Dicas para produção de vídeos de produtos para e-commerce
Dicas para produção de vídeos de produtos para e-commerce

Dicas de vídeos de produtos no e-commerce

O uso de vídeos de produtos no e-commerce vem se tornando uma prática cada vez mais comum e diversos estudos tem apontado este recursos como um ferramenta valiosa para o processo de divulgação e conversão de uma loja virtual.

Uma pesquisa realizada pela E-tailing Group constatou que mais da metade dos compradores de uma loja virtual – 51%, afirmaram se sentirem mais confiantes em realizar compras na Internet após visualizar vídeos relacionados em sites de varejo ou de fabricantes.

A pesquisa mostrou também que 52% se tornam mais seguros após assistirem vídeos sobre o produto antes da aquisição, e, portanto, são menos propensos a retornarem o à loja. Dessa forma, os custos com logística reversa e devoluções por arrependimento sofrem uma boa redução.

Outros benefícios do uso de vídeos no e-commerce

Da mesma forma que as fotos tem uma importância vital no e-commerce, por oferecerem uma explicação melhor sobre o produto, também no caso dos vídeos, esse efeito é verificado.

A taxa de conversão é tremendamente impactada pelo uso de vídeos na página de detalhes de produtos de uma loja virtual. Algumas pesquisas apontam que produtos com vídeos apresentam uma taxa de conversão de 30% a 40% maior do que aqueles que não apresentam este recurso em sua página de detalhes.

Outros benefícios do uso de vídeos de produtos em lojas virtuais também foram identificados, como por exemplo, o aumento do interesse pelo site e da lealdade com a empresa.

Outro dado interessante revelado pelo estudo foi que a maioria dos usuários do YouTube – 66%, e do Facebook – 57%, visualizaram ao menos um vídeo sobre bens de consumo dentro destas plataformas.

Como produzir vídeos para o seu e-commerce

Dicas para produção de vídeos de produtos para e-commerce
Dicas para produção de vídeos de produtos para e-commerce

Já se vai o tempo em que a produção de um vídeo era coisa cara e tecnicamente complicada, o que tornava a produção praticamente inviável para o e-commerce.

Atualmente, com as câmeras digitais de altíssima resolução e cada vez mais simples de serem operadas, a produção de vídeos tornou-se algo fácil e barato.

Veja abaixo algumas dicas para a produção de vídeos de qualidade e alto impacto para serem inseridos na página e detalhes de produtos da sua loja virtual e também em outras oportunidades de comunicação, como o blog da loja e até mesmo redes sociais. Esse é um recurso que você simplesmente não pode se dar ao luxo de deixar de lado para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Um pouco de inspiração

Antes de começar as suas produções, dê uma olhada nos sites lá de fora para ter uma ideia do que as grandes lojas andam fazendo. Como elas tem mais experiência nisso, você poderá ter uma ideia sobre roteiros, ângulos e iluminação.

Não exagere no tempo

O tempo dos vídeos é um fator fundamental para apresentação dos produtos, não pense em nada muito longo. Um vídeo com aproximadamente 60 segundos é o ideal. Nada de vídeos longos, pois eles cansam o visitante da loja

Elabore um roteiro simples

Os roteiros são importantes na apresentação dos produtos, evite roteiros complicados. Essa é a típica situação em que menos é mais.

Trabalhe com pessoas que sabem produzir para a web

A produção de vídeos para Internet é bem diferente da televisão. Linguagem de TV é totalmente diferente da WEB, não estamos falando de “fita Beta”, estamos falando de como fazer pós-produção e exportar para a web, e isso inclui saber como exportar tanto em HTML5 e Flash.

Pegue leve nos efeitos

Lembre-se que você está produzindo um vídeo de demonstração para uma loja virtual e não um filme para competir com o Spielberg. Não exagere nos efeitos, filtros e transições.

Use legendas em seus filmes

O uso de legendas tem um efeito surpreendente sobre taxas de cliques e conversões. Comparações entre vídeos com e sem legendas mostram que a presença de texto melhora as conversões em aproximadamente 8%. Portanto, legende seus vídeos para obter um melhor resultado.

Não relaxe na descrição escrita do produto

O vídeo não substitui a descrição do produto em um texto. Embora muitas pessoas prefiram assistir a um vídeo, há um outro grupo de compradores que preferem ler sobre um produto primeiramente ou estão em um local que não é propício para aumentar o volume.

Uma das dicas de vídeos de produtos no e-commerce que não poderia ficar de fora desta lista é a que diz respeito ao SEO em vídeos no YouTube. Também no caso dos vídeos é necessário fazer um bom trabalho de SEO para conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do Google e também nas pesquisas internas do YouTube.

Não mencione o preço

Não mencione o preço no vídeo. O vídeo não é o lugar ideal para informar o preço em uma loja virtual. Deixe essa parte da informação para o texto.

Faça testes em sua loja

Crie alguns tipos de vídeos e restrinja inicialmente a um seleto grupo de produtos. Monitore o seu desempenho, considerando taxas de conversão e comportamentos de compra. Com esses dados em mãos, escolha o melhor tipo de vídeo e aplique no restante dos produtos do seu site.

Lembre-se do Conceito de Pareto

Também conhecido como Princípio 80-20, ela é aplicável à maioria dos negócios. Isso significa que sua receita é gerada por um grupo bem definido de produtos vendidos. O seu esforço em vídeos online deve ser concentrado principalmente nas páginas desses produtos.

O uso de vídeos no e-commerce é uma tática bastante interessante para aumentar a conversão da loja virtual. Portanto, o que acha de pensar seriamente na inclusão deles na próxima revisão do seu e-commerce. Siga essas dicas de vídeos de produtos no e-commerce e certamente os resultados irão aparecer. Mantenha-se informado sobre este e outros assuntos relativos ao e-commerce assinando nosso Boletim Informativo.

GD Star Rating
loading...
Dicas de vídeos de produtos no e-commerce, 10.0 out of 10 based on 1 rating

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA