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Vantagens do e-commerce de nicho

Vantagens do e-commerce de nicho

Muitos artigos falam sobre as vantagens do e-commerce de nicho, ou seja, se especializar em um determinado segmento de mercado na hora de montar uma loja virtual.

O problema é que a maioria destes artigos fala sobre vantagens, vantagens e vantagens, sem analisar exatamente que vantagens são estas.

Neste artigo vamos ressaltar e explicar quais são as verdadeiras vantagens do e-commerce de nicho e por que no planejamento da sua loja virtual, você deve optar por este modelo.

Trabalhar com um e-commerce de nicho é sem dúvida a melhor opção para o pequeno empreendedor que pretende competir no mercado brasileiro, que está se tornando cada vez mais concorrido com o crescimento de 15% ao ano do comércio eletrônico.

No Brasil, é possível encontrar diversos nichos de mercado completamente diferentes para vender produtos na Internet e as vantagens do e-commerce de nicho são muito boas para as pequenas e médias lojas virtuais. Vamos então enumerar e comentar as principais:

  • Criar um diferencial em relação às outras lojas virtuais
  • Conseguir uma melhor percepção do público
  • Melhor posicionamento da marca
  • Economia na contratação da plataforma de e-commerce
  • Menores custos com marketing digital
  • Maior facilidade na fidelização de clientes

Vamos então a esta análise.

Criar um diferencial em relação às outras lojas virtuais

A primeira grande vantagem de focar a sua loja virtual em produtos para um determinado nicho de mercado é a diferenciação dos grandes players do mercado.

Enquanto as maiores lojas virtuais do país vendem produtos de diversas categorias, o pequeno empreendedor pode se diferenciar focando em uma categoria só e em um nicho, o que permite à empresa se especializar nele e se tornar referência no mercado.

Conseguir uma melhor percepção do público

Outra grande vantagem de um e-commerce de nicho é conseguir ter uma visão muito mais clara da Persona da loja virtual.

Uma operação de e-commerce grande, tem dificuldade de conhecer todos os seus públicos e identificar todos os diferentes perfis de cada um deles, pois são muitos.

Já uma loja virtual de nicho consegue fazer isso com muito mais facilidade, pois está focada em apenas um público específico, conhecendo todos os detalhes das preferências e do comportamento de compra dessas pessoas.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Como definir a buyer persona do seu e-commerce

Melhor posicionamento da marca

Atuando em apenas um nicho e conhecendo muito melhor o público do seu e-commerce, fica muito mais fácil posicionar a sua marca no mercado.

Assim, as ações de marketing digital e comunicação em geral, serão facilitadas, e melhor ainda, barateadas, havendo ainda mais vantagens na escolha por um nicho de mercado.

Economia na contratação da plataforma de e-commerce

Ao focar em um nicho do e-commerce, as necessidades da loja virtual se tornarão muito mais claras e precisas, o que vai facilitar a escolha da plataforma ideal.

Em vez de gastar uma fortuna, com uma plataforma de e-commerce robusta com inúmeras funcionalidades, muitas das quais você talvez nem precise utilizar, você pode economizar e escolher uma opção mais barata e que tenha apenas o que é importante para o nicho de mercado para o qual você vai vender.

Uma coisa é escolher uma plataforma de e-commerce para atingir um público estimado de 200 mil pessoas, outra, completamente diferente é encontrar um sistema que terá que atender uma demanda de 2 milhões de pessoas.

Menores custos com marketing digital

Outra das grandes vantagens do e-commerce de nicho diz respeito ao marketing digital. Trabalhando focado em um determinado público, suas ações terão uma precisão muito maior em termos de direcionamento do público que a loja virtual pretende alcançar.

Trabalhando dessa forma, o empreendedor do e-commerce de nicho consegue economizar bastante com divulgação, em função da maior segmentação de suas ações.

A estratégia de marketing digital pode focar precisamente no público desejado, reduzindo os custos que teria caso tivesse que alcançar diversos perfis diferentes na Internet e, para isso, anunciar em muitos canais diferentes.

Maior facilidade na fidelização de clientes

Um e-commerce de nicho tem uma concorrência muito menor do que uma grande loja virtual, portanto fica mais fácil para a pequena loja virtual focada em um único público fidelizar os seus clientes.

A identificação das pessoas com a loja e com os produtos vendidos é muito maior, facilitando a criação de um relacionamento próximo e duradouro, o que reduz sensivelmente o custo de aquisição de clientes.

Como você pode ver claramente, as vantagens do e-commerce de nicho são muitas e por isso, essa é uma das melhores indicações para quem deseja montar uma loja virtual. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referentes ao universo do e-commerce, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no portal Meu Próprio Negócio

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que as vantagens do e-commerce de nicho começam pela economia que se faz em termos de marketing.

  2. Acredito que as vantagens do e-commerce de nicho começam pela economia que se faz em termos de marketing

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