidade.

A realização do teste A/B no e-commerce pode ajudar em muito no desempenho da sua loja virtual através de pequenas alterações que em uma primeira abordagem não parecem significativas, mas que aos olhos dos usuários, produzem uma experiência bem mais agradável de navegação.

Por isso, agora que você já conhece o caminho, não deixe de promover experiência em sua loja usando a metodologia do Teste A/B para comércio eletrônico. Mantenha-se atualizado sobre este e outros artigos relativos a melhoria da taxa de conversão assinando a nossa Newsletter.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce

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